Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Monitor Samsung B1930N diodo de fonte queimado

Avalie este tópico:


Augusto7744

Posts em destaque

Monitor Samsung B1930N diodo de fonte queimado

Monitor Samsung modelo B1930N.
Quando liga algumas vezes é gerado um cheiro de queimado que nao para de sair de dentro do monitor apesar que o mesmo esta ligando a tela normalmente.
Eu desmontei e vi que os dois diodos no inicio da fonte (proximo da entrada do cabo de energia) estao com mancha escura logo abaixo dos mesmos.
Eu tentei em varios lugares e nao vi o manual de serviço com os valores desses diodos.
Talvez o nome da fonte é BN44-00325A.

Os diodos sao os que estao marcados com a linha vermelha na foto.

É possivel que ocorreu deu problema de retorno da rede eletrica na fonte desse monitor.


Qualquer dica eu agradeço.
Tenha um bom dia.

1.png

Editado: por Augusto7744
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Augusto7744 , bom dia

 

Vou ajudar com o que eu posso. No esquema, aponta ser o DIODE-TVS;VESD05A1-02V,6.0/6.8/7.5V,SOD se as duas peças da sua placa forem iguais

 

Coloração mais escura não significa que esteja queimado, pegue seu multímetro e reteste. Cheiro de queimado pode ser mais provável daquele trafo que converte a tensão para as lâmpadas. Aquele ali sim esquenta ao ponto de dessoldar os terminais PTH

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.
Eu agradeço sua atenção.
Esse monitor foi ligado em um filtro de linha que estava com problema.
Primeiro eu liguei um TV e depois de alguns minutos ocorreu um estouro dentro da TV na parte da fonte apesar que nao aparentou ter sido curto circuito porque tinha outro dispositivo ligado no mesmo filtro de linha que nao ocorreu esse mesmo problema.
A TV continuou funcionando, mas depois de um tempo danificou algo na fonte que prejudicou alimentação das lampadas do display que ficaram muito fracas ao ponto que ao ligar a TV sempr entra em modo de proteção.
Depois eu liguei um monitor que ficou ligado e depois apagou e nao ligou novamente.
O terceiro foi esse monitor que ficou ligado e de repente começou a sair cheiro de queimado como se fosse curto circuito. mas curto circuito ocorreu estouro na tomada que é algo que nao ocorreu nesses casos.
Eu joguei fora esse filtro de linha.
Esse monitor liga normalmente, mas fica saindo esse cheiro de queimado da fonte.
Eu verifiquei a fonte e tinha manchas escuras que lembram queimado abaixo desses dois diodos que estao ligados na placa entre o cabo de energia e o resto da fonte ou seja é o primeiro componente da fonte ligado na tomada.
Tudo isso pode ter sido retorno de energia ou ainda internamente ou talvez esse filtro fez "um pequeno" curto circuito de poucos volts que é o porque nao ocorreu um estouro na tomada. Nao sou eletrecista, mas isso é o que eu imagim que possa ter ocorrido.

Seja o que for esses diodos eu nao sei o valor exato.
Sim testarei com um multimetro para ver se esses diodos estao com problema.
Eu precisava do manual de serviço desse monitor que é muito dificil de encontrar na internet.
Tem aqui no forum, mas o link de download mostra que eu nao tenho permissao para fazer o download porque necessita um nivel de usuario que no momento eu nao tenho.
Eu agradeço suas dicas.
Tenha um bom dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Augusto7744 , bom dia. Por favor, seja mais resumido. Só conte o problema, temos muito tópicos para responder (é como se eu estivesse falando em um tom de voz normal)

 

Ok, vamos aguardar o seu teste. Você já ganhou 4 joinhas, tem 40 pontos. Pode comprar o pacote no gerenciador por 10 créditos e baixar o manual

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marciobaldo

Eu agradeço muito por ter me avisado sobre resumnir.
Eu estive neutro sobre isso.

"é como se eu estivesse falando em um tom de voz normal"
Voce nao precisa dizer para todas as pessoas, mas disse para evitar problemas.
Pessoas que tem esse rosto igual ao seu geralmente nao gostam de dominar os outros.
Nao se pode julgar pela aparencia, mas seu sorriso no momento nao mostra que voce gosta de dominar.
Tenha um bom dia.

@GameMax
Eu agradeço pela informação.
Tenha um bom dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marciobaldo

Por favor veja o que eu disse

"Nao se pode julgar pela aparencia, mas seu sorriso no momento nao mostra que voce gosta de dominar."
Eu fiz um elogio para voce porque voce tentou demonstrar que nao estava dando ordens quando me avisou de criar posts reduzidos.
Muito grato pela ajuda.

@William_R e Jhones
EU agradeço muito sua atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...