Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida positivo sim - MB 71r-j14im6-t811 defeito 4406A

Avalie este tópico:


gallofoxx

Posts em destaque

Olá pessoal,meu amigo me mandou o notebook dele pra ver se eu dava jeito(ele já tinha levado na eletrônica e disseram pra ele que precisava trocar a placa mãe)

Como eu Fiz o curso de eletrônica e tv pb/cores eu dei uma olhada pra ele,como essa placa já tinha dado defeito achei aqui no fórum caso similar,depois de testar descobri que o mosfet 4406A que tinha dado pipoco,achei o esquema online e como não sou muito esperto não entendi a função de terem 3 mosfets em posição paralela neste esquema,alguém ai poderia me dizer em puro caráter de curiosidade que propriedade físico/elétrica se é desejada ao instalar esse tipo de mosfet de chave 3x em paralelo,e se essa placa funcionaria somente com 2,tenho na minha cabeça que a função de ter 3 seria pra melhor dissipar o calor,mas sou burro ainda nessa área técnica(ps tentei postar o pdf do esquema inteiro,mas não consegui,kkk)

85585858582525.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gallofoxx , bom dia

 

 

Esses mosfets estão ligados com o PWM OZ8291 e são mosfets de entrada

 

Bobinas não conduzem tensão contínua e por isso que existe o esquema de fonte chavedada. Os mosfets deixam a tensão passar pelo lado primário da bobina e se fecham, a tensão contínua que passou, irá ser armazenada na bobina em forma de energia eletromagnética, quando o mosfet abre novamente, a energia eletromagnética se converte em tensão contínua novamente ao passar para o lado secundário da bobina. Então, esta tensão alimentará o processador

 

Esse processo de ligar/desligar é muito rápido ao ponto de não ser percebido pelo olho humano. Se na outra ponta estivesse um led ao invés do processador, você veria o led sempre aceso

 

No mais, existem 3 mosfets para dividir o trabalho e não esquentarem. O notebook tem pouco espaço e não pode perder para colocar dissipadores de alumínio

 

Só não sei dizer o que é o CPU_HDR. @Gilson Macedo, bom dia. Sabe dizer o que é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, marciobaldo disse:

@gallofoxx , bom dia

 

 

Esses mosfets estão ligados com o PWM OZ8291 e são mosfets de entrada

 

Bobinas não conduzem tensão contínua e por isso que existe o esquema de fonte chavedada. Os mosfets deixam a tensão passar pelo lado primário da bobina e se fecham, a tensão contínua que passou, irá ser armazenada na bobina em forma de energia eletromagnética, quando o mosfet abre novamente, a energia eletromagnética se converte em tensão contínua novamente ao passar para o lado secundário da bobina. Então, esta tensão alimentará o processador

 

Esse processo de ligar/desligar é muito rápido ao ponto de não ser percebido pelo olho humano. Se na outra ponta estivesse um led ao invés do processador, você veria o led sempre aceso

 

No mais, existem 3 mosfets para dividir o trabalho e não esquentarem. O notebook tem pouco espaço e não pode perder para colocar dissipadores de alumínio

 

Só não sei dizer o que é o CPU_HDR. @Gilson Macedo, bom dia. Sabe dizer o que é?

@marciobaldo este sinal é quem ativa os gates do mosfet, que muito provável vem do PWM do processador ou da própria PCH, ele que aciona os fats para chavearem e acontecer tudo que você explicou ai em cima 👆

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gallofoxx a questao de ter 3 mosfets em paralelo eh pq essa fonte trabalha com correntes altissimas, sendo assim se colocar apenas 1 mosfet ele iria esquentar bastante, entao eles colocaram 3 para que essa corrente seja dividida nos 3 mosfet fazendo assim esquentarem bem menos. Caso tenha algum fet desse em curto, voce tera um alto consumo na fonte.. veja as caracteristicas desse fet e coloque um equivalente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gallofoxx, como o AO4406A tem um limite máximo de corrente de 13A no mínimo teria que ser 3 dele para suportar o limite máximo de corrente de 36A. @marciobaldo HDR quer dizer HIGH DRIVER e identifica o sinal de chaveamento do mosfet de alta. Já o sinal de chaveamento do mosfet de baixa é o LDR (LOW DRIVER).

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @gallofoxx e @AG Eletronica na verdade o problema não é o aquecimento excessivo do componente mas, como falei anteriormente, o mosfet escolhido para a linha não suporta a corrente máxima admitida para a linha (o mosfet aguenta ATÉ 13A enquanto a linha consome ATÉ 36A). Ou seja, se colocasse apenas um, quando a corrente atingisse o máximo da linha ele iria estourar. Se colocasse dois mosfets, quando a corrente atingisse o máximo da linha eles iriam estourar do mesmo jeito. Por isso que foi necessário colocar três mosfets nessa linha (lembrem-se que em circuitos paralelos a corrente total é dividida entre os circuitos). Qualquer dúvida é só falar. Grande abraço!

OBS:

gUGwVY

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos Porto compreendo carlos, mas eles poderiam colocar um mosfet com uma corrente de trabalho maior, porem creio tbm que ficariam mais custoso para a  fabricacao, visto que essas placas da shuttle eles fazem com o menor custo possivel kkk. E colocando apenas 1 fet tbm creio que o aquecimento seria maior do que 3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...