Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Projetor Ask Impression 960 - Não liga

Avalie este tópico:


rdccruz

Posts em destaque

@marciobaldo, vou fazer hoje as coisas que vc disse. Ontem, não consegui...

 

A entrada VGA é outro problema...Na verdade é uma entrada db15. Precisa usar um adaptador db15-VGA. Mas, infelizmente, alguém, em algum momento, cortou os fios que ligam o conector à placa lógica (veja foto). Vou ter que ressoldar tudo! Mas o aparelho tem outras duas entradas de 26 pinos (db26 ou hd26, não sei qual a difença), tb visível na foto. Mas não conheço nenhum adaptador db26 (ou hd26) para VGA. Vc conhece? E tb não sei o esquema dos fios desse conector de 26 pinos. Se eu soubesse, poderia fazer um conector para o VGA. O que vc acha mais negócio, reconectar os fios do db15 ou ir atrás desse de 26 pinos?

 

 

IMG_0313.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rdccruz , os fios do VGA foram cortados, mas a capinha de cada fio está visível. Só soldar com o ferro de solda. Recupere a porta VGA, será muito mais prático para seu uso no dia a dia

 

O que o @GameMax  disse é trocar os capacitores por prevensão. Ótima observação dele sobre os capacitores com a capa queimada. Fazer isso se não tiver medidor ESR. Capacímetro pode ser usado, mas é menos confiável do que o primeiro

 

Não tenho certeza, mas acredito que o DB26 é para entrada/saída de audio em alta qualidade

Editado: por marciobaldo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, novidades...

 

Finalmente terminei de testar todos os resistores! Dois deles apresentaram leituras estranhas, o R18 e o R21, na primeira foto abaixo. O R18 deveria das 5100 ohms e o R21 deveria dar 3900 ohms, né?! Mas eles deram 2525 e 2389 ohms, respectivamente. Eles, junto com outros, ficam ali perto do varistor. O varistor não consegui testar, pois precisaria testar a tensão dele e, por enquanto, a placa está fora do aparelho. Aparentemente, parece bom.

 

Sobre os capacitores que o @GameMax disse, aparentemente, acho que eles tb estão bons. Não tenho medidor ESR. E quando tento ler com o capacímetro do multímetro, creio que eu esteja fazendo algo errado, pois dá sempre zero e, quando removo as ponteiras, dá uma leitura transiente aleatória no visor. Acho que não estou medindo capacitânia da maneira correta. A única coisa que me chamou a atenção é que num dos capacitores (com capa preta e que coloco na segunda foto abaixo), perto de sua base, há em espécie de massa, de graxa, amarela, que também pode ser vista na foto.

 

Mas o que eu também não entendo é, se de vez em quando a lâmpada liga, algo será que está ruim? Se estivesse ruim não deveria, simplesmente, não ligar nunca?

 

Sobre o teste de contato na escala de diodo, @marciobaldo, o resultado foi perfeito tanto para o contato da placa fonte com a principal, quanto para o o contato da placa fonte com a outra placa (ballast, né?!). Limpei também os terminais que apoiam a lâmpada.

 

A respeito das entradas de video, se a db26 é para video, será que não existe um adaptador db26-VGA? Procurei na internet, mas não vi nada! Esse seu amigo será que não tem? Para ressoldar os cabos cortados, terei que desencapar e resoldar um a um no conector, né?! Será que consigo fazer isso com os pedaços tão pequenos que vem da placa principal? Não tem com eu reconectar os fios, né?!

 

 

IMG_0459.jpg

IMG_0458.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rdccruz , teste os resistores fora da placa para ter leitura precisa

 

Os capacitores precisam ser testados fora da placa e estarem descarregados. Remova eles e os resistores com ferro de solda

 

Teste do capacitor. Se ele tiver 1000uF, seu capacímetro deve ter escala superior a 1000uF

 

Sim, terá de fazer isso no terminal VGA. Outra coisa, você pode pegar fios sucatas e ressoldar. Mas deixa isso para depois, se preocupe em fazer este projetor ligar

 

Outra coisa que esqueci e posso ser penalizado. Corrija o título do seu tópico nesta forma: marca / modelo / defeito. Edite o seu primeiro tópico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @marciobaldo,

 

Editei meu primeiro tópico. Já tinha colocado a marca e o modelo, né?! Agora, coloquei o defeito. Veja se está bom do jeito que ficou e, caso não esteja, me avise que edito de novo.

 

Vou tirar os dois resistores da placa e medir fora. Vc acha q eu devo retirar todos o capacitores vizinhos àquele que disse na foto ou apenas ele?

 

Vc viu a tal graxa, massa, amarela? O que será aquilo? Me pareceu estar apenas no capacitor que eu disse, no da foto, no de capa preta. Não nos demais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rdccruz , título está ok

 

Os capacitores é como recomendei no tópico anterior, assim como os resistores

 

Essa graxa, não sei dizer. Se for dura, é normal encontrar nos capacitores, é parecida com pasta térmica endurecida. Pode ser proveniente e algum componente estourado? Acho difícil, mas...

 

Título, ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz, sim, @marciobaldo. Testei todos os resistores da placa fonte, conforme o @mariomendes77 disse. Todos deram ok, exceto dois que deram mais ou menos metade do valor de resistência que deveria dar.

 

Fiz o teste em escala de diodo da comunicação da placa fonte com a placa principal e com a outra. Deu tudo ok! Comunicação ok!

 

Dei uma olhada naquele conjunto de capacitores que o @GameMax disse. Como não tinha medidor ESR usei o capacímetro do multímetro, mas não sei porquê, mesmo na escala correta - só tem uma; o multímetro ajusta o fundo de escala automaticamente - não aparece leitura nenhuma, mesmo tendo garantido que o capacitor estava descarregado, fechando um curto entre seus terminais com uma chave de fenda. Apenas quando eu tiro as ponteiras, aparece um valor transiente que logo zera.

 

Agora falta só tirar os dois resistores e os capacitores da placa e testá-los fora dela. Vou tentar fazer isso amanhã, pois acho que hoje não dará tempo. Aí te falo. 

Se tiver alguma outra sugestão q devo fazer antes, é só dizer...

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, rdccruz disse:

Agora falta só tirar os dois resistores e os capacitores da placa e testá-los fora dela. Vou tentar fazer isso amanhã, pois acho que hoje não dará tempo. Aí te falo. 

 

É isso aí

 

Então troca os resistores (lembrando que devem ser medidos fora da placa). Eles podem ser comprados por 10-25 centavos cada nas lojas de componentes

 

Qual o modelo do seu capacímetro e as medidas dos capacitores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá gente,

 

Vou tentar fazer isso hoje! Ontem, não deu...

 

@marciobaldo, meu multímetro/capacímetro é um ICEL MD-6360. Tenho tb um multímetro (mas esse sem capacímetro) modelo DT830B. Arrumei com um amigo meu um medidor ESR, não sei qual marca. Mas acho que só vou conseguir pegar com ele na 6ª ou na 2ª.

 

Os capacitores são de 1000 microF.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rdccruz , seu capacímetro suporta os testes destes capacitores de 1000uF tranquilamente. Ele vai até 4000uF

 

Com este teu multímetro, como o @GameMax disse, deve ser com os capacitores fora da placa e descarregados. Lembre-se de colocar ponteira preta no negativo do capacitor e ponteira positiva no terminal positivo do mesmo

 

ESR é melhor que capacímetro ao dar medidas mais precisas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @marciobaldo,

Para descarregar o capacitor (já fora da placa),  posso provocar um curto encostando uma chave de fenda no positivo e no negativo por alguns segundo?

 

Ou para esse valor de capacitância seria mais prudente usar um resistor para descarregar o capacitor? Nesse último caso, de quanto seria um bom resistor para isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá @marciobaldo, @GameMax, @mariomendes77 e quem mais estiver por aqui.

 

Desculpem-me a demora na resposta do último post, mas é que a coisa ficou muito corrida no trabalho e aí não tava conseguindo tempo para fazer o que precisava...tirar os 6 capacitores e os 2 resistores suspeitos da placa e testá-los fora. Também tinha que pegar emprestado com um amigo meu o ESR dele.

 

Enfim...só ontem consegui terminar tudo. Vão aí os resultados do ESR:

 

Os resistores eram para ser um de 3900 ohm e outro de 5100 ohm. Deu 3867 ohm e 4965 ohm, respectivamente. Portanto, acho que estão ok, né?! Sobre os capacitores, eram 6 capacitores, todos de 1000 microF. Deu os seguintes valores: 1140; 982,5; 961,1; 1161; 967,2 e 1175 microF. Logo acho que também estão ok, né?! Um deles, o que deu 982,5 micro F, vou ter que trocar de qualquer jeito. Ele danificou a "perna" na hora de sair da placa. Aproveitei e tirei um sétimo capacitor, que estava perto desses seis. Era de 330 microF e deu 333,5 microF. Ou seja, todos os 7 capacitores deram ok!

 

Então...com os 2 resistores e todos os capacitores testado e dando ok, o mistério permanece...O que está dando mau contato na hora de ligar o projetor? Ontem, cheguei a reconectar todas as placas antes de tirar os componentes e, de novo nada. Ou seja, com tudo reconectado, nem ligou a lâmpada!

 

Ao tirar o capacitores, vi perto do C22, um J3 que estava com algum resíduo envolta dele (ver fotos abaixo), ao contrário do J2, que estava bem limpo? Pode ser isso? Mas o que é um J? Outra coisa, estava lendo os tópicos anteriores, para me relembrar e vi que os capacitores que o @GameMax disse são da ballast e não da placa fonte. Mas devo tirar de lá, então, 

 

Abs

 

 

IMG_0602.jpg

IMG_0605.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rdccruz , já tive uma placa fonte de monitor que não dava video porque a capacitância estava com pouco valor abaixo do recomendado

 

Mas ainda creio que deva medir com o ESR esses capacitores, não somente com o capacímetro. Use esse medidor ESR e mantenha os capacitores com os valores recomendados, este aparelho deve vir com uma tabela. Se não tiver, envio a minha para você

 

Quanto aos resistores, não sei dizer. Vamos aguardar o@GameMax e o @mariomendes77

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rdccruz Jumper é apenas um pequeno fio utilizado para interligar um ponto a outro do circuito se estiver apenas sujo é só limpar agora se oxidação danificou ou rompeu troque por outro. Em qualquer setor do circuito que vc ver eletrolíticos estufados, manchas amareladas ao seu redor ou com invólucro com aparência muito esticado ocasionado por aquecimento no próprio componente é suspeito e caso não tenha os equipamento necessário para teste o melhor a fazer é trocar direto para não ter dúvida. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...