Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Sony HCD-EC68USB - substituir STK433-090

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Pessoal, 

esse aparelho está com o stk pifado e o mesmo custa em torno de 150,00 reais e o pior é que pode

até ser falsificado.

Os ultimos dois que comprei foi colocar e ligar e queimar na hora. Evito pegar ap de som para arrumar por causa disso

 

Antigamente qdo era os stk 435 a 440,  nunca dava problema,  era trocar na certeza de funcionar por muito tempo.

 

Então,  queria saber de vcs se tem como substituir isso por uma placa com transistor tipo:

>>>>>>Tta1943 ttc5200 transistores classe ab amplifier estéreo potência máxima 80w

que custa em  torno de 80,00 reais no AE e se queimar de novo,  os transistores são baratos.

claro que com a autorização do cliente.

 

Com os aparelhos antigos,  era facil de fazer isso,  agora esses Sony cheio de proteções fico na dúvida.

 

A minha dúvida é: 

É possivel fazer isso?

 

abs

Editado: por oz.2001
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá meu amigo, boa tarde. Vc até pode fazer isso, mas  não seria prudente, pois eu já dei entrada em alguns aparelhos de som com esses amplificadores montado dentro do aparelho. Logo ao abrir o aparelho, eu me deparo com esses amplicadores queimados. Eu já peguei  3 aparelhos com uma placa montada dentro com estes transistores e todos os 3 casos, as placas estavam queimadas. Sempre opte por componentes originais ou equivalentes originais. Caso vc queira aplicar uma placa montada dessas, opte por kits que é vendido no mercado e não montadas por vc ou por outra pessoa, isso sempre dá errado quando não é feito corretamente. 

 

Editado: por Adauto Oliveira de Santana
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

há uns bons anos atrás - quando eu ainda tinha paciência pra isso - eu abria esses STK, tirava os restos dos transistores de saída e ligava um par de transistores por fora. Como ele é não é bem um integrado, mas um híbrido, dá pra abrir e fazer essa gambiarra.

image.png

 

Pode adaptar uma placa no lugar (ou duas, caso seja mono), mas prefira uma de boa qualidade.. tem umas que não valem nada. É possível fazer que a proteção continue funcionando, mas isso envolve uma engenharia a mais. Veja esse print do esquema:

image.png

 

Para a proteção funcionar, no caso do canal esquerdo, é só ligar a saída da placa no LO-, tirar fora o R129 e ligar o LO+ no emissor do transistor NPN lá na placa amplificadora (se ela usar um NPN para o semiciclo positivo, claro). Para o canal direito, é o RO-, RO+, e tirar fora o R130.

 

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TD certo Zazulac?

 

O cliente assustou do preço que eu passei e acabou levando o aparelho embora.

 

Mas de qqr forma,  obrigado pela dica e pelo esquema pois estou com um Subwoofer ativo da Sony

que usa um STK433 - xxx  (que é meu)  não lembro o final e vou usar essa sua informação para consertar

ele.  Já tinha trocado  esse IC e foi por e estourar.

 

Os amplificadores que pretendo substituir em aparelhos de som são esses da foto.

só tenho que comprar o certo para não ter que trocar tbm o Trafo de força.

 

Obrigado

 

índice.jpeg

images.jpeg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também dá pra usar um módulo classe D, tipo esse: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Gasta menos e esquenta menos, e dependendo do aparelho, dá pra eliminar o dissipador original. Só tem que ver se a tensão fonte não é maior que a máxima dele (+ e - 65V no caso desse). 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...