Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Nobreak APC Back BZ600 pode DANIFICAR fonte de um iMac??

Avalie este tópico:


mabhz

Posts em destaque

Cordiais saudações a todos!

 

Tenho zero conhecimentos de eletrônica e estou precisando de um conselho dos senhores, por favor!

 

Estou querendo passar a usar um Nobreak APC Back UPS 600VA 115V BZ600 BR que tenho parado em casa no meu iMac mid 2013. 

 

Ja li a respeito da questão da fonte dele ser diferente e com isso exigir aqueles nobreaks carissimos que são online e curva real, ou algo parecido, mas não tem a menor possibilidade de eu vir a investir em um destes!

 

Minha intenção é apenas "segurar" o iMac ligado por um minuto enquanto eu desligo ele adequadamente quando a CEMIG der esses desligamentos de energias que ela está nos proporcionando frequentemente quando chove muito aqui em BH!!

 

Não tenho intenção de seguir utilizando o equipamwnto ligado no NoBreak, apenas realmente "desmontar" os HD Externos que ficam ligados nele e logo depois desligar completamente o equipamento.

 

Pergunto: algum risco desse Nobreak APC "normal" estragar meu iMac, danificando a fonte dele? 

 

Obrigado pelo help!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Alison1990 disse:

se for so pra desligar enquanto falta energia qual quer um da esse iMac mid 2013 n tem um consumo muito alto como um pc game use um APC normal que vai dar tudo certo vai dar tempo de desligar quando sua energia cair 

 

Muito obrigado pela resposta!

 

Mas e esse papo de que por não ser Online e Senoidal dafinica as fontes tipo a do iMac só de estar ligado no NoBreak?? Isso é "lenda"? O pessoal lá do Clube do Hardware fala que só de deixar o iMac ou um micro com o tipo de fonte que ele tem ligado num NoBreak "normal" já danifica a fonte. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cada caso e um caso eu pessoalmente uso meu pc game direto na rede elétrica tem risco de queimar? tem! mas n quer dizer q so de ligar vai queimar ate pq  ele foi feito para as 2 tenção, so que nossa energia oscila muito. me manda uma foto da fonte do seu imac q eu vejo direitinho, quero ver as tenção que ele suporta.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

o problema de fontes como essa, com pfc, é que elas esperam uma onda senoidal na entrada. Algumas simplesmente desligam quando o nobreak comuta de rede para bateria. 

 

Mas, não precisa necessariamente ser um nobreak online para segurar uma dessas. Um modelo senoidal, mesmo offline, já serve. E, atualmente existem modelos senoidais por um preço próximo ao de um convencional de onda quadrada. Por exemplo: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, zazulak disse:

Buenas,

 

o problema de fontes como essa, com pfc, é que elas esperam uma onda senoidal na entrada. Algumas simplesmente desligam quando o nobreak comuta de rede para bateria. 

 

Mas, não precisa necessariamente ser um nobreak online para segurar uma dessas. Um modelo senoidal, mesmo offline, já serve. E, atualmente existem modelos senoidais por um preço próximo ao de um convencional de onda quadrada. Por exemplo: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Muito obrigado pela resposta!!

 

Bom, pela sua resposta, estou entendendo que só o fato de um micro com fonte PFC estar ligado em um NoBreak fuleiro NÃO danifica a fonte ou o micro, correto? A possibilidade passa a existir apenas quando a energia acaba e o NoBreak entra na jogada, certo?

 

Outra questão importante: algum risco de queimar o iMac ou a fonte dele se eu fizer um teste - ligar no NoBreak e puxar da tomada, para ver se ele consegue funcionar mantido pelas baterias??

 

 

Curiosa sua dica... sempre me falaram para correr desses nobreaks RagTech, pois ele não prestam e nem fornecem senoidal real. Isso procede?

 

Obrigado pelas dicas! Feliz 2020!

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, mabhz disse:

estou entendendo que só o fato de um micro com fonte PFC estar ligado em um NoBreak fuleiro NÃO danifica a fonte ou o micro, correto?

Na prática, em 20 anos e mais de 1000 fontes consertadas, NUNCA vi uma fonte com PFC ser danificada por um nobreak não-senoidal (já vi o contrário). O que acontece é que algumas fontes com PFC simplesmente desligam ou fazem o computador reiniciar quando o nobreak comuta de rede para bateria. 

 

Não conheço a fonte do Imac mid 2013, mas se ela seguir a mesma linha da fonte do late 2013 (A1419), o PFC dela é baseado no controlador NCP1605, que opera em modo de condução crítica / histerese. Esse tipo de controle é menos vulnerável a diferenças na forma de onda que controladores operando em modo de condução contínua.

Provavelmente o seu imac vai funcionar normalmente com esse nobreak, mesmo ele não sendo senoidal. Como a fonte dele não é muito potente (185W), o seu nobreak APC (que não é APC, é um Microsol disfarçado) deve aguentar bem.

 

Sobre o fato de o nobreak não ser online, isso significa que ele leva um tempo entre o momento que a rede cai e o momento que o inversor entra (por isso alguns chamam de short-break). Nos modelos atuais esse tempo costuma ser no máximo a duração de um semiciclo da rede (uns 8ms). Com certeza essa do imac suporta (para receber a homologação ATX tem que suportar no mínimo um ciclo, 17ms).

 

11 horas atrás, mabhz disse:

sempre me falaram para correr desses nobreaks RagTech, pois ele não prestam e nem fornecem senoidal real

Esse aí do anúncio é senoidal sim. Quanto à qualidade, realmente a Ragtech tem uns modelos que são bem problemáticos, mas esse daí não é dos mais incomodativos. 

 

O que você tem que cuidar é com aqueles que dizem "semi senoidal" ou "senoidal por aproximação": São expressões bonitinhas inventadas pra enganar trouxa, porque de senoidal não tem nada.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Caro Zazulak, 

 

Peço desculpas pela grande demora em responder seu post! 

 

Ele foi muito útil, extremamente embasado, e foi o post que me deu "coragem" para seguir com o plano. O iMac segue funcionando sem problemas com o APC (inclusive com quedas de luz que ele segurou!) e agradeço MUITO a sua gentileza de compartilhar conhecimentos e experiência pessoal. 

 

Paz e saúde, meu amigo! 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...