Jump to content
Sign in to follow this  
Vidalk1

O que é exatamente a estatica !!

Rate this topic

Recommended Posts

Ola pessoal !! Por  falar nessa tal de estatica o que  é  ? como acontece ? como evitar 100 . ao fazer uma analise de uma placa mae  como identifico a existencia  estatica na placa  ?  como retirar  a estatica de uma  placa ?  desde  ja  fico grato  a quem puder me orientar !!  atte  vidalk1

Share this post


Link to post
Share on other sites

 

Amigo, a estática é o acumulo de cargas em algo, nas tvs antigas de tubo, as vezes ela desligada dava um estalinho quando encostamos o braço nela, então é a estática acumulada.

 

As vezes nosso corpo acumula tb estática e quando tocarmos em algo pode descarregar essa estática, e se for um componente eletrônico pode queima-lo.

 

Outro exemplo, tinha um cliente que todo final de semana queimava a fonte do desktop, depois de analisar vi que o desktop tinha sido mudado para o chão, e o piso era coberto por carpete (material ótimo para acumular estática), quando iam ligar na segunda tinha a descarga em cima do desktop e queimava, solução simples, tirar o desktop do chão.

 

Como técnicos devemos evitar a estática para não queimarmos componentes, para isso tem pulseira anti-estática, tem a manta, tem o jaleco/avental. Veja no mercadolivre que encontrará, lembrando que estes devem estar conectados a uma superficie aterrada, assim a descarga vai para o terra.

 

Tem pessoas que tem facilidade em acumular estática, que dá até choque nos outros, e gente que não, eu mesmo nunca usei essas coisas, apesar de achar importante.

 

Você pode sempre estar encostando numa superficie aterrada que praticamente não vai ter em seu corpo.

 

Creio que seja isso que queira saber.

 

Roberto

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sim me  ajudou  muito  mas  e  como  saber  se uma placa mae esta  com estatica ? e como  remover ?  att vidalk1 :)

Share this post


Link to post
Share on other sites

 

A placa fica carregada por seus capacitores que acumulam energia, normalmente desligar por um tempinho descarrega.

 

O vilão da estática é a acumulada em nós.

 

Tem gente que pra descarregar completamente uma placa, envolve um papel aluminio.

 

Roberto

Share this post


Link to post
Share on other sites

Complementando o nosso amigo Gnuinformatica, a estática pode estar acumulada até mesmo no terra da placa a ser trabalhada devido ao fato de não ter sido carregada com fonte em tomada aterrada e ou por movimento em automóvel por exemplo e até pelo simples funcionamento do equipamento por estar normalmente isolado do chão. A se lembrar que o único terra real é a propria terra abaixo de nós e um aterramento ideal é o perfeito contato com ela de forma profunda para onde toda diferença de voltagem caminha(por isso dos raios). O chamado terra dos aparelhos só pode ser chamado assim de forma correta se o aparelho estiver devidamente "aterrado", do contrário em medições deve ser considerado apenas comom 0Volts, ou neutro pois é dele que partem as medições positivas e negativas do aparelho. E justamente este neutro pode estar carregado com energia estática e se você medisse este neutro com o terra real em alguns casos vai poder perceber a diferença de voltagem que pode ser mínima ou bastante elevada.

Se no seu local de trabalho você dispuser de aterramento basta encostar seu braço por exemplo por alguns instantes para descarregar a sua estática, o mesmo pode ser feito com o neutro do aparelho a se trabalhar, estando assim ambos descarregados, restanto apenas carga simples de alguns capacitores eletrolíticos.

Espero ter ajudado.........

Share this post


Link to post
Share on other sites

Opa  Amigo  boa  informação  eu  não tinha  ideia !!  tem como medir ?  mas  como tirar a estática você  sabe ?

atte  vidalk1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Utilize manta antiestática em sua bancada e para retirar a estática de ti use pulseira anti e tb pode colocar seu pé descalço no chão por alguns instantes.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Amigo, a medição se for feita por multímetros comuns normalmente vc não consegue, quando conseguir em multímetro analógico apenas uma mexidinha no ponteiro em escala de voltagem pois nessa hora a estática pode vazar atravéz do próprio multímetro e descarregar, ou também ao contrário se for muita até danificar o multímetro.

Na verdade a medição é feita por medidor específico e não é muito comum no mercado, e é um medidor que faz esta medição colocando uma espécie de ponteira a apenas alguns milímetros do objeto a ser medido. Mas a verdade é que não é muito usual na nossa área. O que podemos sim fazer para proteger o circuito a ser trabalhado é termos a certeza de estarmos descarregados e o aparelho também.

Como disse anteriormente precisamos de aterramento para descarga desta eletricidade estática, mesmo com equipamento específico para isso na sua bancada se isto não estiver aterrado não adianta de nada.

As tomadas padrão com terra nas salas, têm além da fase e neutro para 110V ou duas fases para 220V provenientes da ligação de energia da prestadora de energia elétrica (vem direto do poste de energia digamos assim), e o terra que é o pino central é feito geralmente no próprio terreno onde está sua sala e é normalmente ligado à uma haste de ferro ou cobre ou até mesmo bronze de cerca de 1,50 metros até uns 2,50 metros conforme a necessidade. É fincada no chão até sobrar apenas a pontinha e ligada com fio rígido simples sem muito mistério e ligada nas tomadas que precisarem de seu uso.

Na verdade no Brasil é pouco usada devido ao fato de termos pouca estática na maior parte do ano com o alto índice de chuvas que fazem descarregar. Mas deveria e deve ser usada sim pois a falta é um erro. O aterramento em uma cpu por exemplo evita aqueles "choquinhos" quando estamos em contato com o chão ou à parede, e também deixa a conexão com a net mais limpa e mais rápida e até mesmo protege um pouco o equipamento de descargas na rede elétrica.

Se você encostar o pé no chão por um tempo antes realmente faz exatamente isso pois você vai estar sendo aterrado e a estática de seu corpo vai ser descarregada. Assim sendo o correto é ter na sua bancada uma ligação de terra onde você irá da melhor maneira possível imaginar quais são as ligações aterradas que vai usar e até mesmo a manta anti estática no modo correto de se usar deve estar aterrada à placa a ser trabalhada.

Quer uma maneira mais simples? Realmente é a do pé no chão por alguns instantes ou pegar em algum portão ou algo parecido em que o metal esteja em contato grande com o chão. Blz? 8) 8) 8)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Estática é assunto complexo , não sou Engenheiro ,mas vou repassar o que meu primeiro mestre em reparo de placas de notebook nos passou no curso , a estática apesar de muitos não acreditarem existe sim é prejudicial ao equipamento e ao técnico ,é gerada até pelo movimento do nosso andar pelo laboratório causado pelo atrito do ar com qualquer coisa física existente no ambiente, não da pra evitar a existência dela mas da pra dissipar a estática existente através de mantas antiestáticas, jalecos antiestáticos,luvas, saquinhos pra guardar as placas, e aguá corrente na lavagem de placas e objetos, um ambiente devidamente aterrado, com piso antiestático, bancadas antiestáticas e técnicos utilizando estes itens que citei com certeza diminui drasticamente os problemas causados por este inimigo invisível .

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tem vários equipamentos antiestática, eu msm nunca usei, mas onde eu trabalho, os pés das mesas são de metal e nelas é preso um fio de 4mm de cobre q junta todas as mesas e preso na canaleta de da sala assim sempre que sentamos e encostamos no ferro descarrega a eletricidade estática que tinhamos acumulado no corpo. É um jeito simples e razoavelmente eficaz. fica a dica

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...