Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notícia Consumo de um computador e outros eletrodomésticos!!!!

Avalie este tópico:


Alexandre Grecco

Posts em destaque

Olá pessoal, participo de um outro forum, e criei um tópico sobre consumo de computador e outros eletrodomésticos. O objetivo é saber o que consome cada produto e o que se pode economizar no nosso dia a dia, a intenção é que vou medindo tudo que passa pelas minhas mão e vou fazendo aqui uma tabela de consumo para todos ter uma ideia o que cada equipamento gasta no fim do mês, afinal a conta de luz não anda nada barato, então vou começar aqui copiando e colando aqui o que já tenho, e vou atualizando a tabela.

 

=====================================================================================

 

Pode parecer bobeira, mas se formos colocar tudo num papel e lápis teremos a real certeza onde mais gastamos em energia, o meu resultado aqui não me deixou muito satisfeito, pode parecer poucos para alguns ou muitos aqui, mas as contas na real assusta um pouco.

Comprei um equipamento onde me faz leituras de consumo de energia semana passada e me chegou a dois dias atrás e resolvi hoje testar e testei hoje no meu computador, não é um super computador, mas também não é um computador fraquinho, apesar de antigo atende em tudo que preciso e sua velocidade perto de muitos PC da atualidade não faz vergonha, trata-se de uma mobo Intel DP35DP e um CPU Q6600 com 8G de memória e uma pequena VGA de 512Mb da Nvidia, tenho essa VGA pois a mobo é Off e não sou muito chegado em games, pra isso tenho aqui um PS4.

Lembrando que o consumo pode variar de PC para PC, tudo vai depender da configuração do equipamento e seu uso!

O PC ficou oscilando entre 130/140 Wts de consumo, mas me espantei quando abrir o navegador chegou a dar pico de 193,2Wts se não me engano, bom, em 1 hora meu PC consumiu 123Wh colocando isso num papel me saiu:

123Wts a hora, em 12 horas de uso ele gasta 1476 kWh no mês gasta 45756 kWh somando isso pelo valor da concessionária no fim do mês ele consumiu R$ 31,99 é pouco? Tem mais!

Fiz a leitura do PC em stand bye, ou seja desligado mas sem desligar o filtro, ele consumiu em 1 hora 3 Wts em 12 horas 36 Wts no mês 1116 kWh num total de R$ 0,78

Também não podemos esquecer do modem, aqui tenho um da Vivo fraquinho 12v 0,5A muita gente deixa ele ligado 24 horas por dia, aqui mesmo fica 24 horas ligado, em uma hora ele consome 3Wts num dia ele gasta 72Wts no mês se vai 2232 kWh que nas contas me custa R$ 1,56

Agora colocando tudo no papel com o PC todo e tb tenho um monitor Samsung 17P que tb está nas contas tenho gasto mensal de R$ 34,33 no mês no ano isso me custa R$ 411,96

Agora imagina isso numa empresa de uns 10 computadores e 9 horas de trabalho lembrando que muita empresa na hora de almoço deixa seu PC ligado, sai no ano R$ 4.119,06 esse valor mensal numa empresa sai R$ 343,30 isso porque se não me engano o valor da tarifa empresarial é maior que residencial, e a minha aqui é residencial.

Depois disso fiz outra conta, o que eu posso economizar só no PC, seria desligar o PC completamente e também o modem/rotador só com isso economizo R$ 1,56 e desligando o filtro ganho mais R$ 0,78 e no ano tenho uma economia de R$ 28,08! Já numa empresa a economia seria no ano de R$ 280,80 que sai mensal R$ 23,40 a menos na conta!

Depois desse teste hoje com o PC vou atualizando aqui tudo que vou medindo, assim saberemos onde gastamos e onde podemos economizar!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Computador em casa Voltagem 110V
Valor de consumo no mês R$ 34,33 no ano = R$ 411,96
Valor de economia no mês R$ 2,34 no ano = R$ 28,08 -

Economia de 6,80%
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atualização em 31/10/19

Geladeira em casa Voltagem 110V
Geladeira Brastemp Ative Frost Free 429L Modelo BRM50NBANA
Valor de consumo no mês em modo médio R$ 61,38
Valor de consumo no mês em modo mínimo R$ 33,29

Economia de 54,25%
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ventilador em casa Voltagem 110V
Ventilador Arno Silence Force
Valor de consumo no mês em modo turbo R$ 20,46
Valor de consumo no mês em modo normal R$
Valor de consumo no mês em modo dormir R$
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fritadeira Walita em casa Voltagem 110V
Fritadeira Walita
Valor consumo no mês R$ 3,68
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atualização em 04/11/19

Máquina de lavar e secar Samsung Eco Bubble 11K Digital Inverter
Máquina Lavar Samsung voltagem 110V
Valor de consumo no mês R$ 9,90
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Letreiro Digital Semi SL1021V 105V/235V - Voltagem 110V
Letreiro Digital
Valor consumo no mês R$ 10,66
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atualização em 06/11/19

Chuveiro Lorenzetti Duo Shower 7500W Voltagem 220V
Chuveiro
Valor consumo no mês R$ 49,28
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atualização em 11/11/19

Micro-ondas Brastemp BMS25ABHNA 18L - Voltagem 110V
Micro-ondas 18L
Valor consumo no mês R$ 2,10 - 5 minutos diários
Valor consumo no mês R$ 6,30 - 15 minutos diários
Valor consumo no mês R$ 25,22 - 1 hora de uso diário
--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atualização em 13/11/19

Micro-ondas Brastemp BMS46BBHNA 30L - Voltagem 110V
Micro-ondas 30L
Valor consumo no mês R$ 2,05 - 5 minutos diários
Valor consumo no mês R$ 6,15 - 15 minutos diários
Valor consumo no mês R$ 24,60 - 1 hora de uso diário
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Notebook Asus VivoBook X510U i5-7200U
Notebook
Valor consumo no mês R$ 6,93
--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atualização em 22/11/19

Lavadora de louça Brastemp Ative 8 Serviços - Voltagem 110V
Lavadora Brastemp
Valor consumo no mês R$ 15,62 - 1h 30m minutos diários
-----------------------------------------------------------------------------------

 



.....................

Editado: por Alexandre Grecco
  • Joinha 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colocarei neste post tudo que coloquei em outro forum, assim todos ficam sabendo o que acontece!

 

Atualizando aqui o tópico hoje fiz leituras de 3 eletrodomésticos;

Geladeira
Fritadeira Walita
Ventilador

A geladeira me espantou um pouco em consumir tanto levando em conta que ela é classe A, mas sei que em época de calor a geladeira trabalha mais, por isso meu ponto negativo em horário de verão onde sempre digo que no verão se gasta mais, bom mas isso é outro assunto a geladeira em modo médio o que geralmente ela está configurada "em partes, pois coloco em modo mínimo, minha esposa muda para médio", bom em modo médio ela consome no mês 87,792W depois que o equipamento registrou essa leitura mudei a geladeira em modo mínimo, mas esse modo mínimo já percebi que não altera tanto na refrigeração e sim no seu funcionamento, ela trabalha menos, e como aqui é só eu e minha esposa pouco nós abre e fecha ela, creio que por isso não vi a diferença diferente onde tem muita gente abrindo a geladeira toda hora, essa minha em modo "stand" consome 2W, e quando abre a porta e liga a lâmpada o consumo sobe para 43.2W, bom não temos como colocar ela em modo stand o tempo todo, mas como mudei para mínimo até minha esposa se espantou e decidiu não mudar mais de mínimo para médio, mas no mínimo ela consome no mês 47,616W, na leitura ela consumiu no médio 118W e no mínimo 64W uma economia de 54,25%

Depois da geladeira medi o ventilador, fiz leitura em modo turbo, depois faço as leituras em modo médio e silencioso, mas em modo turbo ele consumiu também 118W no mês consome 29,264W considerando 8 horas o que usamos geralmente aqui, mas para quem usa o mesmo ventilador 24 horas por dia pode ter um gasto no fim do mês de R$ 61,38 isso em modo máximo!

E por fim medi a Fritadeira elétrica Walita, onde no começo me espantei com o consumo dela mais de 1000 em 200*C, mas usei ela para fritar e aproveitei e medi e o consumo dela foi de 1054W, mas ao colocar os valores medidos na planilha vi que ela não gasta tanto, sendo que usamos ela muito pouco se for 5x no mês é muito, mas fiz o calculo de 5x aqui em casa.

Neste momento estou fazendo leitura da máquina de lavar, mas não é uma máquina de lavar qualquer, é uma Samsung lava e seca de 11K, amanhã posto o resultado

Ate mais .....

 

======================================================================

 

Atualizando aqui o tópico hoje fiz leituras de 2 eletrodomésticos;

Máquina de lavar e secar Samsung Eco Bubble 11K Digital Inverter
Letreiro Digital Semi SL1021V 105V/235V 30W

A máquina de lavar Samsung nem toda lavagem é usada no tempo que levou, mas considerando na maior ela é bem economia, como estamos em época de calor, não vi necessidade de usar água quente nela e nem tão menos usar o secador, mas essa medição posso fazer a qualquer momento em algum dia de frio se formos utilizar ela, confesso que quando fomos ver essa máquina na loja até me assustei um pouco afinal na etiqueta dela mostra mais de 1000W, vamos lá

Selecionamos ela numa de lavagem de 2h e 50m mostrado no visor, mas na verdade cronometrei e ela levou 3h precisamente 3h e 3m e gastou 295W multiplicando pelas lavagem que ela diz que lava umas 4x por semana e temos 4 semanas então ela gasta no mês 14160W

Tenho aqui um letreiro Digital Semi SL1021V bivolt 96x16 fica ligado diariamente por 12 horas, ele gasta 41W por hora no mês gasta 15252W

 

======================================================================

 

Atualizando aqui o tópico hoje fiz leitura de 1 eletrodoméstico;

O mais conhecido como o vilão da casa, mas não é o vilão aqui em casa eu disse AQUI NA MINHA CASA, sendo eu e minha esposa, agora para quem tem mais pessoas na casa aí o vilão é o chuveiro, o vilão aqui em casa é a Geladeira! Mas eu e minha esposa vamos reverter isso e iremos utilizar a Geladeira no mínimo, sendo que só ela gasta R$ 61,38 no médio e no mínimo ela gasta R$ 33,29

Fiz a medição hoje do chuveiro e ele gastou 2274W eu e minha esposa, lembrando que o tempo entre eu e ela é diferente assim como a temperatura do chuveiro, como o chuveiro é eletrônico nos conseguimos uma temperatura agradável diferentes dos chuveiros que tem Frio, Médio e Quente.

Fiz o calculo num banho normal, tanto eu quanto minha esposa, claro que nem todos os dias a demora é mais ou a demora é menos, e nem sempre a temperatura é sempre a mesma, em épocas de calorão mesmo, eu tomo banho no gelado e ela também ou colocamos o chuveiro no mínimo mesmo, mas como hoje não fez calor ficou numa temperatura agradável usamos o chuveiro hoje um pouco mais quente, já ontem e outros dias usamos a temperaturas mais baixa no chuveiro, mas fiquei surpreso, o chuveiro no fim do mês consome menos que a geladeira 70494W do chuveiro contra 87792 da Geladeira só lembrando que a Geladeira fica ligada 24 horas o chuveiro gastamos 32 minutos, quando comprei o chuveiro o vendedor disse que esse chuveiro é mais econômico que os tradicionais, duvidei, mas hoje vi que é verdade, bom com isso a conta fecha então temos;

34,33 PC completo
61,38 Geladeira
20,46 Ventilador
3,68 Fritadeira
9,90 Lavadora roupas
10,66 Letreiro
49,28 Chuveiro
-------
189,69 Total

Minha conta esse mês chegou num valor de R$ 181,51

Então porque nos meus cálculos a conta veio maior? Lembrando que o chuveiro nem sempre nós demoramos a mesma coisa, de tanto eu reclamar minha esposa geralmente demora cerca de 20 a 30 minutos no chuveiro, só não sei o que tanto se lava, mas tudo bem, então nesses dias ela fica entre 10 e 15 minutos, hoje exclusivamente disse para ela usar o chuveiro normal, e ela ficou 17 minutos e nem todo sábado eu tomo banho em casa, como faço plantão 24 horas e só volto no domingo então não gasto chuveiro aqui em casa e tomo banho onde estou no plantão e pelas contas economizo só no chuveiro R$ 11,09 e tb nos cálculos fiz as medições como sempre estando em casa, mas nem sempre estou em casa e minha esposa também trabalha, então esses 189,69 vai subir mais um pouco, pois agora falta pouca coisa a ser medido, mas até aqui a conta fechou, fiz os cálculos dos equipamentos mais utilizados no dia a dia, lembrando que essa fatura desse mês me veio 181,51, no mês passado me veio uma conta no valor de R$ 230,22

 

======================================================================

 

Ontem foi feita medição de um micro-ondas 18L Brastemp, mas tenho outro maior para fazer medição também!

Micro-ondas aqui em casa é utilizado só para aquecer pratos 5 minutos no máximo, vez ou outra minha esposa usa ele por 12 ou 15 minutos para cozinhar lasanha pronta.

Como é utilizado em sua maior parte para aquecer prato ele consome em 5 minutos 1152W e gastou 97w em 5 minutos isso em 31 dias ele consome 3007W, mas colocarei valores de 5 minutos, 15 minutos e uso de 1 hora.

Para quem gosta de cozinhar no micro-ondas sai caro, melhor usar mesmo o gás, eu mesmo aqui troco de gás 1 vez a cada 3 ou 4 meses, sai mais barato e é mais saudável!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando aqui o tópico hoje fiz leitura de 1 eletrodoméstico;

Micro-ondas Brastemp 30 Litros
Notebook Asus X510U

Fiz a medição no micro-ondas aqui em casa só que esse é de 30 Litros também para aquecer pratos 5 minutos no máximo e para minha surpresa gasta menos que o micro-ondas de 18 Litros, pouquíssima a diferença,m as gasta menos, um é 18L Brastemp Single, esse é Brastemp Ative 30 Litros

Como é utilizado em sua maior parte para aquecer prato ele consome em 5 minutos 1140W e gastou 95w em 5 minutos isso em 31 dias ele consome 2945W, mas colocarei valores de 5 minutos, 15 minutos e uso de 1 hora.

Para quem gosta de cozinhar no micro-ondas sai caro, melhor usar mesmo o gás, eu mesmo aqui troco de gás 1 vez a cada 3 ou 4 meses, sai mais barato e é mais saudável!

Fiquei aqui imaginando no Shopping Aricanduva tem creio que 2 refeitórios um deles onde almoço tem cerca de 10 micro-ondas funcionando o tempo todo, lembrando que o shopping fecha as 22:00 mas depois das 22:00 entra a manutenção e limpeza do shopping então funciona 24 horas, e lá não tem hora certa de almoço, vai quem quer a hora que quer, então digamos que cada um deles trabalha por 20 horas então teremos;

1 micro se baseando no meu de 30 litros = R$ 494,18 x 10 = R$ 4.941,80 isso em 1 refeitório no mês, se praticamente gasto de luz temos aqui quase 10K em dois refeitório, imagina no resto, Luz, escada rolante, elevador, ar condicionado etc... não é a toa que aluguel lá é caro pacas

============================================

Fiz também a medição do notebook da minha esposa um Asus VivoBook fraquinho, ele consome no mês 9920W, mas não se alegrem esse note é bem fraquinho, e nem todo note gasta a mesma coisa, depende da configuração, tenho outros notes aqui e vou medindo e colocando aqui na lista

Para ver os valores em R$ dessa leitura vide primeiro tópico em atualização em 13/11/19
 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando aqui o tópico ontem fiz leitura de 1 eletrodoméstico;

Lavadora de louça Brastemp Ative 8 Serviços


Fiz a medição na lavadora ela chegou a um pico de 1118W e gastou 721W em 1 Hora e 30 minutos em 31 dias ele consome 22351W.

 

 

Para ver os valores em R$ dessa leitura vide primeiro tópico em atualização em 22/11/19

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

tem um jeito muito mais facil de ver o consumo.....na Santa efigenia tem a venda o micro power monitor. Basta ligar ele na tomada e o equipamento que quer saber o consumo...e voila.....

Foi assim, que me convenci em cromprar uma nova geladeira, Hoje tenho uma de 600 litos, side by side, que gasta menos que uma electrolux d440

Ganheio 200 litros há mais e reduzi meu consumo em R$ 40,00 por mes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...