Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Projeto aula simulador elevador

Avalie este tópico:


Léo Nichele

Posts em destaque

Olá a todos!
Meu nome é Léo, sou novo no fórum, estava procurando algum que tivesse assuntos direcionados a eletrônica e este parece excelente. Estou estudando automação industrial e ainda meio leigo na eletrônica necessito de auxílio para iniciar alguns projetos básicos. Preciso fazer uma atividade para minha aula sobre máquinas de estados finitos, fiz algumas pesquisas e não encontrei as informações que preciso, espero alguém possa me ajudar.

1) Modelar o funcionamento de um elevador de 2 andares.
Entradas:
• Sensor para identificar o andar;
• Botão para subir;
• Botão para descer.
Saídas:
• Motor para subir;
• Motor para descer;
• Indicador que o elevador está parado.
Informações:
• Caso não haja chamada, então o elevador fica parado onde estiver;
• Se for pressionado o botão referente ao andar atual, então o elevador fica parado onde estiver.


2) Montar o circuito eletrônico para ilustrar o funcionamento do elevador.
Materiais:
• Circuitos Integrados (CIs) de acordo com a modelagem efetuada pela equipe;
• Push-buttons (chaves táctil);
• Leds.

Editado: por Léo Nichele
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu preciso fazer o circuito logico desse esquema para dois elevadores, montar a tabela verdade, mapa de karnaugh e jogar no proteus depois disso montar os CIs, botoeira e leds.Eu me confundo para montar a tabela colocando as entradas e saídas, até vi um exemplo na internet parecido com o que devo fazer, mas está com um motor e dois sensores e o meu pede dois motores.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Léo Nichele. Primeiro, por favor refaça a sua apresentação corretamente antes de dar prosseguimento, senão este tópico será bloqueado.

 

----------------------------------------------

 

As duas únicas saídas são os comandos de subir, descer, e indicador de parada, sem comando de porta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, zazulak disse:

@Léo Nichele. Primeiro, por favor refaça a sua apresentação corretamente antes de dar prosseguimento, senão este tópico será bloqueado.

 

----------------------------------------------

 

As duas únicas saídas são os comandos de subir, descer, e indicador de parada, sem comando de porta?

Eu fiz no tópico apresentação, não sei porque não está aparecendo, estou  lendo os tópicos e me acostumando com a interface da página, me oriente caso esteja fazendo algo errado.

 

Exatamente, apenas subir descer e led indicador. Pelo que entendi na descrição deve ter dois motores um pra subir e outro pra descer, até iniciei o diagrama de estados com as 3 saídas mas a logica ficou estranha acho está errada.

elevador diagrama.jpg

Editado: por Léo Nichele
inserir mais info
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Léo Nichele disse:

Eu fiz no tópico apresentação, não sei porque não está aparecendo, estou  lendo os tópicos e me acostumando com a interface da página, me oriente caso esteja fazendo algo errado.

No tópico fixo da área de apresentações tem a explicação de como criar uma apresentação: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Léo Nichele olá!  Na IOSR Journal of Engineering (IOSRJEN) tem um artigo, em inglês, que tem esse projeto mais ou menos detalhado.  Me interesso pelo assunto, mas não sou conhecedor dos detalhes. Cheguei a ter uma pequena experiencia com PLCs, IHM, mas não entrei nesse assunto sobre maquinas finitas e a lógica de sua montagem.  A ideia do seu projeto é simular o elevador e montar o circuito para demonstrar o funcionamento.  Como me interesso pelo assunto vou pesquisando aqui e o que descobrir compartilho no tópico. tá joia!

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simulei um circuito básico com relés, de onde você pode deduzir a lógica e converter para um circuito com portas lógicas (acredito que nem precise usar flip flop, pela simplicidade).

 

image.png

 

As chaves de fim de curso são normalmente fechadas: Quando o elevador chegar no destino, ela abre. Os botões de subir e descer são de contato momentâneo.

 

No caso do motor, não teria porque usar dois.. pode usar um motor DC comum que dê para inverter a rotação invertendo a polaridade.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi do enunciado, não precisa montar o circuito com motores, só com leds..um pra indicar subida, um pra descida, e um indicador de parado. Mas.. o sensor de andar, será apenas uma entrada? Tipo, nivel 0 para um andar e nível 1 para outro?

 

Ah, e.. especificaram se os integrados tem que ser TTL ou CMOS?  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Léo Nichele Bem vindo ao fórum. 

 

Existem muitas formas de fazer esse circuito meu amigo. O que vcs estao aprendendo atualmente na aula de maquinas de estados? algum CI especifico? portas lógicas?

 

A simulação utilizando 2 motores eu nao vejo muita lógica, mas acredito que é para facilitar para os alunos. 

 

Se vc fizer a tabela para apenas 1 botao, 1 sensor e 1 motor, basta repetir a tabela novamente para saber a tabela equivalente. Observe que vc tem duas vezes o mesmo circuito (botao 1 / sensor 1/ motor 1  que é igual a botao2 /sensor 2/ motor 2) , a tabela de um vai ser a mesma tabela do outro ao meu ver. 

 

O 555 ta valendo nesse projeto?  :) 

 

Veja aqui abaixo, é o mesmo circuito espelhado um no outro, uma porta logica and e not para LED de elevador parado. Repetindo que tem muitas formas de fazer amigo.

 

elevador 2 motores.png

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, R2-D2 disse:

@Léo Nichele Bem vindo ao fórum. 

 

Existem muitas formas de fazer esse circuito meu amigo. O que vcs estao aprendendo atualmente na aula de maquinas de estados? algum CI especifico? portas lógicas?

 

A simulação utilizando 2 motores eu nao vejo muita lógica, mas acredito que é para facilitar para os alunos. 

 

Se vc fizer a tabela para apenas 1 botao, 1 sensor e 1 motor, basta repetir a tabela novamente para saber a tabela equivalente. Observe que vc tem duas vezes o mesmo circuito (botao 1 / sensor 1/ motor 1  que é igual a botao2 /sensor 2/ motor 2) , a tabela de um vai ser a mesma tabela do outro ao meu ver. 

 

O 555 ta valendo nesse projeto?  :) 

 

Veja aqui abaixo, é o mesmo circuito espelhado um no outro, uma porta logica and e not para LED de elevador parado. Repetindo que tem muitas formas de fazer amigo.

 

elevador 2 motores.png

 

Obrigado pela resposta, o professor está querendo que usemos, JK ou D,SR. Fizemos alguns mas não fica 100% correto. Fiz uma simulação no Proteus mas só funciona sem nenhum VCC mas quando for colocar no protoboard não vai dar boa.rsrsrs

IMG-20191125-WA0066.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Léo Nichele da para fazer assim também, tem muitos jeitos rsrs

 

Mas teria que alterar o circuito. Ao meu ver o sensor da porta pode ficar na entrada J (com resistor pullup), o sensor ligado ao terra (portanto quando o elevador estiver no andar do sensor libera 0v para a entrada J ; A entrada K fica sempre em LOW. O botao de subida/descida fica na entrada Clock e é ativada em nivel alto (portanto resistor de pulldown nessa entrada é essencial). As entradas Set e Reset sempre ligados ao VCC. Veja a tabela desse CI, marquei em vermelho . Nao tenho como simular isso  agora p vc mas acredito que da certo sim 

 

jk table.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se é 

1 hora atrás, R2-D2 disse:

@Léo Nichele da para fazer assim também, tem muitos jeitos rsrs

 

Mas teria que alterar o circuito. Ao meu ver o sensor da porta pode ficar na entrada J (com resistor pullup), o sensor ligado ao terra (portanto quando o elevador estiver no andar do sensor libera 0v para a entrada J ; A entrada K fica sempre em LOW. O botao de subida/descida fica na entrada Clock e é ativada em nivel alto (portanto resistor de pulldown nessa entrada é essencial). As entradas Set e Reset sempre ligados ao VCC. Veja a tabela desse CI, marquei em vermelho . Nao tenho como simular isso  agora p vc mas acredito que da certo sim 

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Não sei se entendi mas em todo caso😁

 

simulaçao elev.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não seria o caso de usar 555 porque ele é um integrado analógico, e o trabalho aí é sobre sistemas digitais.

 

Pode fazer assim:

image.png

 

SW2 é um botão de contato momentâneo para subir

SW2 é para descer

SW1 é o sensor de andar.. se estiver para baixo, é porque o elevador está no andar de baixo, e vice versa

L1 indica subida, L2 indica parada e L3 indica descida.

 

Esse circuito dá pra montar com um 7476 e um 7400.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, zazulak disse:

Só vejo um problema aí: Se apertar para subir e descer ao mesmo tempo, aciona os dois motores juntos.

 

Não sei se o Proteus é confiável para simulações porque nele quando aperto dois botões ele está parando o motor, digo isto também porque antes não tinha alimentação de VCC e os motores ligavam😅

Vou simular aquele primeiro circuito que você mandou, achei que fiquei bom de montar também, só o problema é que preciso mostrar a tabela verdade e mapa do circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, zazulak disse:

Acho que não seria o caso de usar 555 porque ele é um integrado analógico, e o trabalho aí é sobre sistemas digitais.

 

Pode fazer assim:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

SW2 é um botão de contato momentâneo para subir

SW2 é para descer

SW1 é o sensor de andar.. se estiver para baixo, é porque o elevador está no andar de baixo, e vice versa

L1 indica subida, L2 indica parada e L3 indica descida.

 

Esse circuito dá pra montar com um 7476 e um 7400.

 

O subir funcionou beleza, o led de elevador parado também, mas o L3 não funcionou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Léo Nichele disse:

 

O subir funcionou beleza, o led de elevador parado também, mas o L3 não funcionou.

Aqui tem o desenho original em dsn: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Para funcionar a L3, tem que mudar a SW1, para o circuito entender que o elevador está em cima. Aí sim ao apertar o SW2 ele aciona a descida, até que se mude a SW1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...