Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Bematech MP20 FI máquina citizen Subindo fita pra cima da cabeça de impressão

Avalie este tópico:


Sergio Penido

Posts em destaque

Olá a todos. Tenho aqui uma Bematech MP20 FI com mecanismo citizen, que aparentemente funciona tudo normal, porém o cliente reclama que as vezes a fita sai da frente da cabeça de impressão onde tem as agulhas e sobre pra cima da cabeça, fazendo a impressão sair sem tinta. Eu já havia trocado nessa impressora a engrenagem do eixo que bobina a fita dentro da caixa da fita, porque estava com muita sujeira de pó de papel com pó de fita e não estava girando o eixo, daí a fita ficava sem bobina e realmente soltava da frente da cabeça, porém agora o eixo está girando normal, a fita é bobinada normalmente mas as vezes ela sai fora da frente das agulhas (Eu mesmo ainda não consegui simular aqui, mas o cliente me mandou ela com a fita fora pra eu ver). Já troquei a fita também e a cabeça de impressão é bem nova, não tem agulhas desalinhadas. Alguém pode me dar alguma dica sobre esse defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, marciobaldo disse:

@Sergio Penido , bom dia

 

Não sei se irá ajudar, mas nas impressoras matriciais isso costuma acontecer quando a fita não passa corretamente por aquelas presilhas

Oi, obrigado pela dica. Nesse modelo aqui na frente da cabeça onde tem as agulhas existe uma chapa de inox. A fita passa entre ela e a cabeça. Na parte de cima tem uma aba com uma dobra 45º. Eu acentuei essa dobra, pra dificultar a fita de sair e estou procurando outras causas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por aqui quando eu pegava uma impressora destas eu desmontava o mecanismo superior inteiro e limpava bem todas as engrenagens com álcool isopropílico e pincel, inclusive as engrenagens laterais, depois montava e lubrificava tudo. Desde que monte tudo exato e que não fique nada fora de sincronismo ficava funcionando. 

Esta chapinha de metal funciona para evitar borrões no papel e também para que a fita não suba quando o papel é tracionado para cima.

Quem sabe você troca o cabeçote e põe para testar no cliente novamente.

Editado: por eliasgirardi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, João Henrique disse:

Bom dia.

 

      Aconteçe muito problema da fita ser de baixa qualidade e aí como ela não é de carretel e sim de cartucho ela solta de um lado e levanta.  Pode comprar outra fita melhor que o defeito some.

Boa sorte.

 

Em 16/11/2019 às 10:56, eliasgirardi disse:

Por aqui quando eu pegava uma impressora destas eu desmontava o mecanismo superior inteiro e limpava bem todas as engrenagens com álcool isopropílico e pincel, inclusive as engrenagens laterais, depois montava e lubrificava tudo. Desde que monte tudo exato e que não fique nada fora de sincronismo ficava funcionando. 

Esta chapinha de metal funciona para evitar borrões no papel e também para que a fita não suba quando o papel é tracionado para cima.

Quem sabe você troca o cabeçote e põe para testar no cliente novamente.

Até poderia trocar o carro. Agora a cabeça é bem nova. Foi trocada a alguns meses e funcionou por um tempo sem apresentar nenhum problema.

4 horas atrás, João Henrique disse:

Bom dia.

 

      Aconteçe muito problema da fita ser de baixa qualidade e aí como ela não é de carretel e sim de cartucho ela solta de um lado e levanta.  Pode comprar outra fita melhor que o defeito some.

Boa sorte.

O cliente tem duas mp20 iguais, usando a mesma marca de fita. E só uma que apresenta o problema. Por isso não posso pedir ele pra trocar de marca de fita.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sergio Penido , outra coisa que já aconteceu muito comigo em impressoras matriciais, com o ajuste de distância da cabeça de impressão em relação ao rolo, e outra que dava bastante era essa máscara da fita(essa chapinha de inox que você mencionou) com problema, desgastada ou de má qualidade ocasionar esse tipo de defeito. acredito que possam ser duas tentativas válidas para você.

 

aguardamos retorno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...