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resolvido Brastemp BWS24 Lava Seca, erro EF3 EH2 defeito zero crossing

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Niemeyerd

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Uma experiencia com essa eletrônica de potência e controle.

Maquina de uso próprio, após deixar a mecânica em dia começou apresentar erro no controle de rotação do motor.

Rotação ia ao máximo logo ao pressionar Start.

Após conseguir o manual de serviço e executando a rotina de testes a máquina logo apresentava EF3 ao entrar no menu testes.

Tentando colocar em funcionamento normal apresentava erro EH2 logo que  o motor dava duas disparadas.

Após uma ampla análise e leitura do manual serviço fiquei sabendo que o defeito seria na passagem por zero da rede elétrica.

No circuito o responsável pelo Zero Crossing é um optoacoplador ligado direto a rede AC 220v com 4 resistores de 18k limitador de corrente em seu led. Tudo ok com os componentes.

Na leitura da onda com osciloscópio apresentava uma onda quadrada na saída opto até o pino do microcontrolador onde ha um divisor de tensão.

 

Amanha continuo  e vou carregar umas fotos.

Editado: por Niemeyerd
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Resumindo, tudo dentro dos parâmetros, leituras boas mas não conseguia o controle de rotação.

Foi quando eu pensei em rever os resistores limitador corrente. Fiz o calculo I=V/R + 3,05mA. Achei muito pouco, no data do opto pede  5mA. Jumpeei um dos 18k e defeito resolvido.

Uma pena é que após esqueci de medir a onda no pino do micro após essa alteração.

Mas creio que ficou sim abaixo dos 4,72v pico a pico, no meu entender deve ficar em torno de 2,5v.

A onda sempre era quadrada, com o duty em torno de 50% mas a amplitude muito alta assim o micro não conseguia "enxergar" o zero. pois fica quase igual aos 5v de referência para este sinal.

 

Creio que mau estimado essa malha resistiva e com o passar dos anos algum resistor pode estar com alteração de valor para mais.

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O divisor de tensão na entrada do micro é: 22k para o 5v, 1k e 5k6 em série no pino do micro e no meio deles um cap 10n para o gnd. O sinal do opto entra no meio de 22k e 1k.

 

O monitoramento da rotação é feito no eixo do motor por um sensor indutivo ou syncrho.

 

Segue algumas imagens.

 

 

onda quadrada pino micro sem alteracao BWS24 Brastemp.jpeg

onda quadrada saída opto sem alteracao BWS24 Brastemp.jpeg

forma onda direto no sensor Syncro Indutivo BWS24 Brastemp.jpg

forma onda saida LM358 do sensor Syncro Indutivo BWS24 Brastemp.jpg

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Quando essa maquina não liga nada provavelmente vai ser a chave power no painel ou o R5 33ohm.

 

Motor é ligado em CC alimentado por uma ponte reitificadora controlada por um triac através do driver e micro. E tem um relé 6 pinos reversor de rotação.

 

 

 

Os drivers são ULN2003

O triac é original é T2D8f  pode usar um BTA12.

AmpOp é LM358 exclusivamente para converter de analógico para digital o sinal do syncrho. ADC

 

Outras dúvidas podem ser tiradas com o manual de serviço.

 

Um teste descobri foi mexendo mesmo: desligada segura pressionado "adia" e pressiona power, sem soltar Adia pressiona 3 vezes start. Pode-se ver todos segmentos do display acesos e testar microchaves painel.

 

resistores led do opto zero crossing BWS24 Brastemp.jpeg

sensor indutivo syncrho BWS24 Brastemp.jpeg

desenho circuito zero crossing BWS24 Brastemp.jpeg

Lava e seca Brastemp BWS24  R5 torrado 30 ou 33ohm.jpg

Editado: por Niemeyerd
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  • 2 semanas depois...

Quero adicionar mais alguma informação que compartilhei com um colega:

 Mais uma boa análise do circuito então deixa algumas dicas: 

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- Não substituir o triac do motor por equivalente, usar o original (ou com corrente logo acima BCP18, BCP20, etc ). Este triac faz o controle de rotação do motor por chaveamento no gate, o motor é de 127V corrente contínua cujo retificador está no mesmo dissipador do triac;
- Quando a trava da porta entra em curto acaba queimando o triac de acionamento BTA12 que por sua vez queima o ULN2003 por fuga de corrente pelo gate. A queima do driver UL2003 também faz parar outras coisas (ventilador da secagem, controle de rpm do motor principal, etc). São dois UL2003 que fazem o drive de corrente entre o chip processador e a parte de potência (triacs ou relés) o que queima é o mais próximo à borda da placa, alguns resistores próximos dele também queimas e são de 100 ohms.
- O resistor de 33 ohms é de 5W e normalmente ele queima também.
- O relé Finder (citado no artigo, Finder é a marca) é de 12V e possui 2 contatos reversíveis que fazem a inversão de rotação do motor e um dos contatos entra em curto, necessitando ser substituído.
- Para testar o motor basta ligar um dos enrolamentos do estador em série com o rotor (onde tem as escovas) e ligar numa fonte DC, bateria de 12VDC por exemplo, ele vai girar lento mas o suficiente para o teste.
- A trava da porta funciona por pulsos, ou seja dá um pulso trava, outro pulso invertido destrava. Caso o solenóide esteja queimado é melhor deixar sem e instalar uma chave para simular o fechamento da porta ou até mesmo tentar adaptar a bobina de um relé de 127V que não é muito fácil de encontrar.
- Para testar a placa toda sem acionar o motor, basta ligar uma lâmpada 127V nos dois pinos do conector dos condutores marrons que saem da placa (este conector é o termostato de segurança do motor e fica acionado sempre). Quando o circuito mandar acionar o motor irá acender a lâmpada com intensidade proporcional à rotação.
- Se tiver erro EH1 basta rodar o tambor com a mão pois se o sensor de rotação estiver bom o erro vai sumir, caracterizando que alguma parte de comando do motor está danificada (relé Finder, triac, ponte retificadora, etc).
- Quando ocorre a queima do triac ou relé Finder também funde a trilha no circuito impresso que comanda o motor, então precisa remover a placa do silicone que não é muito fácil para poder reparar.
- Eu removi a placa cortando a parte plástica um terço a partir da borda direita, cortei antes o silicone por dentro para soltar do plástico e com cuidado fui forçando e foi descolando. Com o primeiro terço descolado, fui forçando entre a placa e a base plástica e foi soltando o resto com cuidado para não quebrar o impresso que é de fenolite.
Para finalizar, digo que o projeto não é ruim como muito aqui disseram, acontece que componentes queimam por diversos motivos... Boa sorte no conserto à todos.

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  • 1 mês depois...

@Niemeyerd @Niemeyerd @Niemeyerd

Em 06/01/2020 às 08:02, Niemeyerd disse:

Quero adicionar mais alguma informação que compartilhei com um colega:

 Mais uma boa análise do circuito então deixa algumas dicas: 

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- Não substituir o triac do motor por equivalente, usar o original (ou com corrente logo acima BCP18, BCP20, etc ). Este triac faz o controle de rotação do motor por chaveamento no gate, o motor é de 127V corrente contínua cujo retificador está no mesmo dissipador do triac;
- Quando a trava da porta entra em curto acaba queimando o triac de acionamento BTA12 que por sua vez queima o ULN2003 por fuga de corrente pelo gate. A queima do driver UL2003 também faz parar outras coisas (ventilador da secagem, controle de rpm do motor principal, etc). São dois UL2003 que fazem o drive de corrente entre o chip processador e a parte de potência (triacs ou relés) o que queima é o mais próximo à borda da placa, alguns resistores próximos dele também queimas e são de 100 ohms.
- O resistor de 33 ohms é de 5W e normalmente ele queima também.
- O relé Finder (citado no artigo, Finder é a marca) é de 12V e possui 2 contatos reversíveis que fazem a inversão de rotação do motor e um dos contatos entra em curto, necessitando ser substituído.
- Para testar o motor basta ligar um dos enrolamentos do estador em série com o rotor (onde tem as escovas) e ligar numa fonte DC, bateria de 12VDC por exemplo, ele vai girar lento mas o suficiente para o teste.
- A trava da porta funciona por pulsos, ou seja dá um pulso trava, outro pulso invertido destrava. Caso o solenóide esteja queimado é melhor deixar sem e instalar uma chave para simular o fechamento da porta ou até mesmo tentar adaptar a bobina de um relé de 127V que não é muito fácil de encontrar.
- Para testar a placa toda sem acionar o motor, basta ligar uma lâmpada 127V nos dois pinos do conector dos condutores marrons que saem da placa (este conector é o termostato de segurança do motor e fica acionado sempre). Quando o circuito mandar acionar o motor irá acender a lâmpada com intensidade proporcional à rotação.
- Se tiver erro EH1 basta rodar o tambor com a mão pois se o sensor de rotação estiver bom o erro vai sumir, caracterizando que alguma parte de comando do motor está danificada (relé Finder, triac, ponte retificadora, etc).
- Quando ocorre a queima do triac ou relé Finder também funde a trilha no circuito impresso que comanda o motor, então precisa remover a placa do silicone que não é muito fácil para poder reparar.
- Eu removi a placa cortando a parte plástica um terço a partir da borda direita, cortei antes o silicone por dentro para soltar do plástico e com cuidado fui forçando e foi descolando. Com o primeiro terço descolado, fui forçando entre a placa e a base plástica e foi soltando o resto com cuidado para não quebrar o impresso que é de fenolite.
Para finalizar, digo que o projeto não é ruim como muito aqui disseram, acontece que componentes queimam por diversos motivos... Boa sorte no conserto à todos.

Em 24/12/2019 às 00:43, Niemeyerd disse:

Uma experiencia com essa eletrônica de potência e controle.

Maquina de uso próprio, após deixar a mecânica em dia começou apresentar erro no controle de rotação do motor.

Rotação ia ao máximo logo ao pressionar Start.

Após conseguir o manual de serviço e executando a rotina de testes a máquina logo apresentava EF3 ao entrar no menu testes.

Tentando colocar em funcionamento normal apresentava erro EH2 logo que  o motor dava duas disparadas.

Após uma ampla análise e leitura do manual serviço fiquei sabendo que o defeito seria na passagem por zero da rede elétrica.

No circuito o responsável pelo Zero Crossing é um optoacoplador ligado direto a rede AC 220v com 4 resistores de 18k limitador de corrente em seu led. Tudo ok com os componentes.

Na leitura da onda com osciloscópio apresentava uma onda quadrada na saída opto até o pino do microcontrolador onde ha um divisor de tensão.

 

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Ola amigo , tenho uma BWS24A que não liga a válvula de entrada de água , sendo que as 4 válvulas estão ok 

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  • 1 ano depois...
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