Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Samsung NP500P4C - Não liga nem da Sinal

Avalie este tópico:

hiroki

Posts em destaque

Galera, estou com este note Placa XIDAN-14 Rev: 1.2 que não liga nem da sinal de vida, não tenho nada na chave nem fontes 3 e 5v mas encontro 19v em algumas partes da placa, percebi um pwm 51125 que fica atras do conector sata da gravadora que esta esquentando muito e a principio achei que era só ele, troquei o dito e o novo que coloquei também continua esquentando, testei tudo em volta (capacitores, ci, resistor) e nada avariado ou em curto e o que complica é que ate agora não achei esquema ou alguém que tenha um note deste com defeito semelhante. se tivesse pelo menos um NP300 ja ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja medi todos os componentes ao redor como resistores, capacitores e transistor fora da placa e todos normais, como não consegui o esquema da placa procurei o datasheet deste PWM (51125)

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

e comparando junto com uma placa de um RV415 que tambem utiliza este pwm reparei que no meu não tinha voltagens no TONSEL (3,3v_pino 4) - VREG3 (3,3v_pino 8 ) e SKIPSEL (2v_pino 14) as demais voltagens tudo OK, inclusive o VIN (pino 16) que chega os 19v, ou seja, esta passando voltagem pela placa

Link para o comentário

Sem esquema é complicado.  Você teria outro CI desses para desencargo consciência?  pelo que vi esse CI que é o gerador dos 3,3 e 5v.

A vin está chegando e pelo visto não está saindo.  Qual voltagem você tem no pin 23 ( PGOOD)  Power Good.?  Continue procurando por curto.Você tem fonte assimétrica?

Link para o comentário

ja troquei este CI 2 vezes de 2 outras maquinas que estão funcionando normalmente e colocando o CI desta placa em outra, funciona normal, e é este dito mesmo que gera as fontes 3 e 5  e não tem nada no PGOOD, ou seja 0v. na placa que esta funcionando do RV415 também esta zerada e tenho sim uma fonte assimétrica

Link para o comentário

Hiroki,nesse seu caso tenho quase certeza que não.  Está chegando tensão nele? Como o pwm das fontes primárias não está gerando tensão e está aquecendo muito,acredito que você deva procurar o vilão nas tensões de entrada.  É muito complicado sem o esquema e como disse que todos os componentes próximo estão em perfeito estado...

Estou tentando achar o esquema,mas não acho.

Link para o comentário

Só pra ver se eu entendi bem, ele tem tensão no botão power? ja mediu TODOS os componentes e não encontrou curto? Lembre que a samsung trabalha bastante com mosfets duplos e a medição é de forma diferente da dos mosfets simples. Outra coisa além do CI que ta fritando não tem mais nenhum outro esquentando? Acredito nesse caso que deve ter um mosfet duplo em curto ou um capacitorzinho daqueles pequenos que passam despercebido que ta zuado, sei lá. Por fim depois de tudo isso eu tentaria trocar em ultimo caso ( quase largando os bets) o Super I/O.

Link para o comentário

segue as voltagens que tenho neste PWM: 

pino 3 - VREF 1v

pino 4 - TONSEL 3v (este era para ter mas não tem)

pino 8 - VREG3 3v (este era para ter mas não tem)

pino 9 - VBST2 5v

pino 13 - EN0 1v

pino 14 - SKIPSEL 3v (este era para ter mas não tem)

pino 16 - VIN 19v

pino 17 - VREG5 5v

pino 22 - VBST1 5v

os outros pinos que não citei é pq estão zerados e os que eram para ter mais nao tem é os que eu testei em outra placa conforme citei anteriormente. neste caso voce aha que o problema esta na entrada,ou seja, antes de chegar no pwm, isso?!?!  e foi estas unicas tensões que achei nele

Link para o comentário

Só pra ver se eu entendi bem, ele tem tensão no botão power? ja mediu TODOS os componentes e não encontrou curto? Lembre que a samsung trabalha bastante com mosfets duplos e a medição é de forma diferente da dos mosfets simples. Outra coisa além do CI que ta fritando não tem mais nenhum outro esquentando? Acredito nesse caso que deve ter um mosfet duplo em curto ou um capacitorzinho daqueles pequenos que passam despercebido que ta zuado, sei lá. Por fim depois de tudo isso eu tentaria trocar em ultimo caso ( quase largando os bets) o Super I/O.

não tem tensão no power; ja medi todos em volta inclusive estes capacitorzinhos e não achei nenhum curto e não tem mais nada esquentando, o que dificulta mais é que não tem esquema desta placa alem deste note não ser um modelo muito popular

Link para o comentário

Peguei um com esse sintoma , era o mosfet AON7410, proximo ao conector da placa wireless, na saida do conector para bateria tambem tem um AON7410 retirei ele e coloquei no lugar do que estava com defeito, apareceu a tensão no power e note ligou.

verifiquei todos que no total são 6, testei um por um fora da placa, inclusive tem um 7200 no meio e como não achei o datasheet dele testei na munheca e é o mesmo 7410 creio que deva mudar amperagem ou algo parecido mas dreno, gate e source mesma coisa

Link para o comentário

na verdade ele tem estes capacitores que ficam em baixo do HD mas sem adesivo para tirar pois ao contrario do modelo que voce citou, no meu caso o HD não encaixa direto na placa mãe e sim por um adaptadorzinho, e estes capacitores ficam bem na direção do chipset e mesmo assim ja testei todos e nada... ta tudo bom!

Link para o comentário

Amigo pode acreditar que vc tem curto na linha de 3.3 ou 5v ou mesmo tem algum mosfet fazando pro gate.

Com a fonte assimetrica em 2,2v injete tensao na bobina de 3e5v e veja o consumo.

Tambem pode ser algum capacitorzinho sem ceramica que esta em curto causando esse sintoma entao ao injeta tensao vai acusar alto consumo.

Link para o comentário

Amigo, o PWM 51125, é o responsável por gerar os 3,3V e os 5V, como ele esta esquentando e você já trocou, é certeza que tem algum componente que é alimentado por este PWM que esta em curto, geralmente quando isso acontece é o IO que foi pro espaço, eu trocaria o super IO pra ver o que acontece.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...