Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido PCWare - IPM31 - não liga com a bateria da bios

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Estou com uma placa IPM31, ao pressionar o power ela não liga mas se desligar a fonte e retirar a bateria da bios e fechar curto e ligar novamente sem a bateria ela liga, e pode desligar e ligar inúmeras vezes mas se colocar a bateria novamente ela liga de vez em quando mas quando ela não liga o jeito e só retirando a bateria e fechando curto novamente, o que pode ser?

Editado: por andersongomesrodriguesx
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, diegoascari disse:

amigo esses cap marrom sao um terror substiu eles na proximidade, se nao funcionar da uma olhada num fet proximo pequeno perto da bateria

 

encontrei um pequeno curto que esta acusando em 3 capacitores marrom perto da bateria vou remover e testar e ver se o curto sai

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, claudio cortez disse:

primeiro passo e checar o mosfet que fica proximo ao soquet da bateria ja peguei esse placa com ele em curto outra seria observar o ci da placa de rede se nao esta esquentado ou em curto  

a placa de rede nao esta esquentando mas encontrei um curto em 3 capacitores do lado da bateria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, uiugor disse:

Deu certo amigo?

Mais algum feed?

analizei outras placas aqui que estao boa e notei que nao e um curto pois nesta regiao o multimetro acusa uma baixa resistencia mesmo mostrando 16 no multimetro, como nao ha curto ja nao sei mais o que pode ser ja que sem a bateria  ela liga e com a bateria no lugar pode ate ligar na primeira vez e nao liga mai, so liga novamente se retirar a bateria e fexar curto em seu contato ai sim a maquina liga novamente e como quando fexa curto ela deve descarregar os capacitores ai sim ela liga!!!

20200116_200530.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

analizando o diagrama de bateria desta placa nao ha capacitores eletroliticos nesta linha, se houvese eu faria a substituiçao ja que capacitores eletroliticos dao muito problema, como nao tem esta dificil encontrar o erro!!! sera que o chip bios pode esta com problema? 

bateria.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/01/2020 às 23:53, Leonildo disse:

@andersongomesrodriguesx o jumper ta no lugar correto? Ja verificou esses pinos? Clrtc! Só pra contar nos altos..

sim ja olhei no manual do usuario esta no lugar certo o estranho que a placa so liga sem a bateria da bios pois se colocar a bateria ela ate liga na primeira vez e depois nao liga mais, e pra ligar novamente so se desligar a placa da tomada e retirar a bateria da bios e fechar curto no conector da bateria e ligar no tomada novamente ai sim ela liga. ta osso essa placa. afinal de conta pra onde vai os 3v da bateria? vai e pra bios? pois se souber pra onde vai posso testar onde esta se perdendo pelo caminho, pois essa ateria alimenta o relogio da placa quando ela esta fora da tomada e a logica eu acho!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/01/2020 às 06:58, diegoascari disse:

opa amigo, testa o  "BAD1" ve se ele esta ok provavelmente é ele, se nao for me passa o modelo do sio q ela usa tenho 3 delas aqui na sucata só q nao achei.

ja testei ele e esta ok ja testei de outras 2 placas boas aqui e da na mesma coisa, sera que os 3v da bateria vai pra bios? pra onde vai os 3v da bateria? se eu souber o caminho e mais facil encontrar acho que o problema esta mais pra frente

 

Editado: por andersongomesrodriguesx
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

A bateria de 3v não alimenta o ci de bios, ela alimenta uma área do bga responsável por manter as configurações de data e hora, quando há um curto o bga impede a placa de ligar. 

neste caso eu acho que o problema esta na ponte norte entao ja que o cirtuito da bateria esta ok!!! acho que vou devolver a placa, e um defeito complicado para uma placa de baixo custo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...