Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Samsung NP300E MB BOGOTA-14IH Liga e não gera vídeo

Avalie este tópico:


Borges Adriely

Posts em destaque

Estou com a placa acima, liga fica em um consumo de 0.234A e não sobe vídeo. E depois de um tempo, se tocar levemente no 12225B ,o consumo caí para 0.086A. Percebo o componente 1225B com um aquecimento além do normal.  Quando o consumo caí para 0.086A todas as tensões da bobinas somem. Mas a placa continua com o LED azul como se estivesse on. 

 

 

Na foto, vou postar as tensões presentes na bobina: 

Na segunda foto, o componente que aquece se for tocado... e mata todas as tensões das bobinas

 

IMG_20200111_191038.jpg

IMG_20200111_190659.jpg

Editado: por Borges Adriely
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Informações sobre o Buck converter de 3V e 5V 

Pino 12 VIN: 18.90V

Pino 20 EN1: 3,2V

Pino 6   EN2: 3,2V

Pino 3 VREG3: 3V

Pino 12 VREG5: 5V

Pino 2 VFB1: 2,01V

Pino 4 VFB2: 2v

Pino 7PGOOD: 0V 

Estou estranhando esse power good estar zerado....

 

Essa medições sao com a placa ligada em um consumo de 0.273A

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  

Agora, Borges Adriely disse:

Pino 7PGOOD: 0V 

 

O power good é um sinal pwm que avisa que todas as fontes estão ok, é uma referência. Normalmente, se ele estiver em nível lógico baixo, quer dizer que há um problema. Não sei se no seu caso ele deve ser always, mas sempre vale a pena conferir no datasheet da placa

 

Não posso dar certeza, mas este sinal é gerado pelo super i/o. Há uma diferença entre sinal PWM e o conversor buck. O conversor buck precisa de um sinal PWM para converter as tensões de 19v para 5v e 3,3v que é alimentação dos periféricos

 

O PWM anda em sincronia com outros sinais controlados pelos osciladores de cristais para que a placa tenha exatamente o mesmo clock, ou seja, o mesmo batimento cardíaco 

 

O power good está conectado com outras fontes, ou seja, não quer dizer que seu componente está com defeito, mas outros que podem estar danificando

 

Qual o código da sua placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Borges Adriely boa noite primeiramente aconselho que não use como parâmetro o tocar no ci e ele ter uma reação, isso deve o ocorrer pois junto a ele deve estar encostando em algo a mais e o dedo conduz, se tocar só com a unha não deve ocorrer nada, já cometi muito este erro no passado e o problema não havia relação !

você tem todas as tensões pelo que vejo na foto, então creio que uma atualização de bios deve resolver já fez ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Borges Adriely disse:

Estou com a placa acima, liga fica em um consumo de 0.234A e não sobe vídeo. E depois de um tempo, se tocar levemente no 12225B ,o consumo caí para 0.086A. Percebo o componente 1225B com um aquecimento além do normal.  Quando o consumo caí para 0.086A todas as tensões da bobinas somem. Mas a placa continua com o LED azul como se estivesse on. 

 

 

Na foto, vou postar as tensões presentes na bobina: 

Na segunda foto, o componente que aquece se for tocado... e mata todas as tensões das bobinas

 

IMG_20200111_191038.jpg

IMG_20200111_190659.jpg

Amigo, sei que estás com um problema e não quero atrapalhar 

Eu tô com uma placa dessas que praticamente desisti de consertar 

Tu pode conferir antes de apertar o botão 

Se tens as tensões de 3 e 5v e se o pino 13 tem a a tensão de 5v? Tudo isso antes de startar a placa por favor. Não tinha nada dessa placa por isso tinha desistido!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá então amigo resolver de vez essa placa 

Por causa desse posto resolvi pegar a placa de novo e resolvi ela!!!!🥰

No .eu caso ligava o led verde mas não startava

Uma peculiaridade dessa placa a ldo 5v que é algo que sobe sempre quando liga o carregador que é o pino 13 do 51225, nessa placa só aparece após o start.

O que diz em cima do ci 51225 da para usar de boa no 1225B.

Outra peculiaridade é que o pwrgood só tem 750mv então se o teu tem isso passa reto e como tua placa está ligando não temos problema aí 

 

O meu problema estava em cima do conector de rede a cabo do lado onde tem o led tava tudo oxidado ali é o setor do lid# que é quem faz a placa entrar em suspensão com o ímã.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Borges Adriely 

amigo criei um tópico com todas tensões basicas da placa 

faz o teste e ve qual não esta subindo 

essa placa startada funciona a 0,32A de corrente 

então tem algo faltando para ela finalizar o start 

estou com a placa até segunda creio eu

olhe o tópico e veja tudo e se tiver duvida me pergunte

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Borges Adriely disse:

@Well7487 antes de apertar o start da placa, não ha 5v nem 3v. A Samsung so libera essas tensoes apos a mesma ligar. Isso com certeza, meu amigo. 

Sim sim amigo 

Mas a questão era se liberava a de baixa potência a LDO de 5v que é interna do próprio ci no pino13 e também só libera depois do start. o meu caso eu já resolvi. 

 

Vamos se concentrar no seu

 

Veja o tópico que te mandei na resposta #19 e faça todas medições que estão nas duas fotos amigo e retorne com elas aqui por favor para poder te ajudar 

Editado: por Well7487
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, fabiano.julio disse:

Pra mim essa placa tem um defeito de firmware (BIOS) ela pode esta corrompida! 

Como o amigo já fez todos os testes básico a próxima etapa seria regravar essa BIOS se possível em um novo CI.

 

é oque digo desde o inicio, temos que simplificar os tópicos pra não ficar muito extenso ( @curtolo sempre batia nessa tecla), se temos todas as tenções então temos todos sinais de pgood e todos ci's trabalhando, regravar a bios na minha opinião é um dos primeiros testes a se fazer nesses casos j+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...