Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido IH61-MA5 Video

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá, recentemente adquiri uma Afox IH61-MA5, ela estava funcionando bem com um i5 3570 e a placa de video, Amd R7 240 de 4 gb, porem de um tempo pra cá ela parou de ligar com a placa de video, ou melhor, as vezes liga e as vezes não, achei que era o problema da placa de video mas em toda CPU que testei não deu problema algum só na minha placa mesmo. Quando ela não liga com a placa de video ela costuma dar 5 bipes, pelo que vi seria processador porém ele não apresenta problema com mais nada, mesmo com outro processador emprestado deu o mesmo problema. Fui reparar depois nessa parte da placa que começou a descascar, antes nem tinha como enxergar :

20191223_192240.jpg
É do lado do slot da placa de video então acho que pode ser esse o problema e nem faço ideia de como foi ficar assim, alguem sabe o que poderia ser? E sabe se da pra resolver com solda? (Não tem muito lugar de manutenção na minha cidade ainda mais pra placa mãe)

Editado: por LEONTEC
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@endevouz Pelo que  percebo na sua foto, uma trilha se rompeu. Isso devido a alta corrente que passou por ela, podes perceber que já é bem grossa comparada as outras. 

Apenas com esquema pra poder identificar a origem dela. Pode ser que refazendo resolva o problema porém, se ela alimentar a sua placa de vídeo, acredito que com os 12v, pode ser que sua VGA é que esteja consumindo mais fazendo com que o barramento se rompa.

Se vc não é técnico, indico que encaminhe pra alguém. 

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Alberto Rosa disse:

@endevouz Pelo que  percebo na sua foto, uma trilha se rompeu. Isso devido a alta corrente que passou por ela, podes perceber que já é bem grossa comparada as outras. 

Apenas com esquema pra poder identificar a origem dela. Pode ser que refazendo resolva o problema porém, se ela alimentar a sua placa de vídeo, acredito que com os 12v, pode ser que sua VGA é que esteja consumindo mais fazendo com que o barramento se rompa.

Se vc não é técnico, indico que encaminhe pra alguém. 

 


Eu já fiz soldas simples, aqui é complicado achar gente que mexa com placas mãe, vou tentar refazer a trilha e posto o resultado. Mas tem uma coisa, mesmo com essa trilha assim as vezes ele liga normal e funciona como se tivesse tudo ok, vou tentar achar o esquema dela pra ter certeza o que é aquilo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/12/2019 às 17:48, endevouz disse:


Eu já fiz soldas simples, aqui é complicado achar gente que mexa com placas mãe, vou tentar refazer a trilha e posto o resultado. Mas tem uma coisa, mesmo com essa trilha assim as vezes ele liga normal e funciona como se tivesse tudo ok, vou tentar achar o esquema dela pra ter certeza o que é aquilo

@endevouz Certeza que o defeito está nessa linha, resta saber pra onde ela vai pra tentar descobrir o causador.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que essa trilha alimenta o conector branco logo acima na foto. Parece ser Sys_Fan.

Para ter certeza, testar a continuidade entre os pinos do conector e a parte da trilha mais próxima.

Verifique se há um ventilador conectado e se está em curto. 

Houve um caso parecido em 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Zoom1966 disse:

Atualização de BIOS não traria qualquer modificação num conector de ventilador.

Tente substituir o ventilador por um outro ou deixar temporariamente desconectado para ver se o problema se resolve. 

 

No caso eu nem uso esse conector, não é o da cpu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

A demora para dar video dessa placa é causada pelo "Memory Scrambler" estar ativado por padrão.

 

Para desativar, entre no setup da bios (tecle del ao ligar) > Chipset > System Agent (SA) Configuration > Memory Configuration > Memory Scrambler > altere para [Disable] > tecle F10 para salvar e reiniciar.

 

Espero ter ajudado!

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 01/03/2021 às 10:33, adfrade disse:

A demora para dar video dessa placa é causada pelo "Memory Scrambler" estar ativado por padrão.

 

Para desativar, entre no setup da bios (tecle del ao ligar) > Chipset > System Agent (SA) Configuration > Memory Configuration > Memory Scrambler > altere para [Disable] > tecle F10 para salvar e reiniciar.

 

Espero ter ajudado!

Eu estava com o mesmo problema, placa mãe nova mas as vezes demorando 2 minutos pra subir o vídeo (não uso placa de vídeo) fiz esses passos e resolveu. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...