Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notícia Sete funções que fizeram sucesso no Windows XP

Avalie este tópico:


eliasgirardi

Posts em destaque

 

Dos temas à busca de arquivo: relembre as funções que deixaram saudades nos usuários.

 

1.jpg

windows-xp-tema-clássico — Foto: Reprodução

 

O Windows XP foi um dos sistemas operacionais mais bem-sucedidos da Microsoft e que ficou conhecido por ser "queridinho" dos usuários. Na época, ele se destacou por ter sido um dos sistemas mais bonitos, ágeis e seguros que a empresa havia criado até então. Essa versão tinha grandes diferenciais no design e ficou marcada pelo clássico papel de parede Bliss, com a foto de uma colina verde. Além disso, teve variantes de 32bits e 64 bits e uma arquitetura que não era baseada no MS-DOS, como os modelos anteriores, o que garantia maior estabilidade e velocidade.

 

Lançado em 25 de outubro de 2001, o sistema foi encerrado em 2014, quando a fabricante terminou o suporte. A seguir, relembre seis funções de destaque do Windows XP e que ajudaram o sistema a ser um sucesso no mundo todo.

 

1. Temas e personalização

 

O visual do Windows XP era uma das características que mais chamava a atenção. O sistema trouxe cores vibrantes, sombras e formas que tornavam a experiência de uso do computador bastante agradável, até mesmo com o tema padrão que tinha a barra azul. Além disso, uma de suas maiores revoluções foi a possibilidade de personalização. A partir do XP, os usuários puderam escolher entre usar tema moderno ou um clássico do Windows 95, com diversas opções de cores. Outra possibilidade era baixar e instalar novos temas para alterar cores, ícones e deixar o Windows do jeito que você quisesse.

 

2.png

Zune: um dos temas mais conhecidos e usados do Windows XP — Foto: Reprodução/Wikipedia

 

2. Windows Media Player

 

O Windows Media Player tornou muito fácil a reprodução de músicas. O programa organizava a biblioteca do usuário e reproduzia formatos de áudio como mp3. Já quem quisesse ver filmes no PC, só precisava baixar o Media Player Classic ou VLC, dois reprodutores de vídeo que rodavam diversos tipos de arquivos. O Windows XP ainda foi produzido em uma arquitetura avançada para a época e podia, não apenas ler DVDs, mas também gravá-los. Para isso, bastava apenas um programa que “queimava” os discos, como o Nero.

 

3.jpeg

Um dos reprodutores mais úteis e utilizados no Windows XP — Foto: TechTudo

 

3. Busca de Arquivos

 

A Microsoft aprimorou a busca de arquivos ao longo das edições do Windows, mas no XP aconteceu o primeiro grande avanço da ferramenta. O sistema trouxe um recurso de busca textual que exibia uma gama de arquivos como resultado e ainda permitia a utilização de filtros fáceis. Sem dúvida, a função facilitou muito a vida dos usuários.

 

4.jpg

Uma busca eficaz e com muitos filtros para facilitar a vida dos usuários — Foto: Reprodução/Edivaldo Brito

 

4. Conectar e desconectar dispositivos sem reiniciar o PC

 

O Windows XP foi desenvolvido sobre a proteção do Windows NT (New Tecnology). Um dos grandes avanços dessa estrutura era a desobrigação de reiniciar o computador após desconectar dispositivos, o que criava um ótimo ambiente para quem gostava de passar músicas por pen drive ou usar fones de ouvido, por exemplo. Além disso, para quem gostava de fazer dual boot, ou seja, usar um segundo sistema operacional no pendrive ou em partições do HD, essa potência toda do Windows XP acabava ajudando.

 

5.jpg

Remoção de periféricos sem necessidade de reinicialização — Foto: Reprodução/TechTudo

 

5. Ajuda com figurinhas animadas

 

Um mago, um cachorro, um clipe de papel animado e outras figuras poderiam ser os guias de ajuda no Windows XP. A ferramenta clássica ficava em algum lugar do monitor para oferecer ajuda aos usuários. As figurinhas animadas se moviam, andavam e executavam ações inovadoras para os padrões da época, quase como versões primárias dos assistentes de voz que conhecemos hoje. Por isso, ficaram marcadas na memória de quem usou o sistema.

 

6.jpg

O XP disponibilizava ícones que se mexiam para te ajudar nas tarefas — Foto: Reprodução/Computer Business Review

 

6. Teclas de atalho

 

As teclas de atalho se tornaram bastante populares no Windows XP e muitas ainda continuaram em pleno funcionamento ao longo das versões seguintes do sistema. Se você quisesse esconder alguma coisa, por exemplo, era só apertar a tecla do Windows e a letra D, ou a letra L: uma minimizava tudo, enquanto a outra jogava o usuário para uma área de escolha.

 

03.jpg

Pressione as teclas de atalho para ativar a iluminação do teclado do notebook — Foto: Barbara Mannara/TechTudo

 

7. Jogos - Pinball 3D

 

O Windows XP trouxe diversos jogos que eram uma boa forma de se distrair offline. O Freecell e Paciência Spider tiveram grandes melhoras nos gráficos depois, mas o Pinball faz falta até hoje no Windows.

 

8.jpg

Um dos jogos preferidos do windows XP — Foto: Reprodução/Fitzssimmons

 

Fonte: https://www.techtudo.com.br/listas/2019/12/sete-funcoes-que-fizeram-sucesso-no-windows-xp.ghtml

 

  • Joinha 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 10/12/2019 às 13:09, Italo Bandeira disse:

Um dos sistemas mais marcantes, junto com o Windows 7 e 10 (na minha opinião). Olhando agora nem parece que faz tanto tempo que o mesmo foi lançado kkk ... estou me sentindo velho.

Só gosto do Windows XP e o Windows 7.

Atualmente estou no Linux.

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 1 mês depois...

Ainda uso o XP e o Win7 atualmente, na mesma máquina, pois tenho programas que não rodam no 10. Não troco. Uso o Linux, também.

Usei o Win10 por algum tempo e achei que é uma interface de vendas da Microsoft, onde o computador é deles e vc só usa o que eles quiserem. Desinstalei (por reversão) algumas semanas depois, o que foi bastante difícil, pois a coisa agarra na sua máquina como josta no pé.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...