Jump to content
eliasgirardi

notícia O que é o rosto "assustador" captado no espaço pelo telescópio Hubble

Rate this topic

Recommended Posts

A imagem mostra uma colisão entre duas galáxias, mas muito mais violenta que o normal

ximage001-10.jpg.pagespeed.ic.zkz7QalAXM.jpg

Visto na imagem captada pelo telescópio Hubble, o Arp-Madore 2026-424 tem aparência assustadora Foto: NASA/AGENCIA ESPACIAL EUROPEIA

Parece o rosto de um fantasma ou alienígena, observando nosso planeta com seus olhos enormes e brilhantes.

A imagem acima foi capturada em junho pelo telescópio Hubble, que pertence às agências espaciais americana (Nasa) e europeia (ESA), mas só foi divulgada nesta semana, como parte das comemorações do Halloween.

"Quando os astrônomos olham as profundezas do espaço, não esperam encontrar algo olhando de volta para eles", diz o comunicado da Nasa sobre a descoberta.

Mas o fenômeno fotografado não tem nada de sobrenatural.

A imagem mostra uma colisão entre duas galáxias, mas muito mais violenta que o normal.

"Uma colisão frontal titânica", afirmam a Nasa e a ESA.

Interações comuns entre galáxias

O fenômeno que o Hubble capturou está listado no Catálogo de galáxias e associações peculiares do sul , elaborado pelos astrônomos Halton Arp e Barry Madore entre 1966 e 1987, a 704 milhões de anos-luz da Terra.

É daí que vem o nome — nada assustador — do que vemos na foto: sistema Arp-Madore 2026-424 (AM-2026-424).

O catálogo em que está inserido foi criado para inventariar milhares de interações incomuns entre galáxias.

E, como seu nome indica, o AM 2026-424 apresenta certas peculiaridades.

Forma de Anel

Os "olhos" do "rosto fantasmagórico" são o núcleo de cada galáxia.

Anéis de estrelas azuis jovens e discos de gás e poeira das galáxias dão forma ao rosto, nariz e boca do "espectro".

As agências espaciais enfatizam que, embora as colisões de galáxias sejam comuns na formação do universo, os choques frontais não são.

Essas colisões violentas dão origem à forma anelar do sistema.

"As galáxias em forma de anel são raras; apenas algumas centenas residem em nossa vizinhança cósmica. As galáxias precisam colidir na direção certa para criar o anel", afirmam a Nasa e a ESA.

Outra característica "frequente" da colisão entre galáxias é que uma grande se choca com uma menor e a devora, acrescentam as agências.

Mas, neste caso, o tamanho semelhante dos "olhos" do sistema AM 2026-424 sugere que as duas galáxias são aproximadamente do mesmo tamanho.

Os astrônomos estimam que esse fenômeno manterá sua aparência "assustadora" por "apenas" aproximadamente 100 milhões de anos:

"As duas galáxias vão se fundir completamente em aproximadamente 1 a 2 bilhões de anos".

Fonte: https://epoca.globo.com/sociedade/o-que-o-rosto-assustador-captado-no-espaco-pelo-telescopio-hubble-24055409

• Like 3

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Similar Content

• By Alexandre Grecco
      Olá pessoal, participo de um outro forum, e criei um tópico sobre consumo de computador e outros eletrodomésticos. O objetivo é saber o que consome cada produto e o que se pode economizar no nosso dia a dia, a intenção é que vou medindo tudo que passa pelas minhas mão e vou fazendo aqui uma tabela de consumo para todos ter uma ideia o que cada equipamento gasta no fim do mês, afinal a conta de luz não anda nada barato, então vou começar aqui copiando e colando aqui o que já tenho, e vou atualizando a tabela.

=====================================================================================

Pode parecer bobeira, mas se formos colocar tudo num papel e lápis teremos a real certeza onde mais gastamos em energia, o meu resultado aqui não me deixou muito satisfeito, pode parecer poucos para alguns ou muitos aqui, mas as contas na real assusta um pouco.

Comprei um equipamento onde me faz leituras de consumo de energia semana passada e me chegou a dois dias atrás e resolvi hoje testar e testei hoje no meu computador, não é um super computador, mas também não é um computador fraquinho, apesar de antigo atende em tudo que preciso e sua velocidade perto de muitos PC da atualidade não faz vergonha, trata-se de uma mobo Intel DP35DP e um CPU Q6600 com 8G de memória e uma pequena VGA de 512Mb da Nvidia, tenho essa VGA pois a mobo é Off e não sou muito chegado em games, pra isso tenho aqui um PS4.

Lembrando que o consumo pode variar de PC para PC, tudo vai depender da configuração do equipamento e seu uso!

O PC ficou oscilando entre 130/140 Wts de consumo, mas me espantei quando abrir o navegador chegou a dar pico de 193,2Wts se não me engano, bom, em 1 hora meu PC consumiu 123Wh colocando isso num papel me saiu:

123Wts a hora, em 12 horas de uso ele gasta 1476 kWh no mês gasta 45756 kWh somando isso pelo valor da concessionária no fim do mês ele consumiu R$ 31,99 é pouco? Tem mais!

Fiz a leitura do PC em stand bye, ou seja desligado mas sem desligar o filtro, ele consumiu em 1 hora 3 Wts em 12 horas 36 Wts no mês 1116 kWh num total de R$ 0,78

Também não podemos esquecer do modem, aqui tenho um da Vivo fraquinho 12v 0,5A muita gente deixa ele ligado 24 horas por dia, aqui mesmo fica 24 horas ligado, em uma hora ele consome 3Wts num dia ele gasta 72Wts no mês se vai 2232 kWh que nas contas me custa R$ 1,56

Agora colocando tudo no papel com o PC todo e tb tenho um monitor Samsung 17P que tb está nas contas tenho gasto mensal de R$ 34,33 no mês no ano isso me custa R$ 411,96

Agora imagina isso numa empresa de uns 10 computadores e 9 horas de trabalho lembrando que muita empresa na hora de almoço deixa seu PC ligado, sai no ano R$ 4.119,06 esse valor mensal numa empresa sai R$ 343,30 isso porque se não me engano o valor da tarifa empresarial é maior que residencial, e a minha aqui é residencial.

Depois disso fiz outra conta, o que eu posso economizar só no PC, seria desligar o PC completamente e também o modem/rotador só com isso economizo R$ 1,56 e desligando o filtro ganho mais R$ 0,78 e no ano tenho uma economia de R$ 28,08! Já numa empresa a economia seria no ano de R$ 280,80 que sai mensal R$ 23,40 a menos na conta!

Depois desse teste hoje com o PC vou atualizando aqui tudo que vou medindo, assim saberemos onde gastamos e onde podemos economizar!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------
      Computador em casa Voltagem 110V
      Valor de consumo no mês R$ 34,33 no ano = R$ 411,96
      Valor de economia no mês R$ 2,34 no ano = R$ 28,08 -

Economia de 6,80%
      ---------------------------------------------------------------------------------------------------------
      Atualização em 31/10/19

Geladeira em casa Voltagem 110V
      Geladeira Brastemp Ative Frost Free 429L Modelo BRM50NBANA
      Valor de consumo no mês em modo médio R$ 61,38
      Valor de consumo no mês em modo mínimo R$ 33,29

Economia de 54,25%
      Ventilador em casa Voltagem 110V
      Ventilador Arno Silence Force
      Valor de consumo no mês em modo turbo R$ 20,46
      Valor de consumo no mês em modo normal R$
      Valor de consumo no mês em modo dormir R$
      Fritadeira Walita em casa Voltagem 110V
      Fritadeira Walita
      Valor consumo no mês R$ 3,68
      Atualização em 04/11/19

Máquina de lavar e secar Samsung Eco Bubble 11K Digital Inverter
      Máquina Lavar Samsung voltagem 110V
      Valor de consumo no mês R$ 9,90
      Letreiro Digital Semi SL1021V 105V/235V - Voltagem 110V
      Letreiro Digital
      Valor consumo no mês R$ 10,66
      Atualização em 06/11/19

Chuveiro Lorenzetti Duo Shower 7500W Voltagem 220V
      Chuveiro
      Valor consumo no mês R$ 49,28
      Atualização em 11/11/19

Micro-ondas Brastemp BMS25ABHNA 18L - Voltagem 110V
      Micro-ondas 18L
      Valor consumo no mês R$ 2,10 - 5 minutos diários
      Valor consumo no mês R$ 6,30 - 15 minutos diários
      Valor consumo no mês R$ 25,22 - 1 hora de uso diário
      --------------------------------------------------------------------------------------------------------
      Atualização em 13/11/19

Micro-ondas Brastemp BMS46BBHNA 30L - Voltagem 110V
      Micro-ondas 30L
      Valor consumo no mês R$ 2,05 - 5 minutos diários
      Valor consumo no mês R$ 6,15 - 15 minutos diários
      Valor consumo no mês R$ 24,60 - 1 hora de uso diário
      --------------------------------------------------------------------------------------------------------
      Notebook Asus VivoBook X510U i5-7200U
      Notebook
      Valor consumo no mês R$ 6,93

.....................
    • By Marcão de Souza
      Posto mais um site de diagramas de reparo de TVs, é provável que muitos dos modelos existam no Brasil, vale a pena conferir, é um farto material. Link:
    • By Luiz Fernando Giacomelli
      Boa tarde meus amigos!
       Estou com o notebook:  Macbook Pro - modelo: A1278 na bancada como seguite problema:
      - Nao liga pelo botao do power.

Quando desconectado a bateria, e conecto o carregador, ligar sem acionar nada, entra normal no sistema (pedindo para acertar o horario) 
      Quando entro na opcao "desligar", desliga normalmente ... porem se eu forcar o deligamento, segurando o botao power, nao acontece nada...
      Tem tem algum macete, reset ou dica para saber se é defeito no botao power ?

• By Marcão de Souza
      Mais um site repleto de manuais e diagramas de serviço para televisores Smart das mais variadas marcas. Link:

• By Marcão de Souza
      Posto mais um site, com farto material para download de manuais de serviço e diagramas dos mais variados modelos de telefones celulares. Link:

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Create New...