Jump to content
gabrielnote

em análise Dell Vostro 5480/DAJW8GMB8C1/Se plugar carregador não liga.

Rate this topic

Recommended Posts

Olá amigo@gabrielnote sei que é frustante ficar repetindo as mesmas medições mas às vezes esquentamos tanto a cabeça com a placa que detalhes insignificantes acabam passando despercebidos, e a experiência de tantas placas nos ensina que nunca é demais medir e verificar e refazer as medições. Analisando o tópico e as suas medições percebi alguns detalhes que ao meu ver passaram despercebidos. Vamos lá:

Você disse que na bateria funciona normal certo? Então só por essa informação podemos afirmar com certeza que o circuito de charger (o circuito completo, não apenas o PWM) está de alguma forma afetando o sinal SUS_ON e muito provavelmente DENTRO do SIO pois você disse que levantou o terminal e a oscilação permanece, certo? Por que isso está acontecendo? Analisando o funcionamento de um circuito integrado como o SIO vemos que os sinais de controle (que vão ativar os PWMs, que se comunicam com o PCH ou o processador) são gerados de acordo com os sinais que ele recebe dos vários circuitos da placa. Por exemplo, quando a placa está seguindo a sequência de start em uma determinada etapa o SIO precisa receber o sinal PWROK de todas as fontes secundárias para poder enviar o sinal VR_ON e ativar a fonte de alimentação do processador. Veja que os sinais são interconectados, se o SUS_ON está oscilando (ativo, desativado, ativo, desativado, ativo, desativado...) é sinal que algum sinal que o SIO está recebendo está afetando o sinal SUS_ON.

Vamos ver agora o que acontece na placa, primeiramente só com a bateria conectada:

2019-12-02-140941_1136x501_scrot.thumb.p

Veja no esquema, a tensão da bateria (+VCHGR) passa por PQ20 para alimentar a placa. Note que o gate do PQ20 é controlado por um circuito que depende somente de +VCHGR, ou seja é independente do CI de charge. Nesse caso (o caso em que a placa liga) TODO o circuito de charge não está ativo (o CI de charge usa a tensão do carregador para funcionar, e não a tensão da bateria).

Com o sintoma apresentado é quase certo que o problema esteja em alguma parte do circuito de charge. Sugiro verificar TODOS os sinais que partem desse circuito para o SIO, não apenas o ACAV_IN mas também SMBDAT0, SMBCLK0, IINP e IMVP7_PROCHOT#. Desconfio de IINP pois é o único que só vai pro SIO. 

8 horas atrás, gabrielnote disse:

Bom dia amigo,
 Porque vc faria isso se a tensão de 19V está entrando normalmente?

Porque já peguei casos de não carrega a bateria ou o que está acontecendo e ser o mosfet de entrada em curto.

2 horas atrás, Carlos Porto disse:

Olá amigo@gabrielnote sei que é frustante ficar repetindo as mesmas medições mas às vezes esquentamos tanto a cabeça com a placa que detalhes insignificantes acabam passando despercebidos, e a experiência de tantas placas nos ensina que nunca é demais medir e verificar e refazer as medições. Analisando o tópico e as suas medições percebi alguns detalhes que ao meu ver passaram despercebidos. Vamos lá:

Você disse que na bateria funciona normal certo? Então só por essa informação podemos afirmar com certeza que o circuito de charger (o circuito completo, não apenas o PWM) está de alguma forma afetando o sinal SUS_ON e muito provavelmente DENTRO do SIO pois você disse que levantou o terminal e a oscilação permanece, certo? Por que isso está acontecendo? Analisando o funcionamento de um circuito integrado como o SIO vemos que os sinais de controle (que vão ativar os PWMs, que se comunicam com o PCH ou o processador) são gerados de acordo com os sinais que ele recebe dos vários circuitos da placa. Por exemplo, quando a placa está seguindo a sequência de start em uma determinada etapa o SIO precisa receber o sinal PWROK de todas as fontes secundárias para poder enviar o sinal VR_ON e ativar a fonte de alimentação do processador. Veja que os sinais são interconectados, se o SUS_ON está oscilando (ativo, desativado, ativo, desativado, ativo, desativado...) é sinal que algum sinal que o SIO está recebendo está afetando o sinal SUS_ON.

Vamos ver agora o que acontece na placa, primeiramente só com a bateria conectada:

2019-12-02-140941_1136x501_scrot.thumb.p

Veja no esquema, a tensão da bateria (+VCHGR) passa por PQ20 para alimentar a placa. Note que o gate do PQ20 é controlado por um circuito que depende somente de +VCHGR, ou seja é independente do CI de charge. Nesse caso (o caso em que a placa liga) TODO o circuito de charge não está ativo (o CI de charge usa a tensão do carregador para funcionar, e não a tensão da bateria).

Com o sintoma apresentado é quase certo que o problema esteja em alguma parte do circuito de charge. Sugiro verificar TODOS os sinais que partem desse circuito para o SIO, não apenas o ACAV_IN mas também SMBDAT0, SMBCLK0, IINP e IMVP7_PROCHOT#. Desconfio de IINP pois é o único que só vai pro SIO. 

Boa noite @Carlos Porto

Concordo com vc que tem algum outro pulso que está causando isso antes do SUS_ON o problema que segundo o esquema não aparece esse pulso,  apenas diz que a sequência seria o SUS_ON e depois vem o resto pois até o  SUS_ON parece estar tudo dentro do normal.
 Agora verificar  IIN que vc citou e não encontrei nada, ele fica zerado, nível baixo tanto com o carregador e placa desligada quanto depois de dar o start e começar a oscilação do SUS_ON.
 Estou meio sem saída.
 Até pensei em regravar o EC mas pelo que vír ele não tem SPI interna, certo?
 Tanto é que troquei o SIO por um de positivo e nao precisei fazer nada a respeito pois ele ligou e deu vídeo tranquilo, ficou na mesma colocando a bateria. 
 Se tiver mais alguma coisa a acrescentar estou de ouvidos bem abertos.
Abraço!!!!

11 horas atrás, master7 disse:

@gabrielnote qual a tensão do pino 112 do SIO?

Bom dia @master7,

Esse pino também fica oscilando porém se perceber ele sai do SIO e é o 13° passo, o SUS_ON é o 8°, então creio que o problema dele estar oscilando é porque o SUS_ON está.
 Preciso achar alguma entrada no SIO que esteja oscilando antes do SUS_ON mas está difícil.

Olá amigo @gabrielnote entendo sua linha de raciocínio, mas ainda insisto na possibilidade de outros fatores externos ao SIO. Normalmente a sequência de start é bastante resumida, só contempla apenas as etapas mais fundamentais para o funcionamento da placa, muitos outros fatores necessários para que a placa funcione adequadamente NÃO aparecem na sequência. Vamos acompanhar junto.

2019-12-03-092850_1861x328_scrot.png

Vemos nessa sequência que primeiro temos que ter tensão de alimentação certo (+PWR_SRC). No caso de alimentar a placa com o carregador antes mesmo do passo 3 (Botão power) já vai chegar no SIO os sinais que mencionei anteriormente (provenientes do charger). Então quando você aperta o botão power e a sequência chega no passo 8 já temos sinais do charger e das fontes primárias no SIO e se algum desses sinais estiver alterado vai afetar o funcionamento normal do SIO, causando a oscilação do SUS_ON. Com a alimentação da bateria alem do sinal PBAT_PRES# também tem AC_OFF chegando nele, então até mesmo esse sinal pode influenciar o comportamento dele. Eu verificaria todos esses sinais que chegam no SIO ANTES de pressionar o botão power, para ter certeza que não estão alterados.

3 horas atrás, master7 disse:

@gabrielnote tensão do Q43 só com a bateria e depois só com o carregador.

Com carregador e dado o start (Quando começa a oscilar)= 0v em todos os pins
Com bateria dado o start = 1V no Dreno e 0V nos outros 

Galera olha só,
 Eu posso estar muito louco mas acho que o rebaling vai resolver...
 Olha, eu já estou desistindo dessa placa, então fiz um ME no processador dele e para minha surpresa a máquina ligou só com o carregador,  depois do ME liguei e ela ligou, parou de oscilar as tensões informadas mas não gerou vídeo pois o consumo ficou muito baixo, lá pelo 0,16A Logo depois de um minuto fui tentar ligar novamente e ela ligou 2 vezes consecutivas com vídeo.
Será....????
Olhei bem os componentes ao redor pois pode ser alguma resistencia que vai para ele ou mesmo ou fet e tal mas nada que me chamou atenção, enquanto escrevia aqui liguei novamente e novamente ligou  na hora e com video certinho.
 Vixi, estou bem pé atrás mas com certeza é bem longe do charger então podemos dizer que o problema não é por lá.

De qualquer forma vou efetuar o rebaling e depois vou deixar uns 2 a 3 dias em testes para ver o problema volta.

Se for realmente o rebaling aí o que pode pode realmente ter ocorrido é que com o carregador ele consome mais corrente do que a bateria e algum bloco que está com microfissura pode não responder bem a essa corrente maior pois com a bateria liga e funciona, mas esse tese não me parece muito consistente e convincente, kkk mas agora o que pode ser???

Já peguei um Acer que estava com esse problema, só funcionava na bateria. O problema era o capacitor dos 3 volts, ficava com ripple quando com o carregador.

Em 29/11/2019 às 16:24, jubadasilva disse:

Eu daria uma atenção especial aos mosfets de entrada. 

Eu já tive um problema assim quanto mais apenas quando o notebook estava ligado e conectava o carregador ele não carregava.

O mosfet de entrada estava como um jamper em curto então confundia o charger na hora de identificar a tensão.

@gabrielnote  Eu cheguei agora e nas msg que eu vi não percebi se você deu uma olhada onde essa tensão é gerada. 

Ela vem do KBC se não me falha a interpretação do esquema dessa placa. Mas como está chegando essa tensão nele?

Digo, ela está dento do esperado? Ela está pulsando assim como o SUS_ON (mesmo que pouco)? Consegue checar isso no osciloscopio? 

Tive um problema onde o pwm estava oscilando a tensão a tensão da SMPS depois do filtro. O que na verdade estava acontecendo é que sem corrente para tabalhar ele desligava depois de perder alguns cabelos percebi que a alimentação um resistor estava alterado. 

Talvez não seja o seu caso. Mas poderia verificar isso?