Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Dicas curto-circuito em placas mãe

Avalie este tópico:


pgvieira

Posts em destaque

Os curto-circuitos em placas mãe de PC´s e notes, ocorrem normalmente em chips (os mais complicados) e em processadores, reguladores de tensão e capacitores de filtro DC (os mais simples)

1 - Em placas mãe, se a fonte estando testada e ok, morre ao ser ligada à placa retire, se possível, o processador e ligue sem ele, se a fonte ligar, o processador esta em curto.

2 - Meça com multímetro analógico se há curto circuito nos pinos de alimentação 12V do processador, com e sem o processador encaixado no soquete, se apresentar curto na placa, veja os reguladores de tensão do processador na placa mãe, vá retirando, um a um os iguais ate eliminar o curto. Este problema pode ser causado por capacitores de tântalo ou principalmente cerâmicos SMD, vá retirando um a um, com a dica de um bom multímetro analógico, que vai dar uma medida maior quanto mais próximo do curto na linha de alimentação da placa.

3 - Chips em curto, normalmente aquecem acima do normal, verifique com pistola de temperatura ou com o a ponta do dedo, com cuidado para não se queimar. Esse é comum no chip de rede em placas principalmente em tempos de ocorrência de raios.

4 - Se tem duvidas sobre um processador em curto, meça se ha curto circuito nos pinos de 12v de entrada dos reguladores, se houver, normalmente ele queima a placa nova se alimentada com o processador em curto encaixado no soquete.

Editado: por FLAVIOTECH
  • Joinha 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...