Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Fragmentadora Papel Secreta S300D SS242D&SPL-S242D-Motor Ver: 02 Não aciona o motor

Avalie este tópico:


14bis

Posts em destaque

Olá

 

Estou com o equipamento na bancada. O código da placa é SS242D&SPL-S242D-Motor Ver: 02

 

O motor funciona, injetei nele 12v contínuo fora da placa e rodou o conjunto. Diodos e os transistores conferidos. Troquei todos os capacitores com alto ESR e o lm324 já foi substituído. O resistor r5 foi substituído por estar tostado (circunferência vermelha). O relê está funcionando, assim como o interruptor de ação instantânea que é o sensor do cesto

 

Não sei testar o sensor do papel

 

Na saída da placa, a tensão fica oscilando, ora em 7v, 10v ou 12v e na maioria das vezes, permanece 0v

 

Eu não sei mais o que fazer. Alguém tem uma dica?

20191224_113038.jpg

Editado: por marciobaldo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, marciobaldo disse:

Estou com o MCR 100-6 na mão. Para testá-lo, precisa dar contato no pino 3 para o 2 e 3 para o 1? 

Ponta preta no 1, vermelha no 3, tem que dar aberto. Aí você fecha um curto momentaneo do 3 para o 2, tem que passar a dar uma medida, até desencostar a ponta do 3. É assim que se testa esses SCR pequenos.

 

Que espécie de sensor ele usa na entrada? E.. se colocar o seletor em "reversão" o motor aciona?

 

o 78L08 é uma versão de baixa potência do 7808..na saída tem que ter 8 volts, e na entrada, pelo menos uns 11.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, zazulak disse:

Que espécie de sensor ele usa na entrada? E.. se colocar o seletor em "reversão" o motor aciona?

 

Acredito que seja infravermelho, imagem em anexo. Já limpei com álcool iso e limpa contato, nada ainda. Não sei como colocar o seletor em reversão

Sensor.jpg

 

 

6 horas atrás, zazulak disse:

Ponta preta no 1, vermelha no 3, tem que dar aberto. Aí você fecha um curto momentaneo do 3 para o 2, tem que passar a dar uma medida, até desencostar a ponta do 3

 

@zazulak, outra dúvida. Por que o datasheet tem o símbolo do diodo do Anodo para Catodo e para Gate? Com sua explicação acima, imagino que por ter o gate já é óbvio o entendimento que ele deve funcionar como um mosfet...

 

scr.PNG

Editado: por marciobaldo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, marciobaldo disse:

Acredito que seja infravermelho

Tem jeito de ser mesmo... nesse caso, meça as tensões em cima dos dois componentes: Um deles deve dar 1.1V, esse é o led infravermelho. O outro deve medir uma tensão baixa e, ao colocar algum objeto no caminho do feixe de luz, deve subir. 

 

31 minutos atrás, marciobaldo disse:

Não sei como colocar o seletor em reversão

A chave dela tem 3 posições, certo? Pelo manual, as posições são REV, OFF e AUTO. Em REV ele deve girar o motor no sentido contrário ao convencional, independente do sensor. 

 

33 minutos atrás, marciobaldo disse:

imagino que por ter o gate já é óbvio o entendimento que ele deve funcionar como um mosfet

Não confunda c* com bunda... nem tudo que tem gate é mosfet. Um tiristor (SCR, triac, e outros da família) aciona quando recebe um sinal no gate, e permanece acionado enquanto houver corrente circulando por ele, mesmo que se remova o sinal de acionamento do gate.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/12/2019 às 21:29, zazulak disse:

Tem jeito de ser mesmo... nesse caso, meça as tensões em cima dos dois componentes: Um deles deve dar 1.1V, esse é o led infravermelho. O outro deve medir uma tensão baixa e, ao colocar algum objeto no caminho do feixe de luz, deve subir.

 

@zazulak, testado o sensor. Do outro lado dá 6,5v. E mesmo que fosse ele o defeito, o motor já teria rotacionado ao pressionar o Rev. Já tinha testado ele e deu na mesma, motor não gira.

 

Aliás, o motor é um FT5355DC12 e tem esta descrição AC120V/60Hz => DC. Significa que ele é contínuo ou alternado?

 

Em 27/12/2019 às 21:29, zazulak disse:

Não confunda c* com bunda... nem tudo que tem gate é mosfet. Um tiristor (SCR, triac, e outros da família) aciona quando recebe um sinal no gate, e permanece acionado enquanto houver corrente circulando por ele, mesmo que se remova o sinal de acionamento do gate.

 

Testei do jeito que falou, mas na etapa de soltar a ponteira vermelha do pino 3 e deixar só no 2, ainda continua dando corrente. Sinal que está danificado?

 

O regulador 78L08 está 100%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, marciobaldo disse:

o motor é um FT5355DC12 e tem esta descrição AC120V/60Hz => DC. Significa que ele é contínuo ou alternado?

É um motor universal (nada a ver com a igreja..). Se colocar AC ele gira, se colocar DC também. E, pra inverter a rotação tem que inverter a ligação entre o estador e o induzido. Em fragmentadoras, geralmente ele tem 4 fios, ligados na chave de reversão. 

 

7 horas atrás, marciobaldo disse:

Testei do jeito que falou, mas na etapa de soltar a ponteira vermelha do pino 3 e deixar só no 2, ainda continua dando corrente. Sinal que está danificado?

É o contrário: Tem que colocar a ponta vermelha no 3, fechar um curto momentaneo entre o 2 e o 3, sem desencostar a ponta do 3. 

 

Provavelmente esse SCR seja usado como "trava" para a proteção contra sobrecarga: Se alguma coisa travar o motor, o circuito detecta o excesso de corrente (monitorando a tensão sobre aquele resistor grande de 0.3R em série com o motor), o SCR aciona e inibe o funcionamento do motor até que a máquina seja religada.

 

Se colocar o seletor em reverso e fechar um curto no contato do relé, o motor liga?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/12/2019 às 19:10, zazulak disse:

É um motor universal (nada a ver com a igreja..). Se colocar AC ele gira, se colocar DC também. E, pra inverter a rotação tem que inverter a ligação entre o estador e o induzido. Em fragmentadoras, geralmente ele tem 4 fios, ligados na chave de reversão. 

 

Na chave são 6 fios. No motor são 2 fios. Experimentei ele na tensão alternada de 110v da rede, o motor apenas vibrou. Na assimétrica com 30v, ele girou normal

 

Pensei em me livrar da placa e deixar ele ligado direto na rede, infelizmente, não deu certo

 

Em 31/12/2019 às 19:10, zazulak disse:

É o contrário: Tem que colocar a ponta vermelha no 3, fechar um curto momentaneo entre o 2 e o 3, sem desencostar a ponta do 3. 

 

Testado. Está 100%

 

 

Só resta o relê. Este modelo da imagem, arma (faz o téc téc) quando injeto os 30v contínuo no pino 1 e 2, indiferente a polaridade, ele dá o "téc téc", mas nos pinos 3, 4 e 5, testando com o multímetro, não dá continuidade. Sem contar aquele torradinho no pino 5

 

O teste é este mesmo? Sinto pedir tanta coisa, mas não achei o esquema deste relê

 

20200102_191222.jpg

20200102_191244.jpg

  • Perplexo 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, marciobaldo disse:

Na chave são 6 fios. No motor são 2 fios. Experimentei ele na tensão alternada de 110v da rede, o motor apenas vibrou. Na assimétrica com 30v, ele girou normal

 

Só pra me contrariar essa danada usa motor DC. Nunca tinha visto fragmentadora com motor de corrente contínua.. todas as que peguei usavam um motor universal, com 4 ou 6 fios, e a reversão era feita pela própria chave. Se ele é DC, provavelmente não tem o estator bobinado (usa imãs no lugar do estator). Poste uma foto desse motor.. agora fiquei curioso. 

 

36 minutos atrás, marciobaldo disse:

Pensei em me livrar da placa e deixar ele ligado direto na rede, infelizmente, não deu certo

Dá pra fazer.. é só aproveitar a ponte retificadora que tem na placa. Mas a reversão ainda assim vai ter que ser feita pela chave.

 

37 minutos atrás, marciobaldo disse:

mas não achei o esquema deste relê

Mas o esquema tá desenhado embaixo dele O:-)

Pinos 3 e 4 são ligados juntos. É o contato comum. o 5 é o normalmente aberto. E, como esse relé não é reversível, não tem o contato normalmente fechado,  mas se tivesse, seria um pino à esquerda do 5.

 

41 minutos atrás, marciobaldo disse:

Sem contar aquele torradinho no pino 5

Torradinho? Se esse pino externamente está assim, o contato interno do relé deve estar mais queimado que ponta de dedo de maconheiro.

 

Experimente jumpear na placa os pinos 4 e 5 (ou 3 e 5, depende de onde vai a trilha) e ver se o motor gira. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 24/12/2019 às 11:54, 14bis disse:

Olá

 

Estou com o equipamento na bancada. O código da placa é SS242D&SPL-S242D-Motor Ver: 02

 

O motor funciona, injetei nele 12v contínuo fora da placa e rodou o conjunto. Diodos e os transistores conferidos. Troquei todos os capacitores com alto ESR e o lm324 já foi substituído. O resistor r5 foi substituído por estar tostado (circunferência vermelha). O relê está funcionando, assim como o interruptor de ação instantânea que é o sensor do cesto

 

Não sei testar o sensor do papel

 

Na saída da placa, a tensão fica oscilando, ora em 7v, 10v ou 12v e na maioria das vezes, permanece 0v

 

Eu não sei mais o que fazer. Alguém tem uma dica?

20191224_113038.jpg

Poderia me dizer o valor deste resistor. estou com uma placa destas com o resistor torrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 7 meses depois...
Em 24/12/2019 às 11:54, 14bis disse:

Olá

 

Estou com o equipamento na bancada. O código da placa é SS242D&SPL-S242D-Motor Ver: 02

 

O motor funciona, injetei nele 12v contínuo fora da placa e rodou o conjunto. Diodos e os transistores conferidos. Troquei todos os capacitores com alto ESR e o lm324 já foi substituído. O resistor r5 foi substituído por estar tostado (circunferência vermelha). O relê está funcionando, assim como o interruptor de ação instantânea que é o sensor do cesto

 

Não sei testar o sensor do papel

 

Na saída da placa, a tensão fica oscilando, ora em 7v, 10v ou 12v e na maioria das vezes, permanece 0v

 

Eu não sei mais o que fazer. Alguém tem uma dica?

20191224_113038.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/12/2019 às 11:54, 14bis disse:

Olá

 

Estou com o equipamento na bancada. O código da placa é SS242D&SPL-S242D-Motor Ver: 02

 

O motor funciona, injetei nele 12v contínuo fora da placa e rodou o conjunto. Diodos e os transistores conferidos. Troquei todos os capacitores com alto ESR e o lm324 já foi substituído. O resistor r5 foi substituído por estar tostado (circunferência vermelha). O relê está funcionando, assim como o interruptor de ação instantânea que é o sensor do cesto

 

Não sei testar o sensor do papel

 

Na saída da placa, a tensão fica oscilando, ora em 7v, 10v ou 12v e na maioria das vezes, permanece 0v

 

Eu não sei mais o que fazer. Alguém tem uma dica?

20191224_113038.jpg

Bom dia.  Estou precisando saber os valores do R39 e R7. A linha ficou em cima do R39.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Me desculpe, mas pela foto, R2 pra ser de 100R a 3 faixa em evidência não deveria ser de cor diferente de vermelho? Pela foto aquela 3 faixa é vermelha, não?

 

Olhe a placa na primeira mensagem, ele está no canto inferior direito da imagem.

 

A placa que você está reparando é  a mesma?

 

Flw...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou eu quem estou com o equipamento em bancada!!! Existem formas de saber sobre o componente queimado, como por exemplo... vc sabe ou deveria saber (fica a dica pra procurar no youtube, por exemplo). Mas como eu disse, com base na imagem que tem uma resolução de 4128 x 3096 x 72dpi!!!

Eu consegui observar bem a imagem (se clicar nela, ela expande e vc conseguirá ver melhor)... pelo menos a última faixa é vermelha (muito diferente de um marrom) e com mais de 50% de a segunda faixa ser laranja (muito diferente de um preto)... indicando ser um resistor de 3K3... eu até faria um teste com esse valor.
 

Se vc está com o equipamento ai em bancada, provavelmente sim, pois esta querendo saber os valores de componentes, veja se é possível analisar os componentes danificados a fim de descobrir o valor correto!!!

 

Boa sorte...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...