Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer Aspire E1-571--6_BR642 Placa Q5WV1 LA-7912P REV:2.0 liga sem video e entra em loop Liga e desliga,

Avalie este tópico:


flaviomac

Posts em destaque

Boa tarde, estou com este notebook na bancada, Acer Aspire E1-571--6_BR642  Placa Q5WV1 LA-7912P REV:2.0 , que liga e nao da video, fica uns 5 segundos rodando o cooler e deliga, em loop. tem 19, 5 e 3 volts na placa

tem tensão de memoria, 3 volts nos pinos 1 e 8 da bios, 3 volts no I/O, próximo ao processador na PL9 tenho 1,53 na PL22 nao tem nada, no PC74 tenho 1,53 de um lado do outro nao tem nada e os capacitores preto ao lado dele, o PC256 e o PC257 nao tem nada, do outro lado da placa encontrei o PQ24 em curto do Gate para o Source.

Acredito que seja ele que não esta deixando passar corrente para os demais que eu citei,  gostaria da ajuda dos colegas, ainda mais por que nao possuo um FET compatível para substituir agora.

De um lado desse PQ24 tenho 19 volts e no outro 1,53 em todos os terminais, no Gate e no Source

 

 

Deste ja agradeço a todos.     

Editado: por flaviomac
Problema particular, obrigado a todos que tentaram ajudar
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, flaviomac disse:

Bom dia, PQ24 e um MDU1516

É um mosfet canal N. Pino 1 é Gate, 2-4 Source e 5-8 Dreno


Antes de retirar ele da placa, veja se tem curto entre os pinos que falei acima. Se tiver, retire ele e refaça o teste dos curtos nas trilhas onde ele estava soldado. E depois refaça o teste nele também

 

Sabe fazer o teste de armação dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/11/2019 às 20:02, marciobaldo disse:

É um mosfet canal N. Pino 1 é Gate, 2-4 Source e 5-8 Dreno


Antes de retirar ele da placa, veja se tem curto entre os pinos que falei acima. Se tiver, retire ele e refaça o teste dos curtos nas trilhas onde ele estava soldado. E depois refaça o teste nele também

 

Sabe fazer o teste de armação dele?

Bom dia, sim. vou fazer o teste e posto o resulltado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho válido verificar os mosfets. Porém se não existe curto no mesmo, e não tem tem tensão na pl22, o que deve ser verificado é porque a tensão não tá subindo, como fazer isso? verifique a alimentação e habilitação do pwm responsável. Tendo alimentação e habilitação do mesmo, tudo ok com o pwm, temos que verificar a linha da bobina em questão,verificar a resistência em relação ao terra, verifica se tá chegando tensão no Gate dos mosfets... o que tô querendo dizer é que não adianta sair retirando o mosfet da placa, antes de verificar o básico.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/11/2019 às 16:29, flaviomac disse:

PC74 tenho 1,53 de um lado do outro nao tem nada e os capacitores preto ao lado dele, o PC256 e o PC257 nao tem nada,

Pc74 é polarizado, portanto só existirá tensão no lado positivo, como você mencionou 1,53v está correto. pc256 e pc257 também são polarizados, porém não tem tensão do lado positivo, porque você não tem tensão na pl22 +VGFX_CORE, e como eu disse, tem que verificar porque essa tensão não sobe.

 

Verifica como se comporta as tensões de transferências no breve momento que ele fica ligada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/11/2019 às 10:25, FDONATO disse:

Pc74 é polarizado, portanto só existirá tensão no lado positivo, como você mencionou 1,53v está correto. pc256 e pc257 também são polarizados, porém não tem tensão do lado positivo, porque você não tem tensão na pl22 +VGFX_CORE, e como eu disse, tem que verificar porque essa tensão não sobe.

 

Verifica como se comporta as tensões de transferências no breve momento que ele fica ligada.

Bom dia, então realmente não tem tensão na pl22, como testar as tensões de transferências?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/11/2019 às 13:49, Airton junior AJ INFOR disse:

confira no esquema eletronico a pagina 44 no caso teremos algums mosfet´s como u21 u22 e u12 veja quanto tem no dreno e no source de cada

Bom dia,  não consegui o esquema, essas sao as tensões que tenho. no U21 tenho 18v no pino 4, e 3,37 volts nos demais pinos.

no U22 tenho 18 volts no pino 4 e 4.98 volts nos demais pinos.

no U12 nao tem nada no pino 4,  pinos 1,2 e 3 tem 0,32 volts. e nos pinos 5,6,7,8 tem 1,52volts                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            37

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/11/2019 às 08:51, FDONATO disse:

@flaviomac no pu13, passe todas as tensões do pino 25, e do 31 ao 40.

Verifique a resistência da pl22 em relação ao terra.

As fontes de transferências podem ser verificadas nos mosfets da página 44.

Bom dia, as resistências da pl22 para o terra e com a ponta preta na pl 430 invertendo as ponteiras da infinito. no PU13 pino 25 tenho 4,94 volts nos pinos 30 encontrei 4,52 volts e nos demais nao consegui encontrar nada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/11/2019 às 13:49, Airton junior AJ INFOR disse:

confira no esquema eletronico a pagina 44 no caso teremos algums mosfet´s como u21 u22 e u12 veja quanto tem no dreno e no source de cada

Bom dia, o problema e que só encontrei o schematic do ver: 0.2. e a minha placa e 2.0 tem diferença e pra mim que não tenho afinidade com leitura de esquema, fica um pouco complicado. se alguém tiver o esquema Placa Q5WV1 LA-7912P REV:2.0. e puder ajudar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 25/11/2019 às 11:10, flaviomac disse:

tem 1,52 na  PL9

@flaviomac se você tem 1,52v aí é sinal que está tudo ok com esse circuito, pq24 não precisa testar porque a tensão na bobina está ok. O que você precisa fazer é verificar todo o circuito do pu13, no próprio pwm você informou lá em cima que tá faltando tensão nos pinos 31 a 40, Quando na verdade deveria ter nos pinos 31, 35 e 36, pelo menos. Informe as tensões no pu13 nos pinos 3 ao 10.

Editado: por FDONATO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...