Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Epson L455 - Impressora não liga

Avalie este tópico:


cesarallves

Posts em destaque

Iniciou com defeito em impressão, terminei a limpeza e ela queimou, placa lógica em curto, localizei o componente Q5 (modelo C6144 SG 4G4) fritando..

 

 

 

 

 

 

Boa tarde a todos, realizei pela segunda vez uma limpeza na cabeça de impressão, retirei ar que poderia ter nos tubos de tinta, e nada do problema ser 100% sanado.

Ocorre apenas com o Ciano, vou encaminhar imagens de testes feitos com a impressora e da analise de falha de impressão pra tentarmos chegar a um parecer deste problema, desde já agradeço a todos que puderem dar sua opinião.

*OBS: a unica coisa que não foi feita ainda foi a troca da tinta, uso a mesma a mais de 1 ano. Comecei a ter problemas recentemente.

 

Impressão qualidade NORMAL:                                                                                                                  Impressão qualidade ALTA:

Scanner_20191211.jpgScanner_20191211 (2).jpg

 

Teste de jatos:

 

Scanner_20191211 (3).jpg

 

Cabeça de impressão:

 

WhatsApp Image 2019-12-11 at 17.55.50.jpegWhatsApp Image 2019-12-11 at 17.55.49.jpeg

 

Editado: por cesarallves
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@matuca1035 ainda não, estou pensando em fazer a eliminação total e trocar a tinta por uma outra nova.. por ser uma tinta mto antiga pode ser que esteja zoada ja.

@xandy_73 solução com o que você me indica? não tenho nenhuma aqui, utilizo veja neutro as vezes, ajuda bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, cesarallves disse:

@matuca1035 ainda não, estou pensando em fazer a eliminação total e trocar a tinta por uma outra nova.. por ser uma tinta mto antiga pode ser que esteja zoada ja.

@xandy_73 solução com o que você me indica? não tenho nenhuma aqui, utilizo veja neutro as vezes, ajuda bastante.


solução você encontra no mercado livre ou lojas online que vendem insumos para recargas.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando estou com esse problema , faço limpeza de cabeça um vez é em seguida faço eliminação total das tinta. 

entao retiro a cabeça , e injeto Veja , e depois deixo a parte que sai tinta estacionada em um potinho com Veja (puro) assim voce vai perceber que esta funcionando pelo fato do liquido começa a ficar colorido. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz esses procedimentos e quando fui ligar a impressora novamente pra testar ela ligou e desligou, não esta mais ligando...
A fonte esta com voltagem, o tal do diodo D1 não queimou, e agora?
Percebi que quando ligo a fonte a energia dela zera, logo, esta com algum curto, o problema é saber se o curto é na fonte ou se é na placa lógica.
Alguem tem alguma ideia?
Localizei o componente Q5 fritando.. Transistor C6144

 

Editado: por cesarallves
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, isso é um baita azar mesmo! Comigo aconteceu exatamente igual uns tempos atrás. Fui limpar uma cabeça destas com solução de limpeza e quando liguei a impressora de novo ela desligou após poucos segundos e não ligou mais.

Tive que trocar a cabeça, os transistores e o IC. Graças a este fórum que consegui as dicas para consertar.

Tentando ajudar às vezes ocorrem acidentes como este que deixam o técnico no prejuízo.

Pelo menos aprendi a lição pra evitar este tipo de problema no futuro.

Boa sorte com seu conserto!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Manin Warleyy Tavares disse:

Eita, possivelmente vc nao esperou a cabeça de impressao secar apos "lavagem" entao entrou em curto a placa logica.  vc ai ter de trocar o C2222 e o C6144 ,  e verifique o ic do controlador da cabeça 

Disse tudo! Não esperei secar direito...

Seguinte pessoal, resolvi o problema trocando os dois Transistores, o tal do A2222 e o C6144, troquei pelos seguintes: TIP42C e TIP41C, só troquei eles e voltou 100%. 
Obrigado a todos que tentaram me ajudar! joinhas depositados rsrs...

 

 @eliasgirardi seu tópico ai :D


*tópico que me ajudou a achar o problema também: 

 

Editado: por cesarallves
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa tarde pessoal, impressora estava funcionando parou de novo... mesmo componente fritando, tirei o CI E09A92, e mesmo sem ele a energia na placa lógica esta estranha, a fonte sozinha esta com voltagem normal, mas quando plugo na placa parece estar em curto.. mais algum lugar que possa estar em curto?

 

 

WhatsApp Image 2019-12-13 at 17.13.28.jpeg

Editado: por cesarallves
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Manin Warleyy Tavares disse:

@cesarallves existem um fusivel por ai , ve se o mesmo esta em normal. 

Fusivel D1 ta normal, ja tirei ele e fiz a ligação direta sem fusivel, la chega 2v, oscilando entre 2,4 e 2,7.
placa esta sem o CI e os dois Resistores, quando encaixo a fonte na placa chega sai faisca do neutro, e ai ela cai a voltagem.
fora da placa ela esta normal, em uma fase 41,7 na outra 40,6.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite a todos, eu particularmente não estou mais tentando resolver esses problemas com as epson, o que tenho feito é passado ao cliente o valor de um cabeçote e de uma placa nova, pois assim a gente não perde tempo com essas impressoras, sendo que é bem complicada de resolver. Conseguir comprar em um fornecedor bom os materiais, com isso, o serviço fica mais ágil e o cliente não fica toda hora perguntando ou quando acontece de limpar o cabeçote e queima-lo, dele ficar exigindo um cabeçote novo. Então eu tento de todas as formas desentupir ( só não faço retirar ele). Se eu não conseguir, passo um orçamento de um cabeçote novo, quando vem sem ligar, já sei que na maioria dos casos é placa e cabeça. No seu caso, seria mais aconselhável você passar um orçamento da placa e de uma cabeçote, impressoras são dor de cabeça, devemos procurar um jeito prático de conserta-lá. Esse tipo de serviço é daqueles que a gente resolve e eles voltam, então, é mais viável passar o orçamento dos componentes novos.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/12/2019 às 00:12, EduardoSouza340 disse:

Boa noite a todos, eu particularmente não estou mais tentando resolver esses problemas com as epson, o que tenho feito é passado ao cliente o valor de um cabeçote e de uma placa nova, pois assim a gente não perdetempo com essas impressoras, sendo que é bem complicada de resolver. Conseguir comprar em um fornecedor bom os materiais, com isso, o serviço fica mais ágil e o cliente não fica toda hora perguntando ou quando acontece de limpar o cabeçote e queima-lo, dele ficar exigindo um cabeçote novo. Então eu tento de todas as formas desentupir ( só não faço retirar ele). Se eu não conseguir, passo um orçamento de um cabeçote novo, quando vem sem ligar, já sei que na maioria dos casos é placa e cabeça. No seu caso, seria mais aconselhável você passar um orçamento da placa e de uma cabeçote, impressoras são dor de cabeça, devemos procurar um jeito prático de conserta-lá. Esse tipo de serviço é daqueles que a gente resolve e eles voltam, então, é mais viável passar o orçamento dos componentes novos.


É isso ai mesmo, ja fiz o que podia nessa placa, vou passar e encerrar o tópico, obrigado pela atenção de todos

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...