Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido No-break NHS Premium PDV 1200VA Não Liga

Avalie este tópico:


eliasgirardi

Posts em destaque

Bom dia, estou com este no-break que não está ligando. 

O cliente relatou fumaça saindo do equipamento antes do problema acontecer.

Me deparei com os componentes Fet1, Fet2, Fet3 e Fet4 totalmente torrados.

A placa não aparenta ter mais problemas visualmente.

Estes fets são IRFZ44N. Estou providenciando outros para a substituição.

Enquanto eles não chegam o que mais posso medir para descobrir por que eles estouraram?

O esquema é este: 

Não sei interpretar esquemas direito, portanto gostaria de ajuda para tentar descobrir o motivo do problema ter acontecido.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

o nobreak não ligar é meio preocupante.. pode ser que a queima dos fets, tenha levado junto o processador. Veja se tem a tensão de 5V na saída do 7805 (RG1) quando se liga a chave só com uma bateria boa  conectada (nunca ligue esse nobreak com rede e sem bateria). Se não tem os 5V, a causa mais provável é o R2 (1r/1w) aberto.

 

A causa mais comum de queima dos fets nessa placa são os capacitores C14 e C15 (ficam quase encostados no soquete do processador): Quando eles secam, os pulsos nos gates dos fets ficam deformados e assimétricos, o que faz os fets superaquecerem e queimarem. Veja também se o relé de transferência (RL1) não está com o contato colado.

 

Antes de ligar após substituir os fets, é bom checar os resistores de 100R em série com os gates, e o ULN2003. Na dúvida, pode ligar com um resistor de 0.22R/5W em série com o positivo da bateria e, quando for colocar rede, ligar com uma lâmpada série. Se ele funcionar normalmente em bateria e rede, aí sim pode ligar a bateria direto. 

 

ps. Outro defeito comum nele é não comutar para rede aleatóriamente. A causa mais comum é a chave de seleção da tensão de entrada com mau contato. A chave de seleção da saída também é propensa a apresentar mau contato, mas isso é muito raro, ao contrário da de entrada que pifa direto.

 

 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...