Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer Aspire E1-572 V5WE2 LA-9532P Liga e se desliga. Sem os 3,3v na Bios.

Avalie este tópico:


Fantinel Informática

Posts em destaque

Bom dia pessoal, estou com essa placa em bancada na qual liga e se desliga. Não chega a girar o cooler, apenas acende o led do power e já se desliga.
Verificando com o multimetro percebi que a Bios não possui os 3,3 volts.

-Regravei a bios baixada aqui do site, porém continuou na mesma.

Através do site consegui o esquema e o boardview da placa mas não tenho muita intimidade com leitura e interpretação dos mesmos.
Por meio do boardview consegui aos poucos identificar os componentes que estão relacionados com a Bios e percebi que eles também não possuem os 3,3 volts.
Gostaria de ver com o pessoal se conseguimos identificar o problema em questão. Abaixo o link do esquema e do boardview:


Obrigado por enquanto!  

Editado: por Fantinel Informática
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FDONATO Boa tarde amigo, então assim, quando aperto no botão  power ele acende o led de power. Fiz uma medição nos pinos da bios antes que o led se apagasse e realmente não aparecem os 3,3v.

 

Nas bobinas:

Pl403 = 5.0

Pl402 = 3.2

PL527= 19.2

Nos mosfets de entrada tenho os 19.2 entrando e 3.2 saindo.
Nos pinos do carregador da bateria, tenho 3.2 também.

Na fonte assimétrica, regulei ela para 19V e 2A, quando ligo pelo botão, acende o led power da placa mãe mas não há alteração na fonte.
Nenhum componente esquenta.
Também não encontrei a tensão do processador!
Percebi pelo boardview que vários lugares onde deveria haver 3.3V não tem nem em standby e nem quando aperto o power.
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/11/2019 às 00:57, Marcelo Galtarossa disse:

Bom dia, afira o terminal 116 do SIO (SUSP#) , ja deixa a ponteira do multiteste no terminal e fica de olho quando pressionar o botao power , poste o resultado . 

Bom dia amigo, realizei o teste indicado mas nada acontece, não aparece nenhum tipo de tensão nesse terminal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/11/2019 às 10:34, Carlos Porto disse:

Olá @Fantinel Informática além dos testes solicitados pelos colegas acima verifique também se tem algum curto em alguma linha de alimentação secundária. Pode ser isso que esteja derrubando a placa ao ligar.

Bom dia amigo, verifiquei e realmente não aparece nenhum tipo de curto nas alimentações secundarias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/11/2019 às 06:23, INFORTECH disse:

Seu problema pode está aqui no circuito de transferência, essa placa tem outras revisões, as que peguei aqui, umas fazem a transferência de 5val e 3.3valw to 5vs e 3vs através do u11

 

image.png

image.png

Bom dia, analisando o U11, percebi que tenho os 3,3v nos pinos 1 e 2  e tenho os 5v nos pinos 6 e 7. Já nos pinos 13 e 14, não tenho os 3,3v e nos pinos 8 e 9 não há os 5v.
Consegui um U11 com um colega e realizei a troca e mesmo assim o problema persiste.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Fantinel Informática disse:

Bom dia, analisando o U11, percebi que tenho os 3,3v nos pinos 1 e 2  e tenho os 5v nos pinos 6 e 7. Já nos pinos 13 e 14, não tenho os 3,3v e nos pinos 8 e 9 não há os 5v.
Consegui um U11 com um colega e realizei a troca e mesmo assim o problema persiste.

 

Amigo ver essa habilitação do pino 3 do U11

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Carlos Porto disse:

Olá @Fantinel Informática você já verificou as tensões nos CIs apontados no post #05? Quais as tensões encontradas no U11 e no U35?

Então nesta revisão tem somente o U11, o u33 e o U35 não tem. Ja no u11 conforme mensagem acima, fiz as medições onde tenho as tensões nos pinos de entrada mas nos pinos de saída nada.
Muito estranho pois até tive esperança que trocando o componente resolveria. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Fantinel Informática disse:

Então nesta revisão tem somente o U11, o u33 e o U35 não tem. Ja no u11 conforme mensagem acima, fiz as medições onde tenho as tensões nos pinos de entrada mas nos pinos de saída nada.
Muito estranho pois até tive esperança que trocando o componente resolveria. 

Ver se esta chegando a habilitação no pino 3 do U11 no momento que vc pressionar o Power coloca o multímetro nesse pino ok.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Fantinel Informática para que o CI funcione não basta ter apenas tensão de entrada (alimentação), é necessário ter também habilitação (ON1 e ON2). Verificou os pinos 3 e 5 do U11 se chegam tensão ao pressionar o power? Tem que ter tensão nesses pinos para que possa ter tensão nos pinos de saída (VOUT1 e VOUT2).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Carlos Porto disse:

Olá @Fantinel Informática para que o CI funcione não basta ter apenas tensão de entrada (alimentação), é necessário ter também habilitação (ON1 e ON2). Verificou os pinos 3 e 5 do U11 se chegam tensão ao pressionar o power? Tem que ter tensão nesses pinos para que possa ter tensão nos pinos de saída (VOUT1 e VOUT2).

Já falei isso duas vezes pra ele... Concordo com vc amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, desculpe a demora em responder, hoje esta bem corrido, somos uma empresa e os clientes ficam em cima. Quando sobra um minuto venho correndo e faço as medições. 
Realizei as medições conforme orientação e seguinte, esta chegando tensão nos pinos 3 e 5 do U11 e  para minha surpresa começou a distribuir os 3,3v e os 5v.
Agora tem os 3,3 na bios quando aperto o botão power e inclusive chega a girar o cooler, coisa que não acontecia pois não liberava tensão para o mesmo.
Acredito que a troca do U11 tenha resolvido essa questão, estranho que logo após a troca não teve alterações.
Neste momento a placa esta assim, aperto o power, gira o cooler, tem a tensão na bios mas após uns 5 segundos se desliga. Não chega a dar vídeo.
Estou pensando em regravar a bios novamente ou será que teria algum outro detalhe para aferir?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Fantinel Informática disse:

Bom dia, desculpe a demora em responder, hoje esta bem corrido, somos uma empresa e os clientes ficam em cima. Quando sobra um minuto venho correndo e faço as medições. 
Realizei as medições conforme orientação e seguinte, esta chegando tensão nos pinos 3 e 5 do U11 e  para minha surpresa começou a distribuir os 3,3v e os 5v.
Agora tem os 3,3 na bios quando aperto o botão power e inclusive chega a girar o cooler, coisa que não acontecia pois não liberava tensão para o mesmo.
Acredito que a troca do U11 tenha resolvido essa questão, estranho que logo após a troca não teve alterações.
Neste momento a placa esta assim, aperto o power, gira o cooler, tem a tensão na bios mas após uns 5 segundos se desliga. Não chega a dar vídeo.
Estou pensando em regravar a bios novamente ou será que teria algum outro detalhe para aferir?

Volta a Bios Original dele pra ver

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Francisco Castro disse:

Volta a Bios Original dele pra ver

 

Boa tarde, voltei a bios original e a placa continua da mesma forma, tem as tensões que voltaram mas o cooler gira e depois de 5 segundos a placa se desliga.
Analisando perto do processador me deparei com a bobina PL702.
Notei que não há nenhuma tensão nesta bobina, nem em standby e nem quando aperto o botão power. Investigando ela percebi que ela deveria receber alguma tensão vinda do PU702.
Já no Pu702 tenho:

pino 1 = 1,0v (apenas com a placa ligada)

pino 2 = 5,0v (apenas com a placa ligada)

pino 3 = GND

pino 4 = 0 

pino 5 =19v (tanto a placa ligada como desligada)

pino 6 = 0

pino 7 = 5,0v (apenas com a placa ligada)

pino 8 = 1,0v (apenas com a placa ligada)

 

De fato ainda falta alguma tensão. 

Esse componente PU702 é responsável por mandar tensão para a bobina PL702?

Acredito que estamos perto.

pu702.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Fantinel Informática esse CI PU702 é um CI de driver, nesse projeto o PWM que controla as fases da fonte não fornece corrente suficiente para chavear os mosfets diretamente, nesse caso é necessário utilizar CIs de driver para chavear os mosfets. Perceba que o PU702 recebe um sinal do PWM no pino 8 (PWM1) e chaveia os mosfets para gerar a tensão do processador. Se você tiver um osciloscópio aí pode verificar se ele está recebendo o sinal PWM no pino 8. Ou então pode substituí-lo para garantir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Carlos Porto disse:

Olá @Fantinel Informática esse CI PU702 é um CI de driver, nesse projeto o PWM que controla as fases da fonte não fornece corrente suficiente para chavear os mosfets diretamente, nesse caso é necessário utilizar CIs de driver para chavear os mosfets. Perceba que o PU702 recebe um sinal do PWM no pino 8 (PWM1) e chaveia os mosfets para gerar a tensão do processador. Se você tiver um osciloscópio aí pode verificar se ele está recebendo o sinal PWM no pino 8. Ou então pode substituí-lo para garantir.

Pior que não tenho osciloscópio mas realizei a substituição do mesmo e continua exatamente com as mesmas medidas que mencionei anteriormente.

Que novela.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retira a PL702 injeta uma tensao nos dois lados dos pads , inicie com 0.60V e va subindo ate chegar em mais ou menos 0.90V  e verificando se o processador superaquece ou o proprio PU702  , monitore a corrente de consumo e poste pra gente ter uma referencia .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa tarde, peço desculpa a todos pela demora de resposta.
Tive que deixar a placa de lado um pouco para agilizar outras que estavam em bancada.
Essa semana um colega meu em posse de uma câmera térmica passou aqui pela loja e eu me aproveitei da situação para testar a placa novamente.

Vamos lá:
Na ultima vez que discutíamos sobre o que fazer com a placa, o nosso colega Marcelo Galtarossa  sugeriu a retirada da bobina PL702 para injetar diretamente tensão e realizar testes.

Conforme orientado comecei com 0,60v até chegar nos 0.90v.
Com a câmera térmica verificamos que nem o processador e nem o PU702 aqueceram. O  único componente que esquenta imediatamente ao alimentar a placa, é o U31.

Na fonte assimétrica a corrente de consumo em 0.60v foi de 0,02A e em 0,90v foi de 0,06A tanto em standby como quando apertamos o botão Power.
Realizei a troca do U31, mas o mesmo continuou a esquentar imediatamente após a placa ser alimentada, e aquecimento só foi possível detectar com a câmera térmica pois aquece a aproximadamente 32º,o que ficava difícil perceber tocando com o dedo nos componentes.
O problema é que esse colega levou a câmera embora, e qualquer teste que eu precisar fazer terá que ser feito na força do braço.
Obrigado por enquanto e se alguém tiver mais alguma ideia desde já agradeço!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos.
Gostaria de agradecer pelo feedback e auxilio de todos os colegas envolvidos nesse post.
Vou devolver a placa para o cliente pois visto que foi trocado de tudo um pouco, desconfio que seja algo mais grave.
Deixei os joinhas a todos que ajudaram.
Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fantinel Informática se u31 aquece, possivelmente é algo na linha de 5vs, verifique se a transferência nessa placa é feita pelo u11, se for abra o jump j37, e veja se o u31 continua aquecendo, ainda injete tensão no jump aberto, no lado oposto ao pwm e informe o consumo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...