Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida No-Break SMS SM1400Bi

Avalie este tópico:


Doonine

Posts em destaque

Boa tarde pessoal!
Estou com um No-Break na bancada, trata-se de um SMS Manager III Senoidal uSM1400Bi.
Defeito:

Não liga com energia da tomada, somente na bateria.

Ao ligar na tomada, ele começa a carregar a bateria, ao tentar ligar, ele liga, a ventoinha chega a girar, os leds do painel acendem mas ele desliga em menos de 1 segundo e volta a carregar a bateria.

Não tenho baterias novas para testar, mas coloquei uma fonte 12v, ela segurou bem a carga e o No-Break funcionou no modo bateria, mas não funciona ligando na tomada.

Uma coisa peculiar, desconectando a ventoinha de refrigeração, o No-Break, ao invés de ligar e desligar, ele fica estalando os relês, desliga, liga e estala os relês novamente, não para de fazer isso.

Por garantia, foram substituídos todos os transistores e ambos LM's, foram testados os diodos e zeners, todos os mosfets estão perfeitos, sensor de temperatura perfeito.

Não sou o primeiro a tentar reparo nesse equipamento, e uma coisa me chamou atenção, a falta de 3 componentes, um resistor, um capacitor eletrolítico e um capacitor cerâmico.

Estou suspeitando que a falta de componentes foi proposital e também suspeito que possam ter componentes com os valores alterados a fim de dificultar para o próximo a tentar reparo (no caso, eu).

 

Alguém teria o esquema desse No-Break para disponibilizar?
Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

veja se os transistores que acionam os relés estão OK. É relativamente comum um deles queimar (especialmente o que aciona o relé de transferência), e mandar uma corrente de retorno pela base para o dsPIC, o que faz ele bugar. E, como o nobreak foi mexido, veja se não puseram um relé com bobina de 12V no lugar do relé de transferência original de 5V. Outra coisa que pode fazer ele bugar na passagem de bateria pra rede, é se os fios azul e branco do transformador estiverem ligados invertidos nos dissipadores.

 

19 horas atrás, Jefferson Maioli disse:

Como a empresa que trabalho é assistência autorizada da marca, temos acesso ao acervo de esquemas na nuvem.

Esse esquema não tem aqui.. ele é bem recente. Tem como enviar ele em PDF para a área de downloads?

A maioria dos esquemas de SMS que se acha na internet hoje foram baixados graças a um bug no site da Renatec que descobri em 2005, que deixava baixar os arquivos sem precisar logar com um login de assistência. Por isso, a maioria dos esquemas são dos modelos mais antigos. No caso desse nobreak, o esquema mais próximo dele que achei foi o P0923102.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, zazulak disse:

Buenas,

 

veja se os transistores que acionam os relés estão OK. É relativamente comum um deles queimar (especialmente o que aciona o relé de transferência), e mandar uma corrente de retorno pela base para o dsPIC, o que faz ele bugar. E, como o nobreak foi mexido, veja se não puseram um relé com bobina de 12V no lugar do relé de transferência original de 5V. Outra coisa que pode fazer ele bugar na passagem de bateria pra rede, é se os fios azul e branco do transformador estiverem ligados invertidos nos dissipadores.

Dica valiosa, eu não tinha pensado nos relês, os transistores, por garantia, troquei todos juntamente com os LM's, são peças muito baratas e que precisa retirar da placa para testar, então nem testo, já substituo direto.
Mas os relês.... Não tinha reparado na tensão das bobinas. Obrigado, vou testar e comento aqui posteriormente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...