Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise DELL 14-3442 intel mb 13269-1 fx3mc rev a00 Não liga

Avalie este tópico:


Samuel RD

Posts em destaque

@Samuel RD Está placa da dell é mole mole

 

Se tirar a bateria do CMOS e ela estiver perfeita ela liga na hora que conecta a fonte.

 

A partida dela somente ocorre se gerar 3,3 vs e 5 vs, se estas fontes não subirem a placa não liga.

 

Se você não tem 3,3 v na bios é bem possível curto na linha de 3,3 vreg  Pode ser o SIO ou o BGA processador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Roberto275803 disse:

@Samuel RD Está placa da dell é mole mole

 

Se tirar a bateria do CMOS e ela estiver perfeita ela liga na hora que conecta a fonte.

 

A partida dela somente ocorre se gerar 3,3 vs e 5 vs, se estas fontes não subirem a placa não liga.

 

Se você não tem 3,3 v na bios é bem possível curto na linha de 3,3 vreg  Pode ser o SIO ou o BGA processador

vou verificar essa linha 3,3vreg, porque tenho todas as tensões presente 19v,3v,5v.. so a bios que nao tem 3v. vou verificar essa linha e posto o resultado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Roberto275803 disse:

@Samuel RD Está placa da dell é mole mole

 

Se tirar a bateria do CMOS e ela estiver perfeita ela liga na hora que conecta a fonte.

 

A partida dela somente ocorre se gerar 3,3 vs e 5 vs, se estas fontes não subirem a placa não liga.

 

Se você não tem 3,3 v na bios é bem possível curto na linha de 3,3 vreg  Pode ser o SIO ou o BGA processador

verifiquei tenho 3,3vreg, e 5 vreg-- localizado no ci de nomenclatura PU4503 

o estranho que esse ci aquece um pouco, mas as tensões estao ok

encontrei pelo esquema a bios e não tenho tensão 3D3V_S5, não consegui encontrar quem gera essa tensão

1 hora atrás, tecgess disse:

Olá  tudo bem .. post o link do esquema que está analisando.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Samuel RD 

 

image.png

 

Você tem 3D3V_S5?

Eu não entendi muito porque você colocou que acho 3V no conector da bateria. Isso não indica que você tem as tensões de 3V da fonte SMPS veja o esquema abaixo as tensões que você acha no conector da bateria.

 

image.png

 

 

Isso só indica que o Charger está funcionando. O charger usa a tensão LDO 3D3V_AUX_S5 da fontes de 3V e 5V mais isso não quer dizer que a tensão 3D3V_S5 esteja funcionando. 

 

Elas aparecem em estados diferentes de inicialização..

 

Em resumo: Você tem a tensão 3D3V_S5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, K0rTy disse:

@Samuel RD 

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Você tem 3D3V_S5?

Eu não entendi muito porque você colocou que acho 3V no conector da bateria. Isso não indica que você tem as tensões de 3V da fonte SMPS veja o esquema abaixo as tensões que você acha no conector da bateria.

 

 

 

Isso só indica que o Charger está funcionando. O charger usa a tensão LDO 3D3V_AUX_S5 da fontes de 3V e 5V mais isso não quer dizer que a tensão 3D3V_S5 esteja funcionando. 

 

Elas aparecem em estados diferentes de inicialização..

 

Em resumo: Você tem a tensão 3D3V_S5.

Eu não tenho 3D3V_S5, estou verificando no esquema. Mas não estou encontrando quem gera essa tensão 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Samuel RD disse:

esse ci, esta aquecendo um pouco. vou verificar as tensões e posto

Eu já lhe dei a dica, se a PU4503 está aquecendo e não tem está tensão na bios o mais provável é o SIO em curto ou o processador.

 

Alimente o pino 8 da bios com 3,3 v e veja o que aquece e o consumo de corrente na fonte e informe aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Roberto275803 disse:

Eu já lhe dei a dica, se a PU4503 está aquecendo e não tem está tensão na bios o mais provável é o SIO em curto ou o processador.

 

Alimente o pino 8 da bios com 3,3 v e veja o que aquece e o consumo de corrente na fonte e informe aqui.

 

17 horas atrás, K0rTy disse:

É o PU4503

 

Ejetei 3v mas o unico ci que aquece é a bios:

No PU4503

PINO 3- VREG3-3v-------------PINO 13--VREG5---5V

Pino 6--EN2--3v-------------------PINO 20--EN1--- 3V(era para ter 5v)

PINO 11--DRVL2--0V----------PINO 15--DRVL1--0,16V

VIN--tenho 19v

--------------------------------------------

o estranho quando ejeto a tensão so a bios esquenta e esse ci PU4503, 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Samuel RD Cada defeito que nunca peguei, mas tudo é possivel. Então remova o chip da bios e depois injete 3,3 v no pad da placa referente ao pino 8 da bios e veja a tensão que você consegue e o consumo de corrente.

 

É assim que trabalhamos com tensão e consumo de corrente. As duas medidas juntas nos testes de curto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Samuel RD  Mas não injeta tensão nessa pad não. Veja que essa pad é sensivel colocar um fio de solda ou qualquer coisa é muito facil você danificar essa pad dificultando o reparo.

 

Analisando o PU4503 veja o seguinte.

 

Nesse componente temos o VIN que é a alimentação do Chip ela deve ser 19v. Logo depois que o chip receber os 19v ele vai liberar para a placa as tensões LDO (5V_PWR_2 e 3D3V_PWR_2).

Citar

Veja se elas estão presentes. 

 

Logo depois disso a tensão 3D3V_AUX_S5 passa por uma PAD (PR4532) era para ser um resistor de 0r mais em geral ai é apenas uma pad mesmo. Depois disso essa tensão recebe outro nome 3D3V_AUX_S5 ela vai alimentar muita coisa para sair do que chamamos de estagio S5.

 

Depois de passar por essa pad o 3D3V_AUX_S5 passa para uma parte da placa que vai alimentar o KBC (vulgo controlador do teclado ou Super I/O).

 

image.png

Citar

Está tendo 3D3V_AUX_KBC então o Super I/O está alimentado. 

 

O Super I/O vai enviar um sinal para que o PWM continue o processo ainda no estagio S5. (S5_ENABLE) 3.3v.

 

Mas ele só vai mandar esse sinal quando o PU4503 enviar outros sinais de que está tudo bem nos proximos componentes do estagio S5 um deles é o PGOOD (3V_5V_POK); se alinha estiver em curto ele não vai enviar o sinal de ativação.

 

Mas com saber se a linha 3D3V_S5 e 5V_S5 estão em curto simples. Com um multimetro na escala de X1 verifique qual é a resistencia dessa linha ao terra (GND), se estiver em algo abaixo de 2R ou 2 Ohms  ela  pode está em curto. 

 

Em geral essa placa entra em curto no PCH que é o processador também nessa placa. 

 

Para testes onde se injeta tensão na linha 3D3V_S5 é impressendivel que tire o resistor R3801 para evitar a queima do processador.

 

image.png

 

Quando você tirar esse resistor e as tensões do estagio S5 aparecerem muito provável que o PCH já era. 

Ai é so fazer a troca do processador e o retrabalho. 

 

Desculpe pelo texto longo. 

j+

 

 

 

Editado: por K0rTy
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...