Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Por onde começar ? Notebook Dell M5010

Avalie este tópico:


SketchDraft

Posts em destaque

Olá usuários do fórum EletrônicaBR, primeiramente meu muito obrigado por me deixarem fazer parte dessa comunidade. Não fazia ideia que existia uma comunidade deste tamanho de eletrônica no Brasil.

 

Eu sou um "técnico" inexperiente, faço Engenharia Computação com ênfase em Eletrônica e estou a me aventurar nesse meio que acho interessantíssimo.

Gostaria da ajudas de vocês, visto q o fórum é bloqueado e eu não possuo acesso a tutoriais e outros materiais que seriam de grande valia para minha jornada.

 

Eu tô com um notebook Dell M5010 que não liga, a pergunta é bem básica por onde começar ?

Vocês precisarão me ajudar no nível ultra básico mesmo, espero que isso não seja um empecilho.

 

Sorte a todos, feliz ano novo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro: tenha em mãos o esquema dele, porque senão vai ser como se você estivesse dando tiro no escuro.

Depois verifique se as tensões do jack (19 volts) e os 3.3 e o 5.0 estão na placa. Vale muito a pena também dar uma olhada minuciosa na placa inteira, procurando algum capacitor ou outro componente torrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, primeiramente o multimetro deixe em dcv de 20v e teste a entrada ponta preta no terra lata usb, ou bordas de cobre dos parafusos da placa e ponta vermelha no pino do meio do jack conector que entra o plug do carregador (fonte), tem que aparecer 19 a 20v.  teste a fonte com a ponta preta na parte de fora do plug e ponta vermelha no meio do plug. 

 

 

Outra questão básicas é saber o que é cada componente na placa. Parece bobagem mais tem gente que não sabe caso saibam fica para quem não sabe a dica.

 

Simbologia serigrafada na placa ao lado dos componentes

 

F. Fusível

R. Resistor

C. Capacitor.

Q. Transistor

U. Circuito integrado

D. Diodo

L. Indutor ou bobina

X. Cristal