Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Distinguir osciladores a cristal VCXO, OCXO e TCXO sem datasheet do componente


Posts em destaque

Olá. Boa noite a todos. Estou com 2 tipos de osciladores a cristal que não existe o datasheet. O meu objetivo é definir os meus osciladores como

vcxo, ocxo ou tcxo apenas analisando o circuito interno dos mesmos. Será que é possível???

 

Segue fotos deles, um é do fabricante FOQ PIEZO TECHNIK e o outro TELE QUARZ. Ambos têm 30.720 MHz, possuem 5 pinos com as mesmas características. Ou seja, fazendo testes aleatórios e com o auxílio de um multímetro e osciloscópio, testei os dois modelos e funcionaram. Porém não consegui analisar o funcionamento do pino de ajuste, não sei como fazer e para que serve, pois como eu disse anteriormente não existe datasheet e tão pouco a classificação do tipo de oscilador, se é vcxo, ocxo ou tcxo ou outros modelos. rsrs

 

Me ajudem! O objetivo é saber como usar o componente por completo e com todos os seus recursos e não apenas como um cristal oscilador. 

1.jpg

20191119_232624.jpg

1.jpg

20191118_194417.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eng.Marcos26 , bom dia 

 

Esses cristais que mostrou não são apenas cristais, são módulos completos que são mais recomendáveis para projetos complexos por entregarem, com mais segurança, uma saída de onda quadrada de nível lógico 

 

Antes de falarmos sobre eles, devemos saber que os cristais servem para ter estabilidade e "controle" sobre o oscilador, através de um ganho na frequência de ressonância

 

8 horas atrás, Eng.Marcos26 disse:

vcxo, ocxo ou tcxo

 

E aqui é destinação do cristal de um grupo que responde a um ajuste diferente, sempre buscando manter a estabilidade de seu funcionamento

 

Por exemplo, o FOQ PIEZO TECHNIK é um OCXO e tem a característica de ser usado em fornos de alta temperatura constante (80 graus C a 90 graus C). Como escrevi este tópico usando como referência o livro A Arte da Eletrônica, me dá a impressão que ele é ajustável por um termostato

 

O TCXO é um oscilador a cristal com compensação de temperatura e serve para controlar a temperatura de um ambiente como se fosse um potenciômetro. Este, por exemplo, obtém estabilidade de parte por milhão em temperaturas de 0 grau a 50 graus C até 0,1 ppm, estes últimos, mais caros

 

Creio que esta linha de osciladores que você citou são voltados para controle de temperaturas, pois as duas categorias acima foram divididas pela faixa de temperatura que suportam, e segundo o livro, são controlados por fornos. Minha hipótese é que aquele pino de ajuste que você citou no seu video seja regulador por um sensor de temperatura

 

Mesmo sabendo que o cristal seja piezoelétrico (movimentação mecânica gera tensão e do mesmo modo oposto), acredito que por serem módulos, o CI fará isso por conta, sendo necessário apenas aquele ajuste do parágrafo anterior para fazer todo o restante

 

Estou ansioso para as respostas de outros usuários. Adorei estudar este tema

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marciobaldo, bom dia! Acho que vc deve ter visto os meus vídeos no youtube mostrando o funcionamento no osciloscópio desses módulos osciladores a cristal.

Realmente são temas bem interessantes, pois não existe nada relacionando no youtube br. Vi muitos vídeos gringos sobre os temas e fazendo a visão por dentro desses componentes. Porém pela dificuldade do vídeo, por não entender inglês fluente, etc não consegui entender. 

Mesmo assim não vi um vídeo que mostra a diferença na prática e nem tão pouco explorando o pino de ajuste desses componentes, que para mim é o mais importante, pois irá definir qual a melhor opção de aplicação para os mesmos.

Entrei em contato com os ex fabricantes e o do Tele quarz respondeu que lembra que eram fabricados pela Siemens. 

O FOQ PIEZO TECHNIK (agora FOQ IQD ) me respondeu que irá passar a minha dúvida para o suporte técnico e segunda talvez tenham alguma resposta.

Os dois componentes foram retirados de um mesmo tipo de placa, por tanto como têm a mesma pinagem são do mesmo tipo mesmo de fabricantes diferentes.

 

Abaixo deixo fotos de onde foram retirados. Me parece que essas placas eram utilizadas em estações de telecomunicações (companhia de telefones).

 

Realmente, eu sou iniciante nesse assunto. Sei a definição de cada tipo de módulo com suas siglas, porém na prática não sei como distinguir.

 

Eu tenho uma versão pdf do livro A arte da eletrônica em inglês. E vi esse tópico bem resumido na pagina 450.

 

Espero que mais usuários consiga explicar esses osciladores.

 

 

 

 

 

 

 

Editado: por Eng.Marcos26
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...