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dúvida Vale a pena ser Autorizada de Smartfone?

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Muita gente diz que ser assistência autorizada não vale a pena. Muito trabalho, burocracia e dor de cabeça por remuneração baixa. Mas e para smartphones? Todos os donos de autorizada que conheci são bem resolvidos financeiramente e dificilmente possuem apenas uma autorizada. Alguém tem ou já teve uma experiência como autorizada de Smartphone? Quanto pagam por aparelho em média? E o volume? Tem acesso às peças com facilidade e rapidez? Consegue pegar muito serviço fora da garantia (ex.: cliente na garantia mas com tela trincada)? Muita dor de cabeça com PROCON ou Juizado Especial? Qual o caminho para se credenciar?

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Para ser autorizado de uma marca, tem de ter exclusividade ou por outro nome seria fidelidade.

Alem claro, de comprovação técnica para trabalhar com manutenção, e montar a loja de forma aceitável e dentro dos padrões exigidos.

A loja vai ter de ter o CPNJ, alem de talão de nota fiscal de vendas e serviços, podendo ser de forma eletronica.

Todos os custos operacionais não serão absorvidos pelo fabricante, sendo que a demanda de serviços para cobertura das despesas, vai depender somente de sua loja.

Por isto, que voce deve ter ouvido falar que não compensa, não poderá trabalhar com as diversas marcas do mercado.

Os nomes de grandes fabricantes vai ser mais difícil de conseguir, a não ser que esteja em alguma cidade, que  não tenha uma assistencia autorizada, e vai tambem depender da assistencia localizada mais perto, em outra cidade. 

Ao atender um cliente em garantia, vai seguir uma tabela de preços do fabricante, que vai repassar o valor após o reparo.

Porem se atender um cliente fora de garantia, poderá aplicar o valor de mercado para a solução do defeito.

Esta é apenas uma análise superficial, aguarde o comentário dos demais colegas.

 

  • Joinha 3
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Já fiz essa pesquisa e não compensa, valor muito baixo por aparelho, fora isso vc precisa ter uma assistência nos padrões exigidos pelo fabricante!

 

Você pode atender outras marcas? Sim pode!

 

Qual o valor para montar uma assistência pelo padrão do fabricante? Muito alto!

 

O fabricante manda peças para reposição? Sim!

 

Qual o valor por aparelho que entra na assistência em garantia? Varia entre R$ 20 e R$ 35

 

O bom por outro lado é que sua loja fica conhecida, e sempre vai ter trabalho, mas por outro lado se vier ter problemas com PROCON saiba que sua loja é total responsável em responder o pepino e não o fabricante.

 

Para mim, não compensa, se algum dia um fabricante meu procurar, vai ter que ser no meu padrão ou nada feito!

  • Joinha 3
  • Legal 1
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Além dos pontos já comentados pelos colegas acima, reforço a questão dos prazos. Com a Samsung mesmo são bem curtos e a cobrança é muito grande (especialmente se tratando de celulares). Dependendo da demanda que você acabar tendo, poderá passar maus bocados com o pessoal da matriz em SP cobrando por resultados. Fiquei pouco mais de um ano no setor de celulares e digo que foi uma experiência bem desagradável, especialmente por conta de clientes que gostam de aplicar golpes.

 

Resumindo: Só entre nessa se realmente conseguir aguentar a pressão e tiver um corpo técnico competente ... do contrário você perde o juízo aos poucos :-[

 

Só lembrando que tive experiência apenas com a Samsung, não sei como é a dinâmica com outras fabricantes. Ouvi falar de uma franquia chamada Conserta Smart, depois dê uma pesquisada se ainda tiver curiosidade (parece ser mais light e dão o suporte inicial também).

  • Joinha 1
  • Legal 2
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20 horas atrás, Italo Bandeira disse:

Além dos pontos já comentados pelos colegas acima, reforço a questão dos prazos. Com a Samsung mesmo são bem curtos e a cobrança é muito grande (especialmente se tratando de celulares). Dependendo da demanda que você acabar tendo, poderá passar maus bocados com o pessoal da matriz em SP cobrando por resultados. Fiquei pouco mais de um ano no setor de celulares e digo que foi uma experiência bem desagradável, especialmente por conta de clientes que gostam de aplicar golpes.

 

Resumindo: Só entre nessa se realmente conseguir aguentar a pressão e tiver um corpo técnico competente ... do contrário você perde o juízo aos poucos :-[

 

Só lembrando que tive experiência apenas com a Samsung, não sei como é a dinâmica com outras fabricantes. Ouvi falar de uma franquia chamada Conserta Smart, depois dê uma pesquisada se ainda tiver curiosidade (parece ser mais light e dão o suporte inicial também).

Realmente todos falam que Samsung é MUITO exigente em todos os aspectos. No caso você conseguiu trabalhar como autorizada da Samsung nesse período que ficou no setor de celulares? Você antedia em que região? Recebia aparelhos pelos correios? Qual era a demanda de aparelhos aproximados por mês e o tamanho da equipe pra dar conta da demanda? 

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2 horas atrás, notuks disse:

Realmente todos falam que Samsung é MUITO exigente em todos os aspectos. No caso você conseguiu trabalhar como autorizada da Samsung nesse período que ficou no setor de celulares? Você antedia em que região? Recebia aparelhos pelos correios? Qual era a demanda de aparelhos aproximados por mês e o tamanho da equipe pra dar conta da demanda? 

 

Na verdade eu era funcionário mesmo, foi meu primeiro emprego :D

 

O posto onde trabalhei fica em Aracaju - SE ...  atendíamos clientes da capital e de cidades do interior (tanto em garantia como em orçamento), ocasionalmente vinha um aparelho ou outro pelos correios. Em termos de demanda ficava na média de uns 300 aparelhos em garantia por mês (fora os orçamentos, que variava bastante).

 

A equipe era formada por: 3 técnicos (eu incluso - era o supervisor), uma pessoa que cuidava das movimentações dentro do sistema e uma para fazer o controle de qualidade. Olhando a demanda pode ser você considere pouco, mas é aí onde entram uma série de detalhes:

 

Citar

1) O tempo de reparo para cada aparelho variava (um S8, por exemplo, leva mais tempo para ficar pronto do que um J5 Prime por causa dos testes extras que temos que fazer ainda na bancada - ex: Teste de Resistência a Água [IP68]);

 

2) Nosso estoque de peças era muito pequeno, sendo assim, se fazia necessário fazer diversos pedidos para a fábrica (chegavam em no máximo 2 dias, na parte da tarde - e aqui temos um problema maior)

 

3) Para a Samsung, você tem 3 dias para deixar o produto pronto (leia-se: 1º dia é o dia em que o aparelho entra e no 3º ele tem que estar saindo da loja, sem falta). Levando em conta que nem sempre haviam peças, elas chegavam justamente no dia que os produtos precisavam estar saindo prontos ... junte os produtos pendentes de reparo com os produtos do dia (boa parte dos clientes só chegavam depois das 14h) e você tem o palco armado.

 

Nesse meio tempo rolava muita dor de cabeça com peças que chegavam aí a gente descobria que tinha mais alguma coisa com defeito, ou alguma falha técnica durante a troca das peças (ex: quebrar um tela nova sem querer).

 

4) Em caso de atraso no reparo, os aparelhos nessa situação entram num tal de LTP ... em resumo: quanto mais o tempo passa, maior fica esse indicador (e isso é muito ruim). Aí começavam as ligações do call-center cobrando um posicionamento e o clima ficava tenso no laboratório.

 

5) Quando chegava nesse ponto, zerar o LTP se tornava a prioridade máxima e isso acabava por ocasionar uma série de outros problemas (com frequência a gente saía da loja 22h~23h fora a pressão psicológica da gerência em cima do corpo técnico)

 

Lembrando que parte dos problemas citados tinham relação com decisões ruins por parte da gerência (que pouco fazia para tentar conseguir uma solução duradoura). O corpo técnico também estava longe do que a Samsung espera (como nossa demanda era baixa se comparada com outros estados, deveríamos estar com índices melhores ... dizem eles que existem postos autorizados menores e que produzem o triplo do que fazíamos e ainda conseguiam manter os índices positivos).

 

O que deixava o serviço lento ao meu ver é toda a burocracia e excesso de procedimentos para fazer o reparo de cada produto.

Editado: por Italo Bandeira
  • Joinha 1
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