Jump to content
Sign in to follow this  
mobilehouseinfo

Toshiba Satellite A205-S4797 trava e desliga ao ligar a fonte

Rate this topic

Recommended Posts

Olá pessoal, aqui na minha assistência recebi um notebook Toshiba Satellite A205-S4797, que funciona normalmente somente na bateria, quando conectamos a fonte ao equipamento o mesmo trava e se desliga, depois de muito pesquisar descobri que este sintoma ocorre devido a um defeito em um capacitor que quando ligado apenas na bateria não o utiliza em seu máximo, por isso funciona e assim que ligamos a fonte (onde exigirá o seu máximo) o equipamento acaba se desligando.

Segue passos para conserto de tal problema.

O componente com defeito é o Capacitor Nec Tokin 0e128, segue abaixo:

image.php?di=6OVC

O mesmo se encontra atrás do processador como imagem abaixo:

image.php?di=WR29

Este componente pode ser substituído por um componente do mesmo valor (pesquisei no mercado livre e encontrei o mesmo, segue link

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.
), mas se vocês não quiserem estar gastando, podem realizar o mesmo procedimento que eu, substituir este componente por outros 4 capacitores de menor valor, mas que resolvem o problema da mesma forma.

Segue imagem do componente:

image.php?di=89M7

Este retirei da placa mãe de um notebook (Toshiba Satellite A205-S5851)já condenada, segue abaixo esquema que utilizei para re soldar os capacitores na placa mãe com o componente danificado.

Ao remover o Nec Tokin 0e128, haverá 4 contatos para soldar os novos capacitores, na imagem eles ficaram retos, mas como os contatos são bem próximos provavelmente eles ficaram um pouco inclinados para que os capacitores encaixem.

image.php?di=ZVAY

Pessoal, já executei este procedimento em mais de 10 notebooks e em um período de 12 meses nenhum voltou a minha assistência, até um é de um colega meu e sempre o questiono se o notebook esta ok.

Obs: Peço desculpa pelas fotos, tive que improvisar pois ao realizar o procedimento esqueci de tirar as fotos.

Qualquer dúvida estou a disposoção.

Obrigado.

• Like 1

Nem precisava procurar muito, era só dar uma busca aqui no forum que vc. iria ver uns 10 posts no minimo falando sobre esse defeito e o método para resolver :)

Abraço.

kakakakakaka aki  no forum amigo deve ter uns 15 a 20 post desse parceiro mais valei a iniciativa

Vale um joinha pela intenção. Devemos observar que o colega não tem acesso a certas áreas. Obrigado por compartilhar

Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Create New...