Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

duvida sobre leitura de esquema eletrico

Avalie este tópico:


Harvorax

Posts em destaque

Thiago, pesquise sobre os diferentes estados de trabalho do aparelho, também chamados de estados de suspensão (S0 até S5), isso é muito importante para o trabalho com estes esquemas.

 

Além de vários artigos disponíveis na net, no datasheet do ICH você pode encontrar informação sobre estes estados.

 

Basicamente ali descreve quais fontes de alimentação você vai encontrar ativas com o aparelho em standby, com o aparelho ligado, com o aparelho em suspensão e assim por diante.

 

Sempre que tiver duvidas sobre os esquemas não duvide em perguntar pois certamente irá ter grandes progressos com este tipo de estudo.

 

Parabéns e boa sorte  8)

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago, pesquise sobre os diferentes estados de trabalho do aparelho, também chamados de estados de suspensão (S0 até S5), isso é muito importante para o trabalho com estes esquemas.

 

Além de vários artigos disponíveis na net, no datasheet do ICH você pode encontrar informação sobre estes estados.

 

Basicamente ali descreve quais fontes de alimentação você vai encontrar ativas com o aparelho em standby, com o aparelho ligado, com o aparelho em suspensão e assim por diante.

 

Sempre que tiver duvidas sobre os esquemas não duvide em perguntar pois certamente irá ter grandes progressos com este tipo de estudo.

 

Parabéns e boa sorte  8)

 

sim

intendi q certas tensoes estao ou n presentes dependendo do estado do notebook

é justamente isso q quero saber a diferença e qual estado q é entre os estados s0 e s5 para facilitar as mediçoes de tensao na placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi amigo,

 

Geralmente o estado S5 são as tensões primarias ( máquina desligada ) 3.3V , 5V

 

S3 - ja tem as tensões secundárias 1.08, 1.5V ( processador , memória )

 

S0 - Máquina ligada ! Todas as tensões presentes.

 

Mas tem que estudar caso a caso.

 

Abraço

entao com a placa conectada a fonte vai apresenta somente o S5 e S3 se estiver tudo ok?

o S0 so vai apesentar quando a placa estiver ligada

 

mas pelo q o info falo isso pode variar de note para note dependendo da leitura do ich q conheço mais como super i/o

estou certo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

creio que uma imagem fale mais que mil palavras!

 

start.jpg

 

Pela imagem, você vê em quais estados cada fonte se ativa.

 

 

Na prática raramente  me apego a estes estados, visto que checamos os estados de cada fontes diretamente na placa!

 

 

Mas como quer se aprofundar  no tema o que é ótimo, para um entendimento mais aprofundado, sugiro a leitura do material abaixo, que se trata do datasheet de um ICH8 Intel! Nele constam todas estas informações e muito mais!

 

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Boa leitura!

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi amigo,

 

Geralmente o estado S5 são as tensões primarias ( máquina desligada ) 3.3V , 5V

 

S3 - ja tem as tensões secundárias 1.08, 1.5V ( processador , memória )

 

S0 - Máquina ligada ! Todas as tensões presentes.

 

Mas tem que estudar caso a caso.

 

Abraço

entao com a placa conectada a fonte vai apresenta somente o S5 e S3 se estiver tudo ok?

o S0 so vai apesentar quando a placa estiver ligada

 

mas pelo q o info falo isso pode variar de note para note dependendo da leitura do ich q conheço mais como super i/o

estou certo ?

 

Leia isso.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Legal sobre ich

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

na minha opinião, estas noções são importantíssimas e o seu estudo aumenta imenso a compreensão do funcionamento de um notebook, assim como a capacidade de análise do técnico.

 

eu compreendo o colega paulo, que menciona que na prática não se preocupa muito com estas noções, embora eu saiba que ele as conhece bem.

 

no meu caso, elas estão sempre presentes no meu raciocínio, por vezes até exageradamente. mas não quero dizer com isto que estou mais correcto do que ninguém, apenas que funciona comigo.

 

outra coisa interessante - estes conceitos estão regulamentados internacionalmente desde meados dos anos 90!!!

nós estamos sempre a reparar a mesma placa, só que muitas vezes não nos apercebemos disso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...