Jump to content
GNMilasi

notícia O USB4 está chegando! Veja o que muda com a nova geração de conectividade

Rate this topic

Recommended Posts

O USB4 está chegando! Veja o que muda com a nova geração de conectividade

 

A próxima versão do USB está chegando. O USB Implementers Forum (USB-IF), que autentica esse padrão de conectividade, publicou as especificações do USB4 e as velocidades são comparáveis ao Thunderbolt 3. Isso não é uma coincidência, pois a Intel ajudou a desenvolver a novidade cedendo o protocolo do Thunderbolt.

 

O USB4 deve operar a até 40 Gigabits por segundo (Gbps). Isso é o dobro do máximo atual do USB 3.2 Gen 2 × 2. Como em outras versões, USB4 é compatível a partir do USB 2.0 e também pode funcionar com entradas de Thunderbolt 3 em alguns dispositivos.

 

275921.jpg

 

Contudo, pode haver alguma confusão inicial com relação às diferentes velocidades que ele deve oferecer. Além de poder chegar ao máximo de 40 Gbps, há uma segunda opção a 20 Gbps, e uma terceira a 10 Gbps — essa última seria destinada à retrocompatibilidade. Não está claro como isso deve se chamar; contudo, nos bastidores vem sendo denominado Ger 3 x 2 para 40 Gbps e Ger 2 x 2 para 20 Gbps.

 

A expectativa é de que a nomenclatura seja mais clara e intuitiva no início de 2020. A promessa é de “indicar claramente os níveis de desempenho para o consumidor geral”, diz o USB-IF — lembrando que a entidade já tem o USB 3.2, que causa certa confusão com sua geração 1, 2 e 2 x 2.

 

 

Compatibilidade com USB 2.0 e Thunderbolt 3

 

O USB4 funciona a partir do USB 2.0. Isso significa que, se você tiver um disco rígido externo USB 2.0 para backup, ainda poderá conectá-lo a uma porta USB4, embora o limite de velocidade seja o do USB 2.0. Para isso, você vai precisar de um adaptador para ir de USB tipo A (padrão USB) para USB tipo C. Os cabos USB tipo C atuais não devem ser o suficiente para o USB4. Eles ainda suportam as velocidades mais antigas, por isso devem ser trocados, embora os conectores permaneçam iguais.

 

275919.jpg

 

Sobre o Thunderbolt 3, a Intel cedeu o protocolo do Thunderbolt, mas não os direitos de uso do nome. Por isso, qualquer fabricante que quiser anunciar portas USB4 compatíveis com Thunderbolt 3 vai precisar da certificação da dona da marca.

 

 

Compartilhamento dinâmico e alimentação de energia

 

Um dos recursos mais interessantes do USB4 é sua capacidade de otimizar, de forma inteligente, o compartilhamento da banda de dados. Por exemplo, se você utilizar um dispositivo de armazenamento externo e uma tela ao mesmo tempo, essa tecnologia mantém as taxas de quadros altas para o display enquanto fornece apenas o suficiente para transferir as informações.

 

Todos os dispositivos USB4 incluem a tecnologia USB Power Delivery (USB PD), que pode fornecer até 100 watts. A recarga é inteligente, pois a novidade pode detectar uma taxa média, que não seja nem tão rápida ou muito devagar, para que o aparelho receba o necessário para ficar com sua bateria completa.

 

 

Quando chega?

 

O USB4, com o mesmo conector Tipo C do USB 3, promete dar um passo adiante para tornar o padrão mais universal, pois, convenhamos, todas as versões e diferentes cabos e entradas confundem os usuários até hoje.

A nova tecnologia deve ser implementada aos poucos na próxima geração de dispositivos, com a possibilidade de chegada entre julho e dezembro de 2020 — no mais tardar, no início de 2021.

 

 

Fonte

  • Like 5

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Similar Content

    • By GamaSupermercado
      Olá pessoal. Conheci o fórum pelo Google. Sou nível técnico, trabalho desde a década de 80. Trabalho a muito tempo com manutenção de máquinas fliperama, boliche e Tv's. Atualmente estou trabalhando também na área de automação em um supermercado, cuidando de equipamentos variados no-breaks, fornos elétricos, etc.
    • By eletronvision eletronica
      Fomos informados pela Globo e estamos repassando aos nossos clientes, que no dia 14 de outubro de 2019 o SAT HD Regional não terá mais um feed com programação exclusiva para o sinal nacional. No lugar, terá a programação de São Paulo, isso ocorrerá com todos os receptores compatíveis com SAT HD Regional.
      Os sinais regionais já existentes permanecerão os mesmos.
      Os seguintes estados não abrirão mais o feed nacional. No lugar, receberão os seguintes sinais:
      ES: Globo Minas
      TO: Tv Anhanguera Goiânia
      PI: Globo Nordeste
      RN: Globo Nordeste
      PB: Globo Nordeste
      AL: Globo Nordeste
      SE: Globo Nordeste
      Ressaltamos que a Century não se responsabiliza pela abertura de novos canais, bem como seu conteúdo. 
      Para mais informações, dúvidas ou sugestões, acesse o portal do SAT HD Regional. Basta
    • By raphael jonhy de lima tito
      Placa positivo pih55bo funciona com placa onboard mas, ao colocar minha rx570 nova liga mas não dar imagem, oq pode ser?
      Sistema: windows 7 64bits
      Placa: Positivo pos-pi55bo 
      Processador: core i3 550 3.20Ghz
      Memória 6gb ddr3
      Bios versão: 0102
      Fabricante: positivo informática SA(American megatronic)
       

    • By Bruno Miguel Dias Sancho
      gostaria de saber se alguem q tem experiencia em solda bga poderia me passar umas dicas sobre a soldagem de processadores de quarta e quinta geracao.
      ingressei a pouco tempo nesse seguimento e tenho algumas dificuldades com esse tipo de soldagem nesses processores, principalmente em relacao ao enpenamento deles. principalmente em relacao as rampas de temperatura
      obs: a maquina q possuo e uma honton r690 versao 2.
      desde ja agradeco a colaboracao dos colegas do forum.
       

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...