Jump to content
eliasgirardi

notícia Sete funções que fizeram sucesso no Windows XP

Rate this topic

Recommended Posts

 

Dos temas à busca de arquivo: relembre as funções que deixaram saudades nos usuários.

 

1.jpg

windows-xp-tema-clássico — Foto: Reprodução

 

O Windows XP foi um dos sistemas operacionais mais bem-sucedidos da Microsoft e que ficou conhecido por ser "queridinho" dos usuários. Na época, ele se destacou por ter sido um dos sistemas mais bonitos, ágeis e seguros que a empresa havia criado até então. Essa versão tinha grandes diferenciais no design e ficou marcada pelo clássico papel de parede Bliss, com a foto de uma colina verde. Além disso, teve variantes de 32bits e 64 bits e uma arquitetura que não era baseada no MS-DOS, como os modelos anteriores, o que garantia maior estabilidade e velocidade.

 

Lançado em 25 de outubro de 2001, o sistema foi encerrado em 2014, quando a fabricante terminou o suporte. A seguir, relembre seis funções de destaque do Windows XP e que ajudaram o sistema a ser um sucesso no mundo todo.

 

1. Temas e personalização

 

O visual do Windows XP era uma das características que mais chamava a atenção. O sistema trouxe cores vibrantes, sombras e formas que tornavam a experiência de uso do computador bastante agradável, até mesmo com o tema padrão que tinha a barra azul. Além disso, uma de suas maiores revoluções foi a possibilidade de personalização. A partir do XP, os usuários puderam escolher entre usar tema moderno ou um clássico do Windows 95, com diversas opções de cores. Outra possibilidade era baixar e instalar novos temas para alterar cores, ícones e deixar o Windows do jeito que você quisesse.

 

2.png

Zune: um dos temas mais conhecidos e usados do Windows XP — Foto: Reprodução/Wikipedia

 

2. Windows Media Player

 

O Windows Media Player tornou muito fácil a reprodução de músicas. O programa organizava a biblioteca do usuário e reproduzia formatos de áudio como mp3. Já quem quisesse ver filmes no PC, só precisava baixar o Media Player Classic ou VLC, dois reprodutores de vídeo que rodavam diversos tipos de arquivos. O Windows XP ainda foi produzido em uma arquitetura avançada para a época e podia, não apenas ler DVDs, mas também gravá-los. Para isso, bastava apenas um programa que “queimava” os discos, como o Nero.

 

3.jpeg

Um dos reprodutores mais úteis e utilizados no Windows XP — Foto: TechTudo

 

3. Busca de Arquivos

 

A Microsoft aprimorou a busca de arquivos ao longo das edições do Windows, mas no XP aconteceu o primeiro grande avanço da ferramenta. O sistema trouxe um recurso de busca textual que exibia uma gama de arquivos como resultado e ainda permitia a utilização de filtros fáceis. Sem dúvida, a função facilitou muito a vida dos usuários.

 

4.jpg

Uma busca eficaz e com muitos filtros para facilitar a vida dos usuários — Foto: Reprodução/Edivaldo Brito

 

4. Conectar e desconectar dispositivos sem reiniciar o PC

 

O Windows XP foi desenvolvido sobre a proteção do Windows NT (New Tecnology). Um dos grandes avanços dessa estrutura era a desobrigação de reiniciar o computador após desconectar dispositivos, o que criava um ótimo ambiente para quem gostava de passar músicas por pen drive ou usar fones de ouvido, por exemplo. Além disso, para quem gostava de fazer dual boot, ou seja, usar um segundo sistema operacional no pendrive ou em partições do HD, essa potência toda do Windows XP acabava ajudando.

 

5.jpg

Remoção de periféricos sem necessidade de reinicialização — Foto: Reprodução/TechTudo

 

5. Ajuda com figurinhas animadas

 

Um mago, um cachorro, um clipe de papel animado e outras figuras poderiam ser os guias de ajuda no Windows XP. A ferramenta clássica ficava em algum lugar do monitor para oferecer ajuda aos usuários. As figurinhas animadas se moviam, andavam e executavam ações inovadoras para os padrões da época, quase como versões primárias dos assistentes de voz que conhecemos hoje. Por isso, ficaram marcadas na memória de quem usou o sistema.

 

6.jpg

O XP disponibilizava ícones que se mexiam para te ajudar nas tarefas — Foto: Reprodução/Computer Business Review

 

6. Teclas de atalho

 

As teclas de atalho se tornaram bastante populares no Windows XP e muitas ainda continuaram em pleno funcionamento ao longo das versões seguintes do sistema. Se você quisesse esconder alguma coisa, por exemplo, era só apertar a tecla do Windows e a letra D, ou a letra L: uma minimizava tudo, enquanto a outra jogava o usuário para uma área de escolha.

 

03.jpg

Pressione as teclas de atalho para ativar a iluminação do teclado do notebook — Foto: Barbara Mannara/TechTudo

 

7. Jogos - Pinball 3D

 

O Windows XP trouxe diversos jogos que eram uma boa forma de se distrair offline. O Freecell e Paciência Spider tiveram grandes melhoras nos gráficos depois, mas o Pinball faz falta até hoje no Windows.

 

8.jpg

Um dos jogos preferidos do windows XP — Foto: Reprodução/Fitzssimmons

 

Fonte: https://www.techtudo.com.br/listas/2019/12/sete-funcoes-que-fizeram-sucesso-no-windows-xp.ghtml

 

  • Like 5

Share this post


Link to post
Share on other sites

Um dos sistemas mais marcantes, junto com o Windows 7 e 10 (na minha opinião). Olhando agora nem parece que faz tanto tempo que o mesmo foi lançado kkk ... estou me sentindo velho.

  • Like 2

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 10/12/2019 às 13:09, Italo Bandeira disse:

Um dos sistemas mais marcantes, junto com o Windows 7 e 10 (na minha opinião). Olhando agora nem parece que faz tanto tempo que o mesmo foi lançado kkk ... estou me sentindo velho.

Só gosto do Windows XP e o Windows 7.

Atualmente estou no Linux.

  • Like 3

Share this post


Link to post
Share on other sites

do xp, um dos ítens que me traz nostalgia e que me agradou, é o som de inicialização, e de encerramento...como o tempo passa rápido!!!

 

 

 

 

 

  • Like 4

Share this post


Link to post
Share on other sites
6 horas atrás, dadosbh disse:

do xp, um dos ítens que me traz nostalgia e que me agradou, é o som de inicialização, e de encerramento...como o tempo passa rápido!!!

 

 

 

Eu gosto do som de inicialização, e de encerramento do Windows 98.

 

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Saudoso Windows XP e WIN 7, atualmente migrei para o linux por conta do trabalho, em todos há benefícios e meficios, depende do que for usar...

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ainda uso o XP e o Win7 atualmente, na mesma máquina, pois tenho programas que não rodam no 10. Não troco. Uso o Linux, também.

Usei o Win10 por algum tempo e achei que é uma interface de vendas da Microsoft, onde o computador é deles e vc só usa o que eles quiserem. Desinstalei (por reversão) algumas semanas depois, o que foi bastante difícil, pois a coisa agarra na sua máquina como josta no pé.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Similar Content

    • By Positivo Teste
      A Microsoft não oferece mais suporte ao Windows 7, pois o mesmo foi descontinuado.
    • By Clebson Antonio
      Apple confirmou que os novos Macs passarão a adotar processadores próprios, baseados em arquitetura ARM, ainda em 2020. É o fim de uma era de 15 anos, que começou em 2005, quando Steve Jobs revelou a transição do PowerPC para os atuais chips da Intel.
      O Apple Silicon pode impactar toda a indústria. A Intel reinou sozinha no mercado de PCs por muitos anos, sem uma concorrência de verdade da AMD. E a Apple mostrou que sabe projetar chips poderosos nos iPhones e iPads, com uma arquitetura ARM mais otimizada que a de qualquer outra empresa.
      Mas ninguém está em uma situação confortável. Se a Apple for bem sucedida e conseguir inovar nesse mercado, a Intel e outras fabricantes de chips para PCs serão pressionadas a correr atrás. Por outro lado, este é o fim de uma relação tão próxima entre a Apple e uma gigante que foi líder do mercado de semicondutores por 24 anos consecutivos.

    • By VandilsonMSI
      Olá Galera!
      Estou querendo um esclarecimento aqui. Tenho um PC bem simples para tarefas do cotidiano e que cumpre muito bem essa função, mas tem dificuldade em reproduzir vídeos, pois da algumas travadas.
      Estou pensando em mudar a versão do Windows 7 que esta nele para outra mais leve, para ver se dar uma melhorada na reprodução de vídeos e até mesmo de desempenho geral.
      Ele tem as seguintes configurações: Intel Pentium 4 631 / 3 GB de ram / Placa Mãe P5GC-MX/CKD/POST/SI / sem placa de vídeo / Windows 7 Ultimate 64 bits
      Queria um conselho para saber se é adequado voltar para 32 Bits e Mudar a versão do Windows, ou outras sugestões. 
      Desde já agradeço!
    • By eliasgirardi
      A ilustração mostra uma camada monoatômica cristalina de ouro sob grafeno (antracita). A estrutura eletrônica da camada de ouro e o grafeno (verde) é mostrada acima. [Imagem: Stiven Forti]
       
      Metal vira semicondutor
       
      Químicos conseguiram pela primeira vez produzir camadas cristalinas monoatômicas de metais preciosos - similares metálicos do grafeno, da molibdenita e tantos outros materiais 2D.
       
      E como o ouro e a prata estão entre os melhores condutores de eletricidade que se conhece, qual não foi a surpresa dos pesquisadores quando as camadas monoatômicas desses dois metais apresentaram uma identidade inusitada: elas são semicondutoras.
       
      O fato de que camadas monoatômicas de metais se comportem como semicondutores é mais uma demonstração de que os elétrons se comportam de modo diferente em camadas bidimensionais do que costumam fazer no material bruto 3D - as propriedades eletrônicas do grafeno são muito diferentes daquelas do grafite, de onde o material se origina.
       
      E, como ouro e prata estão largamente presentes na indústria microeletrônica, esta descoberta tem potencial para ser explorada em novas aplicações dentro e fora dos chips, além de sensores.
       
      Metais bidimensionais
       
      Embora o grafeno tenha sido retirado do grafite usando uma fita adesiva, fabricar camadas monoatômicas de metais não é fácil.
       
      "Com os métodos clássicos de deposição, os átomos de ouro, por exemplo, se aglomerariam imediatamente em cachos tridimensionais," explicam Philipp Rosenzweig e Ulrich Starke, do Instituto de Pesquisas do Estado Sólido, na Alemanha.
       
      A dupla então trabalhou com um método diferente que eles mesmos criaram, chamado intercalação. O processo começa com uma pastilha de carbeto de silício, sobre a qual é depositada uma camada de grafeno. Quando um vapor de ouro é aplicado sobre essa pastilha em ambiente de vácuo, os átomos de ouro acomodam-se entre as camadas de carbeto de silício e grafeno.
       
      A equipe já repetiu os experimentos com germânio, cobre, gadolínio e prata - e a prata também se torna semicondutora.
       

      Esta é a coisa real, vista por um microscópio de tunelamento. As flutuações de brilho ocorrem porque o ouro e o grafeno interagem, formando uma super-rede, conhecida como rede de Moiré. [Imagem: MPI for Solid State Research]
       
      Aplicações tecnológicas
       
      Como todas as teorias diziam que o ouro continuaria um excelente condutor metálico na forma 2D, a descoberta de seu comportamento semicondutor foi uma surpresa. "Interações entre os átomos de ouro e, ou o carbeto de silício ou o grafeno, obviamente desempenham seu papel aqui. Isso influencia os níveis de energia dos elétrons," arrisca Starke.
       
      A descoberta abre a possibilidade de aplicações tecnológicas porque pequenos ajustes no método de fabricação definem se a camada monoatômica será condutora ou semicondutora: qualquer coisa maior do que uma camada, seja em toda a extensão do material, ou em pontos específicos, faz o ouro voltar a se tornar condutor. Assim, pode-se projetar componentes eletrônicos usando-se alternadamente mono e bi-camadas de ouro, obtendo funcionalidades usando um único material.
       
      Fonte: https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=ouro-prata-viram-semicondutores-escala-atomica&id=010165200701#.XwYoE6FKgdU

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...