Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Projetor Ask Impression 960 - Não liga

Avalie este tópico:


rdccruz

Posts em destaque

Olá amigos,

 

Adquiri recentemente um Ask Impression 960. É um projetor bem antigo, do início da projeção digital. O mecanismo de funcionamento dele é lâmpada HDI e tela TFT direta. Ele, aparentemente, está em ótimo estado. Não tem nenhum capacitor queimado ou estufado, nenhum fusível rompido e nada que denuncie qualquer problema. Porém, ele não liga! Nem sequer a lâmpada acende!

Procurei na internet e achei um forum alemão, onde se falava de uma ponte numa das três placas. Mas, infelizmente, o forum não existe mais e não fornece os contatos das pessoas participavam dele. Realmente, essa ponte realmente parece estar partida no meu.

Alguém conhece esse tipo de ponte e saberia me dizer como testar se é isso que está impedindo meu projetor de funcionar?

 

Segue o link do forum alemão que falava sobre a tal ponte: http://diy-community.de/showthread.php?17260-ASK-Impression-960

 

Segue abaixo fotos da ponte que o Sr. Teflon falou no forum alemão e outra foto da minha ponte como está!

 

             Abs,

 

                      Raphael

 

 

Ponte Sr Teflon.JPG

Minha ponte.jpg

Editado: por rdccruz
Pedido do moderador
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, rdccruz disse:

Na mesma plada de ponte? E essa ponte que mencionei aí acima?

 

 

Não. A ponte retificadora é a peça que fica na horizontal e tem 4 pinos

 

Pinos dos lados extremos: entrada de tensão alternada (da rede que alimenta o seu ventilador, por exemplo) e os dois pinos do meio (saída da tensão contínua, ou seja, já foi convertida)

 

Fonte imagem: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

images.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei localizar tal ponte que vc disse, porém não a vejo! O aparelho é composto de basicamente três placas, uma horizontal ao fundo (foto 1.jpg), uma placa a direita (foto 2.jpg) e uma placa a esquerda (foto 3.jpg). A placa que eu mencionei no primeiro comentário é a da direita (foto 2.jpg).

 

Quanto a alimentação, os fios saem de um circuito (foto 4) onde tem um fusível (que está bom) e um sistema de proteção para só ligar a lâmpada com a tampa fechada. Os fios saem, então, desse circuito e se dividem, um lado vai para a placa horizontal (foto 1) e entra nela pela conexão marcada no detalhe da foto 5. Uma outra derivação da alimentação vai para o compartimento da lâmpada (foto 6.jpg), porém do compartimento da lâmpada há dois fios que vem a placa a direita (foto 2.jpg).

 

Como em anexo também uma visão geral do aparelho (visao geral.jpg).

 

Vc conseguiu identificar a ponte retificadora?

 

Abs

 

foto 1.jpg

foto 2.jpg

foto 3.jpg

foto 4.jpg

foto 5.jpg

foto 6.jpg

visao geral.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá marciobaldo,

 

Hoje aconteceu uma coisa muito legal e interessante...

 

Retirei a placa, como vc disse, e encotrei nela a ponte. É essa da foto 1, abaixo, né?! O capacitor é esse grande ao lado dela, né?! Então, medi a tensão nele e estava funcionando, sim! Acusou 166,9 V no multímetro. Só que demorando um pouco mais na medida, tentando ter um valor mais estável, a lâmpada do projetor acendeu e o aparelho ligou normalmente ou aparentemente normal. Achei muito legal e imaginei que deveria ser alguma mau contato nessa placa que impedia o aparelho de iniciar. A fim de não queimar a lâmpada por superaquecimento, já que a ventoinha de refrigração fica na tampa do projetor, que é retirada ao abrirmos ele, desliguei o aparelho e prendi novamente a placa. Nem deu tempo de ver se apareceu alguma coisa no LCD. Apenas a lâmpada que vi ligar...


Qual não foi minha surpresa ao religar o aparelho e ver que ele voltou a não dar sinal de vida!

Não sei o que aconteceu...Enquanto eu estava medindo a tensão no capacitor que vc disse, a lâmpada acendeu. Foi só colocar tudo no lugar, que voltou a não acender! Será que é nesse capacitor o problema? Será que ao fazer a medida de tensão, de alguma modo, estou permitindo que ele se carregue. E ao ligar o aparelho sem o multímetro, esse capacitor não consegue carregar? O que você acha que é?

 

Esse capacitor parece estar envolvido por uma camisa de borracha (foto 2), de tal forma que não consigo ver sua capacitância. Mas, pelo tamanho, não deve ser algo pequeno, né?! De qualquer jeito, ele não tem cara de estar queimado nem estufado, como vc pode ver pelas duas fotos abaixo.

Abs

foto 1.jpg

foto 2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rdccruz , imagino que possa ter dois problemas: mau contato nos cabos desta placa para a lógica ou solda fria de algum componente

 

Com o multímetro em escala de diodo, veja se tem contato nos fios da placa fonte para a outra placa e também remova novamente a placa fonte e veja se tem algum componente solto ou com o estanho dos pinos da parte (lado oposto) de baixo se soltando

Editado: por marciobaldo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifique os resistores, pode ser que tenha algum aberto ou com valor alterado. (Aquele com o lead azul perto do capacitor de disco...)

Geralmente essas fontes tem um resistor que amostram a tensão de entrada para ligar o aparelho. Se estiver com valor alterado o sistema não liga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O resistor que vc diz, mariomendes77, é o R16? Vou testar todos, mas vc falou em especial deste?

 

marciobaldo, para medir a tensão nesses fios de saída, como vou saber quais os positivos e quais os negativos? Em outras palavras, como vou posicionar as ponteiras do multímetro em cada um dos 6 fios sem ter o risco de fritar a placa com um curto? Seja como for, faço isso com a placa conectada à principal e, depois, desconectada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, rdccruz disse:

marciobaldo, para medir a tensão nesses fios de saída, como vou saber quais os positivos e quais os negativos? Em outras palavras, como vou posicionar as ponteiras do multímetro em cada um dos 6 fios sem ter o risco de fritar a placa com um curto? Seja como for, faço isso com a placa conectada à principal e, depois, desconectada?

 

Sim, com ela conectada e desconectada. Como tem multímetro digital, é indiferente a posição. Se as ponteiras estiverem em lado opostos de suas respectivas polaridades, o valor da tensão sairá negativo no visor

 

Não vá deixar esta placa fonte sobre a placa lógica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, entendi. Pode deixar, vou deixar essa placa fonte pendurada externamente ao aparelho, para evitar qualquer contato indesejado.

Mas, então...coloco uma ponteira no primeiro fio e meço a tensão com a outra ponteira nos outros 5 fios. Depois coloco a primeira ponteira no segundo e percorro, com a outra, os 5 restantes. Depois a primeira ponteira no terceiro e, com a outra, nos 5 fios, e assim sucessivamente. Assim? Isso?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá gente,

 

Ainda estou checando a resistência de todos os resistores. Por enquanto, tem batido certinho. Aquele com o led azul, perto do capacitor de disco, é um varistor ("VR1"). Tento medir a resistência dele, mas a medida é muito oscilante. Parece dar 5 kohms mas, às vezes, leio 2 kohms e, até mesmo, 0 kohms. Tem alguma outra maneira de medir a resistência de um varistor de maneira mais estável?

Também chequei a tensão nos fios de saída com a placa conectada e desconectada. Quando estava desconectada, dava os valores: 4,9; 4,9; 9,8; 9,8 e 16,8 V. Quando conectada à placa lógica, os valores alteraram um pouco para 7,3; 7,3; 12,3; 12,3 e 17,2 V.

 

Qual não foi minha surpresa quando, na hora que estava fazendo a medida da tensão nos fios de saída com a placa ligada à placa principal, quando a lâmpada acendeu de novo!!!!! Dessa vez, repetir umas 3 ou 4 vezes o ligar e desligar. E a lâmpada respondeu, ligando novamente! Agora, será que eu vou colocar tudo no lugar e ela tornar a não acender?

Ainda vou terminar de checar todos os resistores. E tem a questão do varistor. Mas o que mais vcs acham que devo fazer? Tenho medo de colocar tudo no lugar e voltar a não acender. Será que devo usar um limpa contatos sobre as placas? Sei lá...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, rdccruz disse:

Ainda vou terminar de checar todos os resistores. E tem a questão do varistor. Mas o que mais vcs acham que devo fazer? Tenho medo de colocar tudo no lugar e voltar a não acender. Será que devo usar um limpa contatos sobre as placas? Sei lá...

 

A única coisa que acredito que você deve fazer agora é identificar a mau conexão desta placa, pois se está acendendo e é sinal  que está ok (ou parcialmente). Algum detalhe aí está despercebido

 

Varistor tem a resistência variada de acordo com a tensão. Geralmente, geralmente, em fontes de 110v que é conectada em 220v, ele que estoura, depois do fusível

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Limpei aquele fio de um resistor que estava com um pouco de azinhavre. De resto, parece tudo ok. Continuo na missão de testar todos os resistores. Por enquanto, tudo ok!...

 

Se num varistor a resistência varia com a tensão, como testar se ele está ok? Não tem um padrão de cores como nos resistores comuns? Nele, não tem nada escrito especialmente...

 

Seria uma boa idéia dar uma borrifadas de limpa contato nos dois lados da placa?

 

Segue abaixo uma foto da lâmpada ligada...

IMG_0302.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rdccruz , muito difícil dar problema no varistor. É uma espécie de fusível, ele só para se estoura com uma entrada de tensão maior do que suporta. Veja nos terminais dele a tensão

 

Cara, limpe os terminais dessa lâmpada. Tire eles e esfregue delicadamente uma chave de fenda fina. Limpa contato só usa se for da Wurth ou marcas melhores. Outras como a Mundial Prime tem mais solvente do que a solução e prejudica a ligação dos terminais

 

Como conseguiu deixar a lâmpada acesa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marciobaldo, a lâmpada é nova. Comprei ela recentemente. Mas posso limpar os terminais onde encaixam os terminais da lâmpada. Os da lâmpada, posso até limpar também, mas são novos...

 

Vc acha que vale a pena da um passada geral de limpa contato, mesmo que seja da Wurth, nessa placa fonte? Ou nas outras placas também?

 

Sobre a lâmpada...quando estava medindo a tensão nos terminais da placa fonte, com ela conectada à placa principal, depois de algum tempo, a lâmpada simplesmente acendeu! Do mesmo jeito que naquela vez quando eu estava medindo a tensão no capacitor de entrada. Dessa vez, desliguei e religuei o aparelho mais umas duas ou três vezes e a lâmpada voltou a acender em todas as tentativas...

 

O aparelho tem um mecanismo de desligamento da lâmpada, para que ela não funcione com a tampa aberta. É um botão que quando colocada a tampa, ele fica apertado. Se tirarmos a tampa ele fica levantado e impede o contato com a placa fonte. Mas utilizei um artefato - na verdade a tampa de uma caneta bic, rsrs - para manter o botão pressionado mesmo com a tampa fora do aparelho...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rdccruz disse:

a lâmpada é nova. Comprei ela recentemente. Mas posso limpar os terminais onde encaixam os terminais da lâmpada. Os da lâmpada, posso até limpar também, mas são novos...

 

Só limpe os terminais onde vai a lâmpada. Ela não precisa

1 hora atrás, rdccruz disse:

Vc acha que vale a pena da um passada geral de limpa contato, mesmo que seja da Wurth, nessa placa fonte? Ou nas outras placas também?

 

Não, não precisa

1 hora atrás, rdccruz disse:

O aparelho tem um mecanismo de desligamento da lâmpada, para que ela não funcione com a tampa aberta. É um botão que quando colocada a tampa, ele fica apertado. Se tirarmos a tampa ele fica levantado e impede o contato com a placa fonte. Mas utilizei um artefato - na verdade a tampa de uma caneta bic, rsrs - para manter o botão pressionado mesmo com a tampa fora do aparelho...

 

Ok, na próxima tenta ligar no cabo VGA para ver se dará video. Outra coisa, testou em escala de diodo os cabos de saída da fonte para a principal e da principal para os outras placas? Se não fez, tente para eliminarmos esta hipótese também. Fonte desligada da tomada

 

E cara, tem algum detalhe aí despercebido que você está deixando escapar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...