Jump to content

devolvido Acer Nitro AN515-51 MB LA-E911P Sem Video

Rate this topic

SergioPMJunior

Recommended Posts

Boa Tarde! Após a desmontagem desse notebook acabei fechando um curto entre o flat cable da tela e a Bobina LX1, aonde a mesma chegou a torrar, após o incidente a placa não gera imagem. Ja fiz a troca da tela, fiz z subsituição da bobina, aonde tenho os 19v dos dois lados da mesma, e nada de vídeo.

@Jack O'Neo @CJ @Chagas Moura @Well7487 @Gilson Macedo

Edited by SergioPMJunior

2 horas atrás, Gilson Macedo disse:

As tensões no JEDP1 estão presentes? Anote tudo para podermos te ajudar. 

Não Gilson, pinos 1, 2 e 3 que deveriam chegar os 19, esta chegando 5v, ao verificar os mosfets PQ 303 E PQ 304 não estão saturando e a fonte assimetrica fica variando ente 0,011 vai a zero depois 0,016 vai a zero novamente, retirei o PR304, os mosfets saturaram normalmente a fonte normalizou, e de um lado dos pads de um ficava o resistor tenho 19v e do outro 4,5v.

@SergioPMJunior Olá ! com sorte o pu301 não está em curto. Uma vez que ele é projetado para lidar com surtos como este. Um bom indicativo é o fato dele já ter liberado o sinal de drive para os mosfets de entrada com a retirada da PR304 como já feito.  Este ci de charger trabalha com dois comparadores internos e um contador que após sete ocorrências de um evento de curto-circuito  o mesmo trava, só destravando com reset/ou retirada do curto.  Este ci monitora surtos na entrada e na linha de carga da bateria através de anormalidades através RDS(on) nos fets de alta e de baixa e o sentido da corrente sobre os mesmos no pq305 e pq306. Portanto é importante como @Gilson Macedo disse verificar os fets 305 e 306 e também o PQ309 e os elementos discretos (passivos) nessa mesma linha que possivelmente sofreram com o stress do surto.  

Alem disso este ci é escravo do controlador host, que faz uso do protocolo de comunicação smbus, e  recebe pacotes de bis nos pinos scl e sda. Ademais o ci de  charger libera alguns sinais digitais ao host em acok, pmon, iadp etc que seria para verificação posterior na solução do curto.  Pode ser também que a linha de +19VB esteja comprometida : Você poderia tirar o pq309 é verificar com a fonte assimetrica o consumo (com a pr304 também fora)  tá joia!

1 hora atrás, SystSoftPcCelTv disse:

@SergioPMJunior Olá ! com sorte o pu301 não está em curto. Uma vez que ele é projetado para lidar com surtos como este. Um bom indicativo é o fato dele já ter liberado o sinal de drive para os mosfets de entrada com a retirada da PR304 como já feito.  Este ci de charger trabalha com dois comparadores internos e um contador que após sete ocorrências de um evento de curto-circuito  o mesmo trava, só destravando com reset/ou retirada do curto.  Este ci monitora surtos na entrada e na linha de carga da bateria através de anormalidades através RDS(on) nos fets de alta e de baixa e o sentido da corrente sobre os mesmos no pq305 e pq306. Portanto é importante como @Gilson Macedo disse verificar os fets 305 e 306 e também o PQ309 e os elementos discretos (passivos) nessa mesma linha que possivelmente sofreram com o stress do surto.  

Alem disso este ci é escravo do controlador host, que faz uso do protocolo de comunicação smbus, e  recebe pacotes de bis nos pinos scl e sda. Ademais o ci de  charger libera alguns sinais digitais ao host em acok, pmon, iadp etc que seria para verificação posterior na solução do curto.  Pode ser também que a linha de +19VB esteja comprometida : Você poderia tirar o pq309 é verificar com a fonte assimetrica o consumo (com a pr304 também fora)  tá joia!

Bom dia!

Tanto o PQ305 e 306 não apresentaram curto, fiz outro teste, como sou novato apanho muito ainda, retirei o PJ403, isolando assim o PU401 será que essa anomalia poderia estar sendo causada pela linha +19VB_3V , já que ao retirar o jumper a anomalia tanto nos fets PQ303 e PQ304 e no PR304 sumiram?

30 minutes ago, SergioPMJunior said:

Bom dia!

Tanto o PQ305 e 306 não apresentaram curto, fiz outro teste, como sou novato apanho muito ainda, retirei o PJ403, isolando assim o PU401 será que essa anomalia poderia estar sendo causada pela linha +19VB_3V , já que ao retirar o jumper a anomalia tanto nos fets PQ303 e PQ304 e no PR304 sumiram?

Olá! Faça o seguinte verifique estes capacitores abaixo. Pelo seguinte, houve uma sobretensão transitória na linha de 19v, ou seja, os componentes desta linha experimentaram uma tensão maior do que a nominal. O pu401 também pode ter sido danificado. Investigue com o multimentro algo suspeito.  Os capacitores com o @ são facultativos, pode não ter sido usado pelo projetista na montagem. tá joia!

image.png

8 minutos atrás, SystSoftPcCelTv disse:

Olá! Faça o seguinte verifique estes capacitores abaixo. Pelo seguinte, houve uma sobretensão transitória na linha de 19v, ou seja, os componentes desta linha experimentaram uma tensão maior do que a nominal. O pu401 também pode ter sido danificado. Investigue com o multimentro algo suspeito.  Os capacitores com o @ são facultativos, pode não ter sido usado pelo projetista na montagem. tá joia!

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

Testei os capacitores, e estão normais! Será que poderia ser o PU401?

11 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

Estou ficando confuso em relação a esse tópico. Li agora que os 3 e 5v estão presentes, então não entendi. 

Estavam Gilson, depois sumiram! vou editar o post! Chegue a testar a comunicação da Bios com o Osciloscópio.

Edited by SergioPMJunior

• 2 weeks later...
Em 24/11/2019 às 13:23, Gilson Macedo disse:

Me parece que o curto está na linha do +3VALW. 

Boa Tarde Gilson!

Andei quebrando a cabeça aqui, e descobri que essa oscilação só ocorre na minha fonte assimétrica, ao conectar a fonte do notebook as tensões se estabilizam, mas hora tenho +3VALW  hora não, o sinal dos 3v_EN não esta chegando no PU401, chequei a saida dele la no SIO e o mesmo tb não se encontra presente poderia me dar uma luz?

13 horas atrás, Gilson Macedo disse:

Fonte de bancada deve ficar na corrente máxima, só se reduz a corrente da fonte de bancada quando se vai testar curtos. Checou o diodo db1? Simule a tensão correta de enable do pu401 pra ver se o defeito é apenas o enable. 

Esta na corrente máxima, por isso estranhei! Chequei o db1, esta normal, simulei a tensão de 3v e os 3VALW  foram liberadas pelo PU401 mas sem imagem, poderia me dar um norte do que testar?

• 3 years later...
Em 23/11/2019 às 16:13, SergioPMJunior disse:

Boa Tarde! Após a desmontagem desse notebook acabei fechando um curto entre o flat cable da tela e a Bobina LX1, aonde a mesma chegou a torrar, após o incidente a placa não gera imagem. Ja fiz a troca da tela, fiz z subsituição da bobina, aonde tenho os 19v dos dois lados da mesma, e nada de vídeo.

@Jack O'Neo @CJ @Chagas Moura @Well7487 @Gilson Macedo

Boa tarde, alguns anos depois estou aqui pois fiz a mesma burrada, você conseguiu resolver? O seu ligava ainda? O meu não da imagem mais depois disso, entretanto todo o restante do notebook funciona normalmente, será que no meu caso só trocar a tela resolve?