Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Dell Vostro 3550 DW50 Apenas uma usb funciona

Avalie este tópico:


RIF Rodrigo Isa Fernanda

Posts em destaque

Boa tarde colegas do fórum, esse note eu já havia aberto um tópico um tempo atras como não liga, foi trocado o I/O o 51125 e o ci da rede.
Mas depois montei o note e nem percebi que as usbs que ficam na placa não funcionam apenas a usb1 que se encontra na DC in board.
Aqui no u6303 eu tenho os 5v no pino 2 mas a tensão saí bem baixa nos pinos 6 e 7. Na porta que está funcionando eu encontrei a msm tensão nos pinos fora o out.
Já troquei o tps2062 por outro mas nem alimenta os dispositivos usb nessas duas portas.

Alguem tem alguma dica do que pode ser ?
image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Leonildo disse:

@RIF Rodrigo Isa Fernanda verifica o sinal que vem do i/o USB_PWR_EN# do pino 110. Você fez a troca desse i/o, pode ser que o pino que envia esse sinal possa ta com solda fria. pinos 3 e 4 do u6303 entra um sinal de habilitação!

nos pinos 3 e 4 eu tenho 3,3v. Eu até pensei q teria q ser sem tensão aqui por ter o # no final do sinal, mas na porta que funciona que também tem esse componente a tensão está presente.
Vou confirmar o i/o 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RIF Rodrigo Isa Fernanda Faça um teste simples. Com a placa ligada monitore a tensão no U6301 (da plaquinha DCIN) ao conectar e desconectar algum dispositivo USB. Como se comporta os pinos de enable?

Depois faça o mesmo com o U6303 e diga quais as diferenças no comportamento dos dois. Temos que certificar que esse sinal está funcionando corretamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Carlos Porto disse:

@RIF Rodrigo Isa Fernanda Faça um teste simples. Com a placa ligada monitore a tensão no U6301 (da plaquinha DCIN) ao conectar e desconectar algum dispositivo USB. Como se comporta os pinos de enable?

Depois faça o mesmo com o U6303 e diga quais as diferenças no comportamento dos dois. Temos que certificar que esse sinal está funcionando corretamente.

sem nenhum dispositivo usb no out do u6301 eu tenho uma tensão perto de 4v, e no out do u6303 essa tensão não chega nem a 1v .
Vou voltar nele amanhã e faço mais alguns testes 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para que o CI u6303 funcione, ou seja, passe a tensao de 5V do pino 2 para os pinos 6 e 7 é necessário que ele esteja habilitado. Nesse caso ele é habilitado com 0v segundo o esquema elétrico.

Portanto nos pinos 3 e 4 você precisa encontrar 0v, do contrario ele nao está habilitado. Os pinos 1, 5 e 8 também precisam ter 0v. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom seguinte, vamos lá, notei aqui algumas coisas que aparentemente não estão certas.

 

No ci u6301 que ele funciona a porta usb (Cheguei a bootar o pendrive com ela inclusive) a tensão de entrada alí está correta 5,1v e na saída (pinos 6 e 7) a tensão encontrada é de 3,8v 🤨 e ainda nele o pino 1 não tem tensão no pino 3 e 4 encontro a tensão de 3,07v a tensão no pino 5 e 8 a tensão é de 3,95v

 

No ci u6303 a tensão de entrada está presente 5,1v e a saída (pinos 6 e 7) tenho uma tensão baixa de 0,44v eu tenho praticamente as mesmas tensões nos demais pinos do outro ci porém um pouco mais baixas, pinos 3 e 4 2,98v e nos pinos 5 e 8 tenho 3,28v
 

20 horas atrás, FDONATO disse:

@RIF Rodrigo Isa Fernanda como nosso colega @R2-D2 disse essa CI é habilitado com 0v, o que você pode fazer para efeito de testes e aterrar esse sinal para ver se a tensão, à propósito pode indicar o link do esquema?

tem algum risco em fazer isso ?

 

Mas eu já estou achando estranho a usb1 estar funcionando mesmo com uma tensão abaixo dos 4v acredito que aqui agente já deve ter algum problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu fiz a pesquisa desses sinais aqui no esquema, e o USB_PWR_EN# vem do pino 110 do I/O e o USB_OC# vem do PCH.
Há chances de ser o PCH, eu estou achando que ele está esquentando demais, ainda não fiz nada nele, mas como havia dito eu troquei o I/O dessa maquina por um de sucata que tinha aqui então estou desconfiando dele tb

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RIF Rodrigo Isa Fernanda sendo as tensões as mesmas  (fora o OUT) nos dois CIs, acho difícil ser problema de habilitação, mais fácil ser alguma coisa na linha de alimentação. Teste esses capacitores na linha +5V_USB1 se estão bons, aproveite e faça um teste sem eles pra ver se a tensão sobe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, FDONATO disse:

@RIF Rodrigo Isa Fernanda como nosso colega @R2-D2 disse essa CI é habilitado com 0v, o que você pode fazer para efeito de testes e aterrar esse sinal para ver se a tensão, à propósito pode indicar o link do esquema?

Vamos lá, fiz assim, ao invés de aterrar esses pinos eu tinha o componente que havia tirado dele pra teste a princípio e eu ergui as pernas 3 4 5 e 8 e soldei ele no lugar do u6303 e a tensão apareceu na saída e chegou a alimentar a porta usb, vou montar o note agora para ver se a porta reconhece algum dispositivo.
mas acredito que não seja o ideal né, pois a porta vai ser sempre alimentada mesmo com o equipamento desligado.
Ainda estou aberto a sugestões rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...