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davidegn

em análise SMS New Station 700BIFX [PIFN017302 E09439-02] não liga

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Bom dia

 

Estou com este nobreak na bancada que o usuário informou não estar ligando. Ao abrir o equipamento constatei que havia algumas trilhas rompidas próximo ao inversor e na base do Q17 (IRFB3306). Refiz as trilhas e tirei os fets e testei com o multímetro e eles estão bons, apenas voltei eles para a placa, mas troquei o IC4(LM324) por garantia. Constatei que a ventoinha tbm estava com problema e fiz a substituição dela.

Analisando os demais circuito encontrei o Q19 (BD139), Q15(BC327) e D36 de 15v 1w em curto e C16(0,47uf 100v) alterado. Realizado a substituição dos componentes citados e fiz o teste em modo bateria (Desconectei os cabos azul e branco do transformador). Ao conectar a bateria o nobreak pisca como se houvesse colocado o mesmo na rede elétrica (Altera entre vermelho e azul uma vez) e após uns 3 segundos ele liga com o led na cor roxa.

 

Testei tbm os componentes: C18 (100uf 63v), D32(2v7), C19(22uf 50v) R84(4k7), D29 e D30 (1n4007), Q12(BC337) e todos estavam normal. 

A bateria que estou usando é nova e está boa.

 

Estranho estar acontecendo isso, a impressão que eu tenho é que há algum curto que faz com que a fonte ligue e ignore o botão. Normalmente qdo vc jampeia o Q12 ou Q15 pra testar se a fonte está funcionando acontece isso, mas aparentemente não há curto nesta linha.

 

Estou postando tbm duas fotos do nobreak e tbm o esquema q eu fiz upload aqui no fórum e q eu estou seguindo, foi o mais próximo q encontrei.

 

Peço a ajuda dos amigos do fórum para resolver esse problemas.

 

Esq Nobreak E0943800 Net Station 700Bi FX NT

 

IMG_20200110_112804676.jpg

IMG_20200110_112833090.jpg

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Ola @davidegn , Sempre que trocar o BD139, é bom trocar o IC3 LE50 porque trabalham em conjunto.

Tanto o BD e O LE, fazem a fonte de 15 e de 5v, seria bom revisar os circuitos alimentados por eles.

Seria bom medir os resistores R41, 42 e 43 que estão com sinais de sobreaquecimento.

 

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Buenas,

 

veja se não é um dos transistores acionadores dos relés com curto/fuga entre base e coletor mandando corrente de retorno do +b para o PIC. Meça a tensão nos pinos do pic: O pino que tiver a maior tensão é por onde está vindo essa alimentação espúria.

 

Como está a tensão antes do LE50 ao conectar a bateria?

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1 hora atrás, Priscila Critiane disse:

Ola @davidegn , Sempre que trocar o BD139, é bom trocar o IC3 LE50 porque trabalham em conjunto.

Tanto o BD e O LE, fazem a fonte de 15 e de 5v, seria bom revisar os circuitos alimentados por eles.

Seria bom medir os resistores R41, 42 e 43 que estão com sinais de sobreaquecimento.

 

Obrigado por responder.

 

Troquei o LE50  e não obtive sucesso. O 3 resistores q vc citou estão bons apesar de estarem com uma aparência feia.

Em relação ao testes os circuitos que são alimentados por essas duas fonte eu estou meio perdido, pelo oq eu vejo no esquema o nobreak inteiro é alimentado por uma dessas duas tensões. É estranho pois tenho a impressão é algo antes está chaveando o BD.

 

PS Inspecionando a placa identifiquei o C2(100nf 250v) em curto e troquei o mesmo, apenas esqueci de mencioná-lo antes.

 

Aguardo novas instruções dos amigos do fórum. Obrigado

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26 minutos atrás, zazulak disse:

Buenas,

 

veja se não é um dos transistores acionadores dos relés com curto/fuga entre base e coletor mandando corrente de retorno do +b para o PIC. Meça a tensão nos pinos do pic: O pino que tiver a maior tensão é por onde está vindo essa alimentação espúria.

 

Como está a tensão antes do LE50 ao conectar a bateria?

Vou realizar essas medições e já posto aqui.

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2 horas atrás, zazulak disse:

Buenas,

 

veja se não é um dos transistores acionadores dos relés com curto/fuga entre base e coletor mandando corrente de retorno do +b para o PIC. Meça a tensão nos pinos do pic: O pino que tiver a maior tensão é por onde está vindo essa alimentação espúria.

 

Como está a tensão antes do LE50 ao conectar a bateria?

Boa tarde e obrigado pelo retorno.

 

Encontrei o Q2, Q3 e Q5 com fuga (BC337) e acabei substituindo todos, mas ainda sim não mudou nada

O LE50 tem 12,6v na entrada e após o led ficar roxo a tensão cai para 11,4v

 

Realizei as medições no PIC conforme a sua orientação e identifiquei que o Pino 2 tinha 5,6v. Seguindo a trilha dele encontrei tbm o Q16(BC337) e o r53(68r) com defeito, fiz a substituição dos dois, apenas usei um resistor de 100r pois não tinha um igual para fazer a troca. Testei e o problema persiste, porém a tensão não está mais presente no Pino 2. 

 

As demais tensões no PIC são:


11 4.7
12 4.9
14 4.6
15 4.9
16 4.9
20 5v
28 5v
 

E um detalhe que está me deixando ainda mais confuso, quando eu coloco a ponteira positiva no pino 9 do micro ele bipa e muda o led para cor vermelha, depois volta ao normal. Acontece apenas uma vez.

 

Devo continuar a investigar as demais tensões ou tem outro teste que pode ser feito?

 

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1 hora atrás, davidegn disse:

quando eu coloco a ponteira positiva no pino 9 do micro ele bipa e muda o led para cor vermelha

Esqueci de avisar pra evitar encostar a ponta nos pinos 9 e 10.. aí vai o cristal oscilador, e colocando uma carga nesses pinos pode parar o cristal. Uma vez encostei a ponta do osciloscópio aí num nobreak que estava ligado e com rede e BUM!!

 

Experimente dessoldar o pino 6 do pic, e medir as tensões nos pinos do Q12 e Q15. Ah, e veja se por acaso o fet que estava com a trilha rompida no gate não está mandando tensão pelo gate para o 324.

 

Led roxo geralmente é indicação que o pic bugou porque detectou alguma condição inválida. Nesse caso, ele detecta que não tem rede presente e que o botão está desligado, mas mesmo assim ele está recebendo alimentação, coisa que não deveria acontecer (ele controla a fonte da etapa de controle pelo pino 6).

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Bom dia Pessoal!

 

Dando Andamento a manutenção:

 

Em 10/01/2020 às 16:06, Priscila Critiane disse:

@davidegn vc trocou só um LM324?

Se sim, tente trocar o outro tb

 

Realizei a troca conforme sua orientação mas mesmo assim não obtive sucesso.

 

Em 10/01/2020 às 17:15, zazulak disse:

Esqueci de avisar pra evitar encostar a ponta nos pinos 9 e 10.. aí vai o cristal oscilador, e colocando uma carga nesses pinos pode parar o cristal. Uma vez encostei a ponta do osciloscópio aí num nobreak que estava ligado e com rede e BUM!!

 

Experimente dessoldar o pino 6 do pic, e medir as tensões nos pinos do Q12 e Q15. Ah, e veja se por acaso o fet que estava com a trilha rompida no gate não está mandando tensão pelo gate para o 324.

 

Led roxo geralmente é indicação que o pic bugou porque detectou alguma condição inválida. Nesse caso, ele detecta que não tem rede presente e que o botão está desligado, mas mesmo assim ele está recebendo alimentação, coisa que não deveria acontecer (ele controla a fonte da etapa de controle pelo pino 6).

Não sabia que teria q ter esse cuidado ao testar o micro, muito bom vou deixar anotado para as proximais manutenções.

 

Dessoldei o pino 6 e tive as seguintes leituras:

Q 15
b =13.01v
e = 13v
c = 0,04v

 

Q12
b = 0,04v
e = 0,06v
c = 12,95v

 

Após esse teste eu ressoldei novamento o pino 6 e repeti as medições, que se mantiveram as mesmas. Não existe tensão no gate do Q17.  O pino 14 que leva até ele está zerado tbm.

 

Aguardo novas instruções dos amigos do fórum. Obrigado

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Boa tarde.

Cara eu tive um problema igual a esse e troquei o BD139 , LE50 e  fuga nos bcs próximo os relés e trilhas rompidas bem parecido mais no meu caso achei um diodo próximo ao inversor em curto ,D15 em curto e alteração em Q7(BC337),Q8(BC327) e Q11(BC337) apos trocar esses componentes mais os que vc tinha trocado voltou a funcionar e por garantia troca também os fets do inversor pra testar. 

Edited by eufernandes

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20 horas atrás, eufernandes disse:

Boa tarde.

Cara eu tive um problema igual a esse e troquei o BD139 , LE50 e  fuga nos bcs próximo os relés e trilhas rompidas bem parecido mais no meu caso achei um diodo próximo ao inversor em curto ,D15 em curto e alteração em Q7(BC337),Q8(BC327) e Q11(BC337) apos trocar esses componentes mais os que vc tinha trocado voltou a funcionar e por garantia troca também os fets do inversor pra testar. 

Bom dia e Obrigado por responder

 

Testei separadamente os componentes q vc me indicou, mas os mesmos estão bons. O detalhe que me chamou a atenção é que o D15 não fica próximo ao inversor nesta placa, então comecei a procurar defeitos próximos  naquela região e encontrei D18 e D19 (1n4148) alterados. Fiz a troca e ele parou de ligar sozinho finalmente.

 

Após isso, liguei ele em modo bateria e verifiquei a onda PWM nos gates dos fets se estavam normais e tudo certo.

 

O detalhe que está acontecendo agora é que ao conectar o secundário do transformador (Azul e Branco) e testá-lo em modo bateria o bip que é emitido fica todo destorcido. Caso eu teste sem esses cabos conectados o bip fica normal. A saída de tensão está com 121V, mesmo com esse bip estranho.

 

Alguém já pegou esse tipo de defeito que está acontecendo agora? Acredito que estou bem próximo de terminar a manutenção desse equipamento.

 

Conto com a ajuda dos senhores mais uma vez e agradeço a paciência e dedicação a todos os envolvidos @eufernandes @zazulak @Priscila Critiane 

Edited by davidegn
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14 horas atrás, davidegn disse:

O detalhe que está acontecendo agora é que ao conectar o secundário do transformador (Azul e Branco) e testá-lo em modo bateria o bip que é emitido fica todo destorcido.

Bipe rouco é sinal de ripple na linha de 15V. Pode ser o C18 seco. Veja também D30 e D29.

 

14 horas atrás, davidegn disse:

A saída de tensão está com 121V, mesmo com esse bip estranho.

Seu multímetro é true-rms? A maioria dos multimetros não mede corretamente uma onda quadrada.. geralmente indicam uns 90v. Se ligar uma lâmpada incandescente na saída, o brilho fica normal?

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@zazulak  Bom dia e obrigado pelo retorno

 

9 horas atrás, zazulak disse:

Bipe rouco é sinal de ripple na linha de 15V. Pode ser o C18 seco. Veja também D30 e D29.

Eu fiz a troca do capacitor e desses dois diodos mas não funcionou. Medi com a função de capacímetro e ele está com o valor de 98.7uf. 

9 horas atrás, zazulak disse:

Seu multímetro é true-rms? A maioria dos multimetros não mede corretamente uma onda quadrada.. geralmente indicam uns 90v. Se ligar uma lâmpada incandescente na saída, o brilho fica normal?

Sim utilizo um Minipa 2517A, ele é true-rms. Fiz o teste com a lâmpada incandescente de 127v 100W e o nobreak bipou distorcido e desligou logo em seguida. A lâmpada até chegou a acender neste breve momento.

 

Seria isso um problema no trafo? Existe algum teste que possa ser feito pra ver se é ele o culpado?

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OLá @davidegn , já peguei um assim, mas era a bateria nova q eu tinha colocado q estava ruim.

Tente testar essa bateria em outro equipamento,  as vezes a bateria é nova e mede 13.0, mas quado vc liga  com carga, ela não segura.

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17 horas atrás, Priscila Critiane disse:

OLá @davidegn , já peguei um assim, mas era a bateria nova q eu tinha colocado q estava ruim.

Tente testar essa bateria em outro equipamento,  as vezes a bateria é nova e mede 13.0, mas quado vc liga  com carga, ela não segura.

Bom dia e obrigado pelo retorno

 

A bateria está boa, utilizo ela pra testar outros nobreak que faço manutenção tbm, infelizmente o defeito não é ela.

 

Se alguém tiver mais alguma sugestão eu ficarei muito grato!!

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