Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Por onde começar ? Notebook Dell M5010

Avalie este tópico:


SketchDraft

Posts em destaque

Olá usuários do fórum EletrônicaBR, primeiramente meu muito obrigado por me deixarem fazer parte dessa comunidade. Não fazia ideia que existia uma comunidade deste tamanho de eletrônica no Brasil.

 

Eu sou um "técnico" inexperiente, faço Engenharia Computação com ênfase em Eletrônica e estou a me aventurar nesse meio que acho interessantíssimo.

Gostaria da ajudas de vocês, visto q o fórum é bloqueado e eu não possuo acesso a tutoriais e outros materiais que seriam de grande valia para minha jornada.

 

Eu tô com um notebook Dell M5010 que não liga, a pergunta é bem básica por onde começar ?

Vocês precisarão me ajudar no nível ultra básico mesmo, espero que isso não seja um empecilho.

 

Sorte a todos, feliz ano novo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro: tenha em mãos o esquema dele, porque senão vai ser como se você estivesse dando tiro no escuro.

Depois verifique se as tensões do jack (19 volts) e os 3.3 e o 5.0 estão na placa. Vale muito a pena também dar uma olhada minuciosa na placa inteira, procurando algum capacitor ou outro componente torrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, primeiramente o multimetro deixe em dcv de 20v e teste a entrada ponta preta no terra lata usb, ou bordas de cobre dos parafusos da placa e ponta vermelha no pino do meio do jack conector que entra o plug do carregador (fonte), tem que aparecer 19 a 20v.  teste a fonte com a ponta preta na parte de fora do plug e ponta vermelha no meio do plug. 

 

 

Outra questão básicas é saber o que é cada componente na placa. Parece bobagem mais tem gente que não sabe caso saibam fica para quem não sabe a dica.

 

Simbologia serigrafada na placa ao lado dos componentes

 

F. Fusível

R. Resistor

C. Capacitor.

Q. Transistor

U. Circuito integrado

D. Diodo

L. Indutor ou bobina

X. Cristal

 

As vezes tem uma outra letra da frente q faz referencia da marca ou se é ci de força mais em geral é assim.

Isso ajuda muito. Parece bobagem mais não é.

 

Para testar curto o multimetro deixe em escala de diodo, aonde ele da um apito quando acha curto (000) ou resistência muito baixa.

 

Capacitares não da curto.

Fusível sim.

Fuzistor sim.

Bobina sim.

 

Para testar coloca a ponta preta de um lado e a vermelha de outra. De preferencia se for possivel remova da placa para testar.

 

 

Terá que ter ferramentas especiais como ferro de solda smd e estação de solda a ar.  E estudar bastante? Isso é uma explicação super básica, porem estamos ai para ajudar quem quer aprender de maneira profissional e pelo o que vi vc quer ser  profissional e não mexedor como tem vários por ai.

 

Abraços.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seja bem vindo, como você e um estudante, entao sabe que para tudo existe padroes, entao para comecar a ajudar voce, comece lendo os padroes do forum, para que possamos saber exatamente qual o equipamento e o que voce esta precisando, ai sim sera um prazer poder ajudar voce, lembre tambem que as regras do forum mudaram, então para que voce possa desbloquear outras areas, voce tera que dar joinhas para receber joinhas ai sim tera creditos para poder acessar outras areas.

 

segue abaixo link para leitura e padronização do seu tópico.

 

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

 

 

 

 

Olá usuários do fórum EletrônicaBR, primeiramente meu muito obrigado por me deixarem fazer parte dessa comunidade. Não fazia ideia que existia uma comunidade deste tamanho de eletrônica no Brasil.

 

Eu sou um "técnico" inexperiente, faço Engenharia Computação com ênfase em Eletrônica e estou a me aventurar nesse meio que acho interessantíssimo.

Gostaria da ajudas de vocês, visto q o fórum é bloqueado e eu não possuo acesso a tutoriais e outros materiais que seriam de grande valia para minha jornada.

 

Eu tô com um notebook Dell M5010 que não liga, a pergunta é bem básica por onde começar ?

Vocês precisarão me ajudar no nível ultra básico mesmo, espero que isso não seja um empecilho.

 

Sorte a todos, feliz ano novo!

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro: tenha em mãos o esquema dele, porque senão vai ser como se você estivesse dando tiro no escuro.

Depois verifique se as tensões do jack (19 volts) e os 3.3 e o 5.0 estão na placa. Vale muito a pena também dar uma olhada minuciosa na placa inteira, procurando algum capacitor ou outro componente torrado.

 

Como eu sou leigo mas não preguiçoso não vou fazer perguntas do tipo, o que é jack, onde encontro essas tensões de 3.3 e 5.0.

Como eu acho o esquema ? Eu sei q aqui no fórum tem mas como não tenho acesso eu gostaria de saber como pesquiso em sites na internet a fora, as minhas pesquisas por esquema não deram muito certo. Se tiver alguma dica por favor me ajude nesse quesito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, primeiramente o multimetro deixe em dcv de 20v e teste a entrada ponta preta no terra lata usb, ou bordas de cobre dos parafusos da placa e ponta vermelha no pino do meio do jack conector que entra o plug do carregador (fonte), tem que aparecer 19 a 20v.  teste a fonte com a ponta preta na parte de fora do plug e ponta vermelha no meio do plug. 

 

 

Outra questão básicas é saber o que é cada componente na placa. Parece bobagem mais tem gente que não sabe caso saibam fica para quem não sabe a dica.

 

Simbologia serigrafada na placa ao lado dos componentes

 

F. Fusível

R. Resistor

C. Capacitor.

Q. Transistor

U. Circuito integrado

D. Diodo

L. Indutor ou bobina

X. Cristal

 

As vezes tem uma outra letra da frente q faz referencia da marca ou se é ci de força mais em geral é assim.

Isso ajuda muito. Parece bobagem mais não é.

 

Para testar curto o multimetro deixe em escala de diodo, aonde ele da um apito quando acha curto (000) ou resistência muito baixa.

 

Capacitares não da curto.

Fusível sim.

Fuzistor sim.

Bobina sim.

 

Para testar coloca a ponta preta de um lado e a vermelha de outra. De preferencia se for possivel remova da placa para testar.

 

 

Terá que ter ferramentas especiais como ferro de solda smd e estação de solda a ar.  E estudar bastante? Isso é uma explicação super básica, porem estamos ai para ajudar quem quer aprender de maneira profissional e pelo o que vi vc quer ser  profissional e não mexedor como tem vários por ai.

 

Abraços.

 

Vou fazer isso, e estou interessado em ser profissional, tudo q faço é de forma profissional. Estou começando agora e já aprendi bastante com esse post, muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

outra coisa que é interessante olhar e se tem 3 v no botão power, quando vc apertar a botão ele da um curto com terra levando os 3v para 0 acionando assim o i/o,  medir a alimentação do bios, e se possível regrava-lo. coloque o que já foi analisado e seus resultados que fica mais fácil, sucesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...