Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notícia Qualcomm lança o 5G mais rápido do mundo.

Avalie este tópico:


luciana336

Posts em destaque

Smartphones equipados com o novo SoC chegarão ao mercado já no início de 2020; Fabricantes como a Xiaomi, Oppo e Motorola já estão desenvolvendo aparelhos
A Qualcomm anunciou nesta quarta-feira (4), durante o Snapdragon Tech Summit em Maui, no Havaí, o SoC (System on a Chip) Snapdragon 865, chamado de “a plataforma 5G mais rápida do mundo”.

Veja também:
Qualcomm redobra aposta e mostra como pretende massificar o 5G
Qualcomm anuncia dois chipsets Snapdragon 5G
Novo sensor de impressão digital da Qualcomm é maior que o anterior
Celular dobrável Samsung W20 é lançado na China com Snapdragon 855+
Novo Snapdragon 865 será 20% mais potente que o atual

O Snapdragon 865 tem um processador Octa-Core com núcleos divididos em três grupos: principal, performance e eficiência. O núcleo principal (ou “Prime”) é um ARM Cortex-A77 rodando a 2.85GHz, acompanhado por 512 Kb de cache L2. Os núcleos de desempenho são três outros ARM Cortex-A77 a 2,5 GHz.

O Cortex-A77 é o núcleo mais poderoso da ARM atualmente, e não é encontrado em circuitos integrados de nenhum outro fabricante. O Kirin 990 da Huawei, por exemplo, é baseado em um design um pouco mais antigo, o Cortex-A76.

Já o grupo de eficiência é composto por quatro núcleos Cortex-A55 de 1,8 GHz e 128 Kb de cache L2, similar ao usado no Snapdragon 855. Em suma, a Qualcomm promete um aumento de desempenho e eficiência energética de até 25% em relação ao modelo anterior.

Reprodução

O Snapdragon 865

Para a GPU Adreno 650, a Qualcomm também promete um aumento de desempenho de até 25%, em comparação com as gerações anteriores, o que segundo a empresa permite jogos “com qualidade de desktop” em dispositivos móveis.

Uma novidade neste ano é que os drivers de vídeo para a GPU poderão ser separados do sistema operacional e atualizados através de uma loja de aplicativos. Assim, os jogadores poderão se beneficiar de correções e melhorias sem ter de aguardar por uma atualização completa do sistema operacional, o que, para alguns aparelhos, pode demorar a chegar.

A Qualcomm afirma que a Snapdragon Game Performance Engine pode ajustar dinamicamente o desempenho da GPU analisando as cenas em tempo real, com foco em funcionamento sustentado ao longo do tempo, em vez de curtos “picos” que, na prática, só são úteis para vencer benchmarks.

A quinta geração da Qualcomm AI Engine é outro ponto de destaque, já que é usada em processamento de imagens, de áudio e de jogos. Com um desempenho de 15 TOPS (Tera Operations Per Second - Trilhões de Operações por segundo) ela é duas vezes mais rápida que a quarta geração, usada no Snapdragon 855, e consome menos energia. Combinada ao Qualcomm Sensing Hub, ela permite que um smartphone consuma menos energia mesmo enquanto se mantém ciente de seu contexto e arredores.

O Snapdragon 865 também tem um novo ISP (Image Signal Processor) capaz de processar até 2,2 Gigapixels por segundo, o suficiente para gravar vídeo em 8K a 30 FPS, em 4K com HDR ou em câmera lenta a 960 FPS, e suporta a captura de imagens (fotos) em até 200 MP, dando um gostinho do que pode estar por vir nas câmeras de futuros smartphones.

Curiosamente, apesar de ser chamado de “a plataforma 5G mais rápida do mundo”, o Snapdragon 865 não tem um modem 5G integrado. É necessário combiná-lo a um modem externo, o Snapdragon X55, que segundo a fabricante oferece velocidades de download que podem chegar a um pico de 7,5 Gbps, superando a maioria das conexões com fio. O modem é compatível com tecnologias como DSS, que permitirá que redes 4G e 5G compartilhem o mesmo espectro, o deverá facilitar a adoção do 5G.

O Qualcomm Snapdragon 865 poderá ser encontrado em smartphones já no início de 2020. Empresas como a Xiaomi, Oppo e Motorola já anunciaram, durante o Snapdragon Tech Summit, que o chip será utilizado em seus próximos aparelhos topos de linha. A chinesa, por exemplo, já revelou que deve estrear o componente no modelo Xiaomi Mi 10. 

 

fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/qualcomm-lanca-snapdragon-865-a-plataforma-5g-mais-rapida-do-mundo/93930

Editado: por luciana336
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...