Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Nobreak Enermax 1300va - Não funciona na rede

Avalie este tópico:


Saulo Gottardo

Posts em destaque

Olá pessoal, estou com o nobreak Enermax de 1300va que não está funcionando na rede, apenas na bateria. Feito uma análise, eu verifiquei que dois capacitores não estavam 100%, logo todos os capacitores foram trocados, são eles: 1ufx63v - 2.2ufx50v - 47ufx25v - 470ufx16v. Analisei tb resistores e diodos, aparentemente normais. Medições feita na placa nos transistores tb ok. Estou desconfiado do CI KA3525A e estou para providencia. Gostaria da ajuda dos amigos, para tentar resolver esse problema. Na bateria funciona perfeitamente, logicamente arriando-as após um tempo de uso. Imagens da placa em seguida

.imageproxy.php?img=&key=95235b96a8a6ab5a

WhatsApp Image 2019-12-06 at 17.02.51.jpeg

WhatsApp Image 2019-12-06 at 17.02.51 (1).jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

movi o seu tópico para o fórum principal de fontes e nobreaks porque aqui ele fica mais visível, e dificilmente alguém terá o esquema desse nobreak (ele é bem antigo). Fui autorizado Enermax de 2013 a 2016 e nem eles tinham mais esse esquema...

 

6 horas atrás, Saulo Gottardo disse:

Estou desconfiado do CI KA3525A

Deixe o 3525 quieto no lugar dele: ele é o responsável pelo funcionamento do inversor, então.. se o inversor funciona, ele está ok.

 

A detecção de rede nesses aí é via transformador de referência. A tensão de entrada chega naquele transformador no canto da placa, e a saída dele é retificada por pelos dois diodos, passa por um divisor formado por alguns resistores e o trimpot, e vai numa das entradas analógicas do PIC. Mais ou menos assim (ignore as numerações dos componentes, esse esquema é de outro modelo):

image.png

 

Veja se está chegando e saindo tensão no transformador pequeno. Quase sempre o defeito é o primário dele aberto. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa dia mestre @zazulak . Primeiramente obrigado pelo retorno e tentativa de ajudar-me. Analisando com base das suas informações reparei a seguinte situação: No transformador, está chegando os 115v na entrada, porém nos pinos 1 - 3 e 3 - 4 na saída sem nenhuma medida. Poderá ser esse transformador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Saulo Gottardo disse:

Verificando com a placa ligada, ambos diodos 1N4007 estão batendo 7.4v.

E no pino central do trimpot, tem alguma tensão? Siga o caminho dali até o pic (as vezes pode ser mau contato no soquete do pic.. isso acontece as vezes nesses enermax mais antigos). Se a amostra de rede estiver chegando corretamente - o ideal é confirmar com osciloscópio - pode ser o próprio pic danificado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/12/2019 às 14:40, zazulak disse:

E no pino central do trimpot, tem alguma tensão? Siga o caminho dali até o pic (as vezes pode ser mau contato no soquete do pic.. isso acontece as vezes nesses enermax mais antigos). Se a amostra de rede estiver chegando corretamente - o ideal é confirmar com osciloscópio - pode ser o próprio pic danificado. 

@zazulak quando coloco a ponteira no pino central do trimpot, há uma oscilação na corrente, o mesmo acontece quando coloco nos terminais do ka3525a, que fazem contato com o trimpot. Comprei o ka3525a e estou aguardando chegar, mas estou em dúvida quanto  ao trimpot, o que acha? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Saulo Gottardo disse:

@zazulak quando coloco a ponteira no pino central do trimpot, há uma oscilação na corrente, o mesmo acontece quando coloco nos terminais do ka3525a, que fazem contato com o trimpot. Comprei o ka3525a e estou aguardando chegar, mas estou em dúvida quanto  ao trimpot, o que acha? 

Então esse trimpot não é o de ajuste da sensibilidade da entrada.. É o que ajusta a tensão da saída. 

 

O primário do transformador de referência está ok?

 

Veja se não tem um outro transformador pequeno fora da placa. E, se esse nobreak tiver chave 110/220, pode ser mau contato nela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele mede 16.38k

 

Uma coisa estranha que começou após mexer na placa: ressoldar alguns componente,  é quando ligo o nobreak com o cabo na tomada e a chave on/off desligada, o led do painel da rede fica acesa, sem ter voltagem na saída dos terminais do nobreak, porém após ligá-lo na chave, tem saída nos terminais e o led do painel da bateria acende . 

 

1º imagem= Cabo de força ligado, led rede acesa, sem corrente saída, chave deligada. (Não acontecia antes, com a chave desligada, nada ficava aceso)

 

2º imagem= Cabo de força ligado, led bateria acesa, com corrente na saída, chave ligada. 

 

 

WhatsApp Image 2019-12-20 at 18.46.15.jpeg

WhatsApp Image 2019-12-20 at 18.46.15 (1).jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Saulo Gottardo disse:

saberia dizer qual a identificação dele?

Boa pergunta... todas as vezes que peguei esse transformador queimado, enjambrei um por fora da placa, e mexi no trimpot e no valor dos resistores pra acertar a faixa de tensão de entrada. Acredito que ele seja de uns 9+9V/100ma. Perguntei uma vez para o pessoal do suporte da Enermax a especificação desse transformador, mas o suporte se mostrou mais inútil que cinzeiro em moto: ninguém sabia, disseram que iam entrar em contato com a engenharia, e nunca mais retornaram.

 

2 horas atrás, Saulo Gottardo disse:

ou o ka3525a ou o trimpot  azul

Tchê, eu já disse: deixe o coitado do 3525 quieto no canto dele.. se ele tivesse defeito, o inversor não funcionaria. 

 

Esses dois trimpots azuis são de ajuste do inversor: o multivoltas à esquerda regula a frequência, e o que fica mais no meio da placa ajusta a tensão de saída em modo bateria. O que ajusta a faixa de tensão de entrada é aquele mais a direita, o R5.

 

Experimente tirar fora o transformador pequeno e medir a resistência do primário.. ele bom mede no máximo alguns kilo ohms de resistência. Se medir aberto na escala de 20K, o primário está aberto (as vezes o fio rompe na ligação com os terminais, aí dá pra emendar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Saulo Gottardo disse:

transformador solto. Medição no primário 3.11k

Tem alguma coisa muito errada aí.. o primário não está aberto, mas você disse que tem 0V na saída dele. Já que ele está fora, ligue ele direto na tomada e veja se sai alguma coisa no secundário.

 

Pela última foto vi que o P5 está bem oxidado.. pode ser ele.

 

3 horas atrás, Saulo Gottardo disse:

o microcontrolador é o pic16c73b,  qual poderei substituir?

Se o PIC estiver danificado, aí o negócio é declarar o óbito e dizer pro cliente que o nobreak dele virou um belíssimo peso de papel. A não ser que você esteja disposto a aprender a programar PIC e recriar o firmware dele do zero :D. A Enermax não existe mais (faliu, deu um baita calote nos funcionários e nas autorizadas, e a fábrica foi comprada pela Coletek). E, mesmo quando ela ainda existia, já não fornecia mais esse PIC, porque essa série 16C não é mais fabricada, foi substituída pela 16F.

 

Mas ainda acho que o PIC não é o culpado.. é muito raro um nobreak Enermax queimar o processador, e nas vezes que queima, geralmente o nobreak nem liga. Veja com o osciloscópio se a amostragem de rede chega no pino do PIC (o pino que monitora a rede é ligado no cursor do P5.. provavelmente seja o pino 7).

 

Esse esquema: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
 é o mais próximo que se consegue desse nobreak. É o esquema da versão posterior dessa linha Power Guard. Essa versão não usa transformador de referência (no lugar tem um divisor resistivo), mas fora isso é praticamente igual. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloquei o transformador na placa e fiz novamente o teste com um outro multímetro. Com o nobreak ligado as medidas são essas da imagem. Porém, o que achei estranho é a variação da medida dos pinos indicados mais próximos. Quando liguei o nobreak estava dando entre 5.5v a 6.5v, depois de um tempo ligado, está com as medidas da imagem.. Quanto  ao P5 dei uma lixada e sua aparência ficou melhor, porém com as mesmas medidas. Não acho que o problema não esteja nele, talvez na linha do P2, Como falei antes, é estranho quando coloco a ponteira e dá uma oscilação chegando a desligar o aparelho, logo não consigo fazer medidas por ali.  

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/12/2019 às 12:42, Saulo Gottardo disse:

Coloquei o transformador na placa e fiz novamente o teste com um outro multímetro. Com o nobreak ligado as medidas são essas da imagem. Porém, o que achei estranho é a variação da medida dos pinos indicados mais próximos. Quando liguei o nobreak estava dando entre 5.5v a 6.5v, depois de um tempo ligado, está com as medidas da imagem.. Quanto  ao P5 dei uma lixada e sua aparência ficou melhor, porém com as mesmas medidas. Não acho que o problema não esteja nele, talvez na linha do P2, Como falei antes, é estranho quando coloco a ponteira e dá uma oscilação chegando a desligar o aparelho, logo não consigo fazer medidas por ali. 

 

Como estão as medidas de resistência do secundário? E, que tensões ele tinha saída ao ser ligado FORA da placa?

 

Achei uma sucata de um PG2500 antigo que tem um transformador igual a esse, liguei o transformador na rede e ele dá cerca de 17+17V ligado em 220, e uns 10+10V em 110.

 

Pode esquecer o P2 por enquanto.. ele é ajuste da tensão de saída, e não tem ligação com a monitoração da rede.

 

ps. Você viu o esquema que postei o link antes?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/12/2019 às 22:02, zazulak disse:

Como estão as medidas de resistência do secundário? E, que tensões ele tinha saída ao ser ligado FORA da placa?

 

Achei uma sucata de um PG2500 antigo que tem um transformador igual a esse, liguei o transformador na rede e ele dá cerca de 17+17V ligado em 220, e uns 10+10V em 110.

 

Pode esquecer o P2 por enquanto.. ele é ajuste da tensão de saída, e não tem ligação com a monitoração da rede.

 

ps. Você viu o esquema que postei o link antes?

 

 

Vou tirar o transformador e vê se as medidas batem com a sua. Quanto ao esquema vi sim e estou analisando com ele tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...