Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notícia Como acontece uma explosão?

Avalie este tópico:


eliasgirardi

Posts em destaque

1.jpg

Cortes mostrando detalhes da irrupção de uma explosão não confinada. [Imagem: Poludnenko et al. - 10.1126/science.aau7365]

 

Explosões abertas e explosões fechadas

 

Explosões termonucleares descomunais no espaço e pequenas explosões químicas na Terra se comportam basicamente da mesma maneira.

 

É o que garantem Alexei Poludnenko e uma equipe de várias universidades dos EUA, que demonstraram isso em uma teoria unificada dos processos de turbulência que geram tanto as explosões confinadas como as não confinadas.

 

Tipicamente, para formar uma detonação, a queima do combustível deve ocorrer em um ambiente confinado com paredes ou obstáculos, que limitam as ondas de pressão liberadas pela queima. À medida que a pressão aumenta, formam-se ondas de choque, que podem crescer em força até o ponto em que podem comprimir a mistura reagente, acendendo-a inteira de uma vez só e produzindo uma frente supersônica autossustentável.

 

As estrelas não têm paredes ou obstáculos, o que tornava difícil de entender as detonações devastadoras que marcam, por exemplo, as supernovas.

 

Usando experimentos e simulações numéricas realizadas em supercomputadores, a equipe conseguiu pela primeira vez demonstrar como funciona esse processo de formação da detonação em ambientes abertos - e ele é basicamente similar ao das explosões confinadas.

 

Os resultados ajudam a decifrar melhor a natureza das supernovas do tipo Ia, as explosões termonucleares das anãs brancas, que funcionam como uma ferramenta importante para medir vastas distâncias cósmicas.

 

2.jpg

Os resultados da teoria explicam os dados coletados das supernovas, como no caso da SN 2014J, monitorada durante vários anos. [Imagem: NASA]

 

Como funciona uma explosão

 

As explosões podem envolver dois tipos diferentes de ondas de combustão, as deflagrações e as detonações, que viajam em diferentes velocidades e através de diferentes mecanismos.

 

No entanto, em explosões não confinadas, como nas supernovas e em explosões químicas, uma chama que se move a velocidade subsônica (deflagração) evolui espontaneamente para uma chama provocada por um choque supersônico (detonação), com uma produção de energia muito maior.

 

Embora essa transição de deflagração para detonação seja facilmente observada experimentalmente, os mecanismos por trás do fenômeno não eram claros.

 

Poludnenko desenvolveu então um modelo para simular numericamente e descrever a transição deflagração-detonação, e o modelo foi capaz de reproduzir com sucesso os dados gerados em experimentos de laboratório. Em seguida, a equipe usou o modelo para prever uma transição deflagração-detonação em uma supernova do tipo Ia, mostrando que os resultados da simulação são igualmente consistentes com as observações.

 

3.jpg

A equipe precisou construir um aparelho especial para gerar a turbulência necessária para disparar as explosões não confinadas. [Imagem: Poludnenko et al. - 10.1126/science.aau7365]

 

Como uma explosão explode

 

De acordo com a teoria, se pegarmos uma mistura reativa, que queima e libera energia, e a agitar para criar uma turbulência intensa, isso pode resultar em uma instabilidade catastrófica, aumentando rapidamente a pressão no sistema, produzindo fortes choques e provocando uma detonação.

 

Assim, a chave para estudar qualquer tipo de explosão consiste em aplicar a quantidade certa de turbulência e misturá-la a uma chama não confinada até que ela se torne autossustentada. Nesse ponto, a chama começa a queimar a energia ingerida, levando a uma explosão tipo supernova, espalhando-se a velocidades equivalentes a Mach 5.

 

As aplicações da nova teoria podem incluir viagens aéreas e espaciais mais rápidas e melhorias na geração de energia, diz a equipe, incluindo reações que geram zero emissões, à medida que todos os produtos usados na combustão puderem ser convertidos em energia.

 

Fonte: https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=como-acontece-uma-explosao&id=010170191126#.Xg-Qg9JKjIU

Editado: por eliasgirardi
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, nunca explodi uma estrela mas... pelas minhas experiências no meu tempo de aspirante a homem-bomba, confirmei essa hipótese: Dependendo da velocidade de detonação do explosivo e da quantidade, ele pode passar de deflagração para detonação, independentemente de ele estar na atmosfera ou no vácuo do espaço..

 

Por exemplo: O peróxido de acetona (explosivo que eu adorava fabricar em casa, por ser fácil de fazer e só precisar de três ingredientes), quando em quantidade pequena e ambiente aberto, ao ser detonado, queima com uma chama amarelada. Mas, se ele for confinado, ou a quantidade for maior que uma colher de sopa cheia, mesmo em ambiente aberto, ele detona, sem chama visível, e relativamente pouca liberação de calor.

Com a nitroglicerina (essa eu demorei pra conseguir sintetizar em casa, pela dificuldade pra conseguir comprar ácido nítrico sem autorização do exército.. consegui comprar ácido nítrico numa loja de produtos químicos de fundo de quintal, ahaha) acontece a mesma coisa: Se pegar uma gota de nitroglicerina e aproximar de uma chama, ela simplesmente queima com uma labareda de umas duas polegadas e uma cor azul-pálida (para frustração daqueles que acham que uma gota de nitroglicerina derruba um edifício,  como acontece nos filmes ^-^). Mas, se colocar uma gota de nitroglicerina sobre uma superfície dura e bater com um martelo, ela detona sem chama, por estar confinada.

 

Aparentemente o que acontece é que, se a velocidade de detonação do explosivo for alta o suficiente, a própria inércia das partículas resultantes da decomposição do explosivo (inércia esta que existe mesmo que o explosivo seja detonado no vácuo do espaço) acaba criando uma contra-pressão à expansão dos gases da explosão, e aí as partículas restantes do explosivo passam a detonar sob confinamento. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...