Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido [Microondas Sanyo Modelo EM-804 TGR] Teclado não funciona-intermitente

Avalie este tópico:


Tiagoab

Posts em destaque

Olá,

Estou com um retorno desse microondas. Originalmente veio para reparo com o teclado não funcionando. Imaginei que era somente a membrana defeituosa, pois havia feito teste na placa fechando contatos no local de encaixe da membrana e algumas funções eram acionadas desta forma. De restante o microondas estava normal. Comprei uma nova membrana, o microondas funcionou normalmente e entreguei o mesmo.

Algum tempo depois o cliente entrou em contato dizendo que o teclado havia parado de funcionar novamente. Ao receber o microondas, liguei e o mesmo funcionou normalmente, todas funções do teclado. Deixei ligado para monitorar, uma noite se passou com ele ligado na tomada e na manhã seguinte o mesmo já estava novamente com o teclado inoperante. Desliguei da tomada, liguei novamente e permaneceu ruim. Desde então não funcionou mais.

Abri o microondas e de inspeção visual estava tudo normal. Na placa, retirei os capacitores eletrolíticos C102 (1uF), C13 (47uF) e C12 (100uF) e acabei substituindo todos por estarem com capacitância já um pouco fora da especificação. Contudo isso não fez diferença com relação ao defeito. Fora isso verifiquei o restante dos capacitores (só para ver se não estavam em curto) e os diodos se estavam ok e a primeiro momento não vi nada fora do normal. Também pelo "vai que" refiz a solda de todos componentes, apesar de não notar indicativo de solda fria.


Verifiquei as publicações que a busca no fórum me retornou para "microondas" e não encontrei algo que me desse um direcionamento. No Youtube (talvez aqui no fórum também, agora não recordo) encontrei um caso parecido que retirando o display o teclado funcionava normalmente, mas era um display de LED e a placa deste Sanio usa um a vácuo. Mesmo assim testei ligar sem o display e não tive resultado positivo.

Acredito que foi aqui no fórum que vi um outro caso parecido em que a pessoa acabou por modificar a ligação de um dos resistores anteriores ao CI principal, contudo ela não explicava o porque e era uma placa diferente. Não arrisquei fazer tentativas do tipo as cegas.

Então no momento a situação dele é: Liga o display, aceita comandos só fechando curto, mas não com a membrana.

Fico aberto a sugestões de novos testes, entre outros.
Obrigado!

20200111_024502.jpg

20200111_024548.jpg

Editado: por Tiagoab
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Tiagoab alterou o título para [Microondas Sanyo Modelo EM-804 TGR] Teclado não funciona-intermitente

Verifique se não tem trilhas trincadas as que vão para o conector da membrana e quanto ao mesmo conector do flat da membrana eu sempre removo a trava para fazer uma limpeza nos contatos internos do conector sempre tem um ou outro oxidado e com a trava não da para ver. Leve em consideração também um problema na membrana mesmo sendo nova venho reparado que de um tempo para cá parece que a qualidade delas diminuiu pois ja peguei algumas que apresentou defeito ja no momento dos testes.  

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GameMax  Obrigado pelas dicas.

As trilhas ao que pude notar estão boas. Fiz uma revisão com mais atenção no conector, como sugeriu. Já havia limpado somente com álcool isopropílico antes, mas agora retirei a trava, passei uma lixa bem fina com limpa contato e limpei novamente com isopropílico.
Infelizmente não teve resultado positivo. Nenhuma tecla da membrana funciona.

Como é um modelo de microondas meio antigo, até teve algumas lojas que não tinham mais a membrana e provavelmente a que comprei era de um lote antigo. Havia comprado a membrana do Emu 829, que é compatível com o em 804.
Será que é a membrana mesmo? Estou com uma sensação de que é outra coisa.

Quando decidi trocar a membrana original, havia desmontado ela e não notei nada de errado visualmente. Fiquei desconfiado, mas quando coloquei a membrana nova e funcionou normalmente imaginei que poderia ser algo na membrana original mesmo. Contudo, agora com o retorno, acredito que talvez a membrana original nem estava ruim e fui pego pela "intermitência" de funcionamento, já que quando testei no retorno ele deixa de funcionar após um longo período ligado na tomada (e infelizmente não voltou a funcionar desde então).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas se vc fez o teste acionando direto pelos contatos do conector a ativou algumas funções e pela membrana não esta ativando nada eu acredito ser bem possível ser a membrana, também tem a questão de que muitos clientes costumam limpar estas membranas com panos molhados e o liquido acredito eu vai penetrando nos contatos fazendo estes tipos de defeito intermitentes, verifique também sua membrana com uma lupa ou microscópio percorra as trilhas dela e veja se não estão com trincados acontece muito também. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/01/2020 às 18:48, Tiagoab disse:

@GameMax  Obrigado pelas dicas.

As trilhas ao que pude notar estão boas. Fiz uma revisão com mais atenção no conector, como sugeriu. Já havia limpado somente com álcool isopropílico antes, mas agora retirei a trava, passei uma lixa bem fina com limpa contato e limpei novamente com isopropílico.
Infelizmente não teve resultado positivo. Nenhuma tecla da membrana funciona.

Como é um modelo de microondas meio antigo, até teve algumas lojas que não tinham mais a membrana e provavelmente a que comprei era de um lote antigo. Havia comprado a membrana do Emu 829, que é compatível com o em 804.
Será que é a membrana mesmo? Estou com uma sensação de que é outra coisa.

Quando decidi trocar a membrana original, havia desmontado ela e não notei nada de errado visualmente. Fiquei desconfiado, mas quando coloquei a membrana nova e funcionou normalmente imaginei que poderia ser algo na membrana original mesmo. Contudo, agora com o retorno, acredito que talvez a membrana original nem estava ruim e fui pego pela "intermitência" de funcionamento, já que quando testei no retorno ele deixa de funcionar após um longo período ligado na tomada (e infelizmente não voltou a funcionar desde então).

Bom dia Tiago, essa membrana nova deve ter ido pro pau a grandes chances ( Membrana antiga na casa, a cola deteriora com tempo) e todos os testes que vc fez mostra a mesma linha de raciocínio. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, pessoal. Obrigado a todos pelas dicas e sugestões. De fato era a membrana.
Vou comentar as últimas sugestões e detalhar um pouco mais o problema e como isolei ele, vai ficar um pouco extenso mas pode ser útil para outras pessoas.

Acabou sendo mais um aprendizado. O principal problema foi não ter seguido uma rotina boa de testes para isolar com segurança o problema, em parte pela falta de experiência e conhecimento maior do funcionamento da membrana. E por não conseguir isolar com segurança o problema de início, fiquei com receio de comprar outra membrana.

@GameMax  Havia verificado com cuidado e não notei nada de errado nas trilhas. Realmente já peguei problemas de danos por umidade/outros em trilhas desse tipo, mas em teclados de notebook e até de controles de videogame que são menos protegidos. Estas por ter o adesivo dupla-face possuem mais proteção, demoraria mais para acontecer isso.

Obs.: Notei que as vezes é útil utilizar uma luz forte no verso da membrana para identificar problemas. 

 

@oz.2001  No caso não era esse o problema, dava pra notar nos contatos dela o sinal da pressão que havia sido feita ao inserir no conector (e até a tinta começando a sair no local que sempre dava contato em 2 trilhas... rs) Contudo, obrigado pela dica.

 

@Paulo Solidade  Realmente era uma membrana de fabricação antiga, pelo que notei das marcações era do início de 2010, mas parecia ter sido bem armazenada. Infelizmente por ser um microondas meio antigo parece que só vou encontrar lotes meio antigos mesmo.

---


Então, o problema era que um 'botão' estava permanentemente acionado na membrana. A intermitência no funcionamento no caso era causada por isso até o momento que o contato ficou permanentemente fechado.

Problemas no diagnóstico:

1) Havia testado a membrana parcialmente e os botões que testei funcionaram e comecei a achar que poderia ser algo na placa. Fiquei em dúvida se por algum motivo a diferença de fechar o contato com um curto e o fechamento de contato pela membrana, que possui uma resistência maior, estava dando diferença, ou seja, a placa só estaria identificando acionamento com uma redução de resistência maior do que o que a membrana fornecia. Mas não era isso.
2) Faltou eu fazer um teste de fechar o curto com a membrana no lugar e quando fiz isso notei que as funções não eram acionadas.

3) Falta de conhecimento sobre a membrana: Peguei um manual de serviço da Sanyo de outro microondas (não achei desse) e serviu de referência para saber exatamente o funcionamento da membrana e para que cada contato servia. Antes disso estava fechando contatos na placa de forma aleatória. Com a informação pude testar com mais segurança a placa e quando parti para a membrana identifiquei o botão permanentemente fechado. Provavelmente isso que ocorreu com a membrana anterior dele também.

 

Imagem para ilustrar a matriz de contato da membrana. No caso é de um Sanyo Em 710. Não verifiquei, mas talvez até seja a mesma do Sanyo Em 804 (mesma função acionada com cada combinação)

 

image.png
 

Algumas combinações não são usadas pelo microondas e não existe 'botão' para fechar o contato na membrana, mas não pode ter terminal A permanentemente fechado com terminal C. No meu caso C4 estava fechado com A4, e dentre as funções dessas trilhas tinha Start e Potência, que são usadas direto.

Então é isso. Infelizmente mais próximo de ser uma manufatura ruim do que um problema de idade ou uso da membrana. Se o espaçamento fosse mantido maior entre as placas da membrana o defeito não iria ocorrer, ao menos não de forma tão prematura.
Agora vou comprar a outra presencialmente e dar uma "boa testada" na hora para minimizar a chance de problemas.

  • Joinha 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/01/2020 às 03:35, Tiagoab disse:

Olá, pessoal. Obrigado a todos pelas dicas e sugestões. De fato era a membrana.
Vou comentar as últimas sugestões e detalhar um pouco mais o problema e como isolei ele, vai ficar um pouco extenso mas pode ser útil para outras pessoas.

Acabou sendo mais um aprendizado. O principal problema foi não ter seguido uma rotina boa de testes para isolar com segurança o problema, em parte pela falta de experiência e conhecimento maior do funcionamento da membrana. E por não conseguir isolar com segurança o problema de início, fiquei com receio de comprar outra membrana.

@GameMax  Havia verificado com cuidado e não notei nada de errado nas trilhas. Realmente já peguei problemas de danos por umidade/outros em trilhas desse tipo, mas em teclados de notebook e até de controles de videogame que são menos protegidos. Estas por ter o adesivo dupla-face possuem mais proteção, demoraria mais para acontecer isso.

Obs.: Notei que as vezes é útil utilizar uma luz forte no verso da membrana para identificar problemas. 

 

@oz.2001  No caso não era esse o problema, dava pra notar nos contatos dela o sinal da pressão que havia sido feita ao inserir no conector (e até a tinta começando a sair no local que sempre dava contato em 2 trilhas... rs) Contudo, obrigado pela dica.

 

@Paulo Solidade  Realmente era uma membrana de fabricação antiga, pelo que notei das marcações era do início de 2010, mas parecia ter sido bem armazenada. Infelizmente por ser um microondas meio antigo parece que só vou encontrar lotes meio antigos mesmo.

---


Então, o problema era que um 'botão' estava permanentemente acionado na membrana. A intermitência no funcionamento no caso era causada por isso até o momento que o contato ficou permanentemente fechado.

Problemas no diagnóstico:

1) Havia testado a membrana parcialmente e os botões que testei funcionaram e comecei a achar que poderia ser algo na placa. Fiquei em dúvida se por algum motivo a diferença de fechar o contato com um curto e o fechamento de contato pela membrana, que possui uma resistência maior, estava dando diferença, ou seja, a placa só estaria identificando acionamento com uma redução de resistência maior do que o que a membrana fornecia. Mas não era isso.
2) Faltou eu fazer um teste de fechar o curto com a membrana no lugar e quando fiz isso notei que as funções não eram acionadas.

3) Falta de conhecimento sobre a membrana: Peguei um manual de serviço da Sanyo de outro microondas (não achei desse) e serviu de referência para saber exatamente o funcionamento da membrana e para que cada contato servia. Antes disso estava fechando contatos na placa de forma aleatória. Com a informação pude testar com mais segurança a placa e quando parti para a membrana identifiquei o botão permanentemente fechado. Provavelmente isso que ocorreu com a membrana anterior dele também.

 

Imagem para ilustrar a matriz de contato da membrana. No caso é de um Sanyo Em 710. Não verifiquei, mas talvez até seja a mesma do Sanyo Em 804 (mesma função acionada com cada combinação)

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Algumas combinações não são usadas pelo microondas e não existe 'botão' para fechar o contato na membrana, mas não pode ter terminal A permanentemente fechado com terminal C. No meu caso C4 estava fechado com A4, e dentre as funções dessas trilhas tinha Start e Potência, que são usadas direto.

Então é isso. Infelizmente mais próximo de ser uma manufatura ruim do que um problema de idade ou uso da membrana. Se o espaçamento fosse mantido maior entre as placas da membrana o defeito não iria ocorrer, ao menos não de forma tão prematura.
Agora vou comprar a outra presencialmente e dar uma "boa testada" na hora para minimizar a chance de problemas.

Primeiramente Boa Tarde!

Maravilha amigo, ajuda sim. Toda informação é valida. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...