Jump to content
notuks

dúvida Vale a pena ser Autorizada de Smartfone?

Rate this topic

Recommended Posts

Muita gente diz que ser assistência autorizada não vale a pena. Muito trabalho, burocracia e dor de cabeça por remuneração baixa. Mas e para smartphones? Todos os donos de autorizada que conheci são bem resolvidos financeiramente e dificilmente possuem apenas uma autorizada. Alguém tem ou já teve uma experiência como autorizada de Smartphone? Quanto pagam por aparelho em média? E o volume? Tem acesso às peças com facilidade e rapidez? Consegue pegar muito serviço fora da garantia (ex.: cliente na garantia mas com tela trincada)? Muita dor de cabeça com PROCON ou Juizado Especial? Qual o caminho para se credenciar?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Para ser autorizado de uma marca, tem de ter exclusividade ou por outro nome seria fidelidade.

Alem claro, de comprovação técnica para trabalhar com manutenção, e montar a loja de forma aceitável e dentro dos padrões exigidos.

A loja vai ter de ter o CPNJ, alem de talão de nota fiscal de vendas e serviços, podendo ser de forma eletronica.

Todos os custos operacionais não serão absorvidos pelo fabricante, sendo que a demanda de serviços para cobertura das despesas, vai depender somente de sua loja.

Por isto, que voce deve ter ouvido falar que não compensa, não poderá trabalhar com as diversas marcas do mercado.

Os nomes de grandes fabricantes vai ser mais difícil de conseguir, a não ser que esteja em alguma cidade, que  não tenha uma assistencia autorizada, e vai tambem depender da assistencia localizada mais perto, em outra cidade. 

Ao atender um cliente em garantia, vai seguir uma tabela de preços do fabricante, que vai repassar o valor após o reparo.

Porem se atender um cliente fora de garantia, poderá aplicar o valor de mercado para a solução do defeito.

Esta é apenas uma análise superficial, aguarde o comentário dos demais colegas.

 

  • Like 3

Share this post


Link to post
Share on other sites

Já fiz essa pesquisa e não compensa, valor muito baixo por aparelho, fora isso vc precisa ter uma assistência nos padrões exigidos pelo fabricante!

 

Você pode atender outras marcas? Sim pode!

 

Qual o valor para montar uma assistência pelo padrão do fabricante? Muito alto!

 

O fabricante manda peças para reposição? Sim!

 

Qual o valor por aparelho que entra na assistência em garantia? Varia entre R$ 20 e R$ 35

 

O bom por outro lado é que sua loja fica conhecida, e sempre vai ter trabalho, mas por outro lado se vier ter problemas com PROCON saiba que sua loja é total responsável em responder o pepino e não o fabricante.

 

Para mim, não compensa, se algum dia um fabricante meu procurar, vai ter que ser no meu padrão ou nada feito!

  • Like 3
  • Nice 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Além dos pontos já comentados pelos colegas acima, reforço a questão dos prazos. Com a Samsung mesmo são bem curtos e a cobrança é muito grande (especialmente se tratando de celulares). Dependendo da demanda que você acabar tendo, poderá passar maus bocados com o pessoal da matriz em SP cobrando por resultados. Fiquei pouco mais de um ano no setor de celulares e digo que foi uma experiência bem desagradável, especialmente por conta de clientes que gostam de aplicar golpes.

 

Resumindo: Só entre nessa se realmente conseguir aguentar a pressão e tiver um corpo técnico competente ... do contrário você perde o juízo aos poucos :-[

 

Só lembrando que tive experiência apenas com a Samsung, não sei como é a dinâmica com outras fabricantes. Ouvi falar de uma franquia chamada Conserta Smart, depois dê uma pesquisada se ainda tiver curiosidade (parece ser mais light e dão o suporte inicial também).

  • Like 1
  • Nice 2

Share this post


Link to post
Share on other sites
20 horas atrás, Italo Bandeira disse:

Além dos pontos já comentados pelos colegas acima, reforço a questão dos prazos. Com a Samsung mesmo são bem curtos e a cobrança é muito grande (especialmente se tratando de celulares). Dependendo da demanda que você acabar tendo, poderá passar maus bocados com o pessoal da matriz em SP cobrando por resultados. Fiquei pouco mais de um ano no setor de celulares e digo que foi uma experiência bem desagradável, especialmente por conta de clientes que gostam de aplicar golpes.

 

Resumindo: Só entre nessa se realmente conseguir aguentar a pressão e tiver um corpo técnico competente ... do contrário você perde o juízo aos poucos :-[

 

Só lembrando que tive experiência apenas com a Samsung, não sei como é a dinâmica com outras fabricantes. Ouvi falar de uma franquia chamada Conserta Smart, depois dê uma pesquisada se ainda tiver curiosidade (parece ser mais light e dão o suporte inicial também).

Realmente todos falam que Samsung é MUITO exigente em todos os aspectos. No caso você conseguiu trabalhar como autorizada da Samsung nesse período que ficou no setor de celulares? Você antedia em que região? Recebia aparelhos pelos correios? Qual era a demanda de aparelhos aproximados por mês e o tamanho da equipe pra dar conta da demanda? 

Share this post


Link to post
Share on other sites
2 horas atrás, notuks disse:

Realmente todos falam que Samsung é MUITO exigente em todos os aspectos. No caso você conseguiu trabalhar como autorizada da Samsung nesse período que ficou no setor de celulares? Você antedia em que região? Recebia aparelhos pelos correios? Qual era a demanda de aparelhos aproximados por mês e o tamanho da equipe pra dar conta da demanda? 

 

Na verdade eu era funcionário mesmo, foi meu primeiro emprego :D

 

O posto onde trabalhei fica em Aracaju - SE ...  atendíamos clientes da capital e de cidades do interior (tanto em garantia como em orçamento), ocasionalmente vinha um aparelho ou outro pelos correios. Em termos de demanda ficava na média de uns 300 aparelhos em garantia por mês (fora os orçamentos, que variava bastante).

 

A equipe era formada por: 3 técnicos (eu incluso - era o supervisor), uma pessoa que cuidava das movimentações dentro do sistema e uma para fazer o controle de qualidade. Olhando a demanda pode ser você considere pouco, mas é aí onde entram uma série de detalhes:

 

Citar

1) O tempo de reparo para cada aparelho variava (um S8, por exemplo, leva mais tempo para ficar pronto do que um J5 Prime por causa dos testes extras que temos que fazer ainda na bancada - ex: Teste de Resistência a Água [IP68]);

 

2) Nosso estoque de peças era muito pequeno, sendo assim, se fazia necessário fazer diversos pedidos para a fábrica (chegavam em no máximo 2 dias, na parte da tarde - e aqui temos um problema maior)

 

3) Para a Samsung, você tem 3 dias para deixar o produto pronto (leia-se: 1º dia é o dia em que o aparelho entra e no 3º ele tem que estar saindo da loja, sem falta). Levando em conta que nem sempre haviam peças, elas chegavam justamente no dia que os produtos precisavam estar saindo prontos ... junte os produtos pendentes de reparo com os produtos do dia (boa parte dos clientes só chegavam depois das 14h) e você tem o palco armado.

 

Nesse meio tempo rolava muita dor de cabeça com peças que chegavam aí a gente descobria que tinha mais alguma coisa com defeito, ou alguma falha técnica durante a troca das peças (ex: quebrar um tela nova sem querer).

 

4) Em caso de atraso no reparo, os aparelhos nessa situação entram num tal de LTP ... em resumo: quanto mais o tempo passa, maior fica esse indicador (e isso é muito ruim). Aí começavam as ligações do call-center cobrando um posicionamento e o clima ficava tenso no laboratório.

 

5) Quando chegava nesse ponto, zerar o LTP se tornava a prioridade máxima e isso acabava por ocasionar uma série de outros problemas (com frequência a gente saía da loja 22h~23h fora a pressão psicológica da gerência em cima do corpo técnico)

 

Lembrando que parte dos problemas citados tinham relação com decisões ruins por parte da gerência (que pouco fazia para tentar conseguir uma solução duradoura). O corpo técnico também estava longe do que a Samsung espera (como nossa demanda era baixa se comparada com outros estados, deveríamos estar com índices melhores ... dizem eles que existem postos autorizados menores e que produzem o triplo do que fazíamos e ainda conseguiam manter os índices positivos).

 

O que deixava o serviço lento ao meu ver é toda a burocracia e excesso de procedimentos para fazer o reparo de cada produto.

Edited by Italo Bandeira

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Similar Content

    • By ᄎᄒAdriano
      Boa noite galera! Tô com uma placa que só liga sem o processador sendo que o processador funciona em outras.Será que alguém pode me dar uma ideia? Obs;Acontece mesmo tirando o p4(vcore) e não tem pino torto.
    • By pedroca2
      Fuçando nas configurações da minha TV, eu acabei dando reset do NVM, e como alguns aqui do forum já relataram, ela parou de funcionar corretamente.
      Fiz upgrade da PKG, instalei novos arquivos NVM e agora ela funciona bem, porém não consigo ligar o PS4 nela!
      Descobri, depois de muito tentar entender, que o HDCP Keys estão como Invalid, e que isso que impede que a tv se comunique direito pelo HDMI com o PS4... Alguém saberia me ajudar? Como faço pra recuperar esse HDCP? Talvez usando algum arquivo NVM da pasta Repair de alguma tv dessas que ainda esteja funcionando...?
      Dêem like no meu tópico por favor! Quero tentar baixar um NVM daqui do forum para ver se volta!!
       
      Criei esse post porque o que estavmos comentando foi deletado, assim abrangerá mais pessoas.
    • By Pedro Serigatto
      Pessoal boa noite,
       
      Fuçando nas configurações da minha TV, eu acabei dando reset do NVM, e como alguns aqui do forum já relataram, ela parou de funcionar corretamente.
      Fiz upgrade da PKG, instalei novos arquivos NVM e agora ela funciona bem, porém não consigo ligar o PS4 nela!
      Descobri, depois de muito tentar entender, que o HDCP Keys estão como Invalid, e que isso que impede que a tv se comunique direito pelo HDMI com o PS4... Alguém saberia me ajudar? Como faço pra recuperar esse HDCP? Talvez usando algum arquivo NVM da pasta Repair de alguma tv dessas que ainda esteja funcionando...?
      Dêem like no meu tópico por favor! Quero tentar baixar um NVM daqui do forum para ver se volta!!
    • By Joq's
      Olá pessoal, denovo estou aqui aqui para esclarecer algumas dúvidas.
       
      Seguinte, eu tenho uma GTX 1660 TI da Nvidia que não possui entradas VGA, apenas DVI (sem aqueles quatro pinos) e HDMI, acabei que estou com monitor VGA, então para resolver este problema conectei o monitor na placa mãe, onde possui as entradas VGA.
       
      Mas, acaba tendo um "no signal" do monitor.
       
      gostaria que me indicassem adaptadores que funcionam ou uma solução para esse conflito.
      outra dúvida que eu gostaria de tirar, e que a última vez que mexi no PC estava na resolução 800x600, teria algum problema de compatibilidade com o próximo monitor?
      apenas isto, obrigado
       
      Boa noite.
    • By isaac.lipe
      Boa tarde!
      Chegou esse not pra mim ligando mas sem imagem, suspeitei de memoria troquei fiz limpeza ,ficou mesmo jeito fiz regravação da bios continuou na mesma,fiz as medições na bios tem 1,8v
      memoria 1,34v no conector do lcd tem os 19v, única coisa que desconfiei foi processador depois percebi que estava aquecendo muito,retirei a chapa condensadora não consegue ficar com dedo em cima do mesmo, amigos alguma dica que pode estar  causando isso já não sei mais o que fazer. grato desde já...
       


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...