Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Maquina de costura-QuickRotan-Z44p-Nao corta fio

Avalie este tópico:


Cazuza

Posts em destaque

3 horas atrás, Cazuza disse:

4 resistores(2 por quadrado, que seria de smd 1201 )

 

Troque eles. Compre ou busque em uma sucata. Ou coloque o esquema das cores para eu te passar o valor de cada um

 

Depois de trocado, conecte a placa fonte em uma lâmpada em série. Se ela acender, a placa está em curto. Se não acender, está ok

 

Lembrando que a placa deverá estar isolada

 

Vamos, cara. Bola pra frente, sem chororó

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, marciobaldo disse:

 

Troque eles. Compre ou busque em uma sucata. Ou coloque o esquema das cores para eu te passar o valor de cada um

 

Depois de trocado, conecte a placa fonte em uma lâmpada em série. Se ela acender, a placa está em curto. Se não acender, está ok

 

Lembrando que a placa deverá estar isolada

 

Vamos, cara. Bola pra frente, sem chororó

Eles sao SMD 1201 a sigla em cima

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Cazuza disse:

Eles sao SMD 1201 a sigla em cima

 

Olá @Cazuza, provável que seja resistor com tolerância de 1% e valor de 1200 ohns ou 1k2Ω (mesma coisa com unidades diferentes).

 

Agora em relação à causa de sua queima... acredito que os transistores V2 e V1 estejam avariados. Passe o código ou tire outra foto mais legível para tentarmos identificá-los e passar mais dicas. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

erro 64 nesses pico-drive geralmente é tensão de entrada baixa. Por acaso você não está ligando ela em 110 né? ^-^

 

image.png

 

Esses componentes nessa plaquinha são dois triacs especiais (só disparam em três quadrantes, ao contrário dos triacs comuns que disparam nos 4). Os resistores são mesmo de 1K2.. dá pra colocar um só de 560r comum no lugar. Como as ilhas onde ficam os resistores originais foram arrancadas, o mais fácil aí é soldar uma ponta do resistor direto no coletor do transistor, e a outra no gate do triac.

 

Em alguns casos que o erro 64 aparece após apertar o pedal, a causa pode ser aquele relé no canto superior direito. Quando o drive é ligado, os capacitores principais carregam através de um resistor de pré-carga, e quando a tensão atinge um valor próximo ao nominal (uns 300v), o relé aciona e bypassa o resistor de pré-carga. Se o relé não aciona, ao apertar o pedal e o motor começar a girar, a tensão cai e o painel acusa erro de tensão baixa.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, zazulak disse:

Buenas,

 

erro 64 nesses pico-drive geralmente é tensão de entrada baixa. Por acaso você não está ligando ela em 110 né? ^-^

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Esses componentes nessa plaquinha são dois triacs especiais (só disparam em três quadrantes, ao contrário dos triacs comuns que disparam nos 4). Os resistores são mesmo de 1K2.. dá pra colocar um só de 560r comum no lugar. Como as ilhas onde ficam os resistores originais foram arrancadas, o mais fácil aí é soldar uma ponta do resistor direto no coletor do transistor, e a outra no gate do triac.

 

Em alguns casos que o erro 64 aparece após apertar o pedal, a causa pode ser aquele relé no canto superior direito. Quando o drive é ligado, os capacitores principais carregam através de um resistor de pré-carga, e quando a tensão atinge um valor próximo ao nominal (uns 300v), o relé aciona e bypassa o resistor de pré-carga. Se o relé não aciona, ao apertar o pedal e o motor começar a girar, a tensão cai e o painel acusa erro de tensão baixa.

Vou fazer isso e volto a comunicar o mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Cazuza disse:

E os TRIACS T405, tem algum substituto, nao encontro por aqui o mesmo modelo

Equivalentes até tem, mas são mais difíceis de achar que eles. Os originais se acha no ML: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Seguindo os fios, esses triacs tem alguma relação com o acionamento do motor? Acho que eles servem só pra acionar os solenoides. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, zazulak disse:

Equivalentes até tem, mas são mais difíceis de achar que eles. Os originais se acha no ML: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Seguindo os fios, esses triacs tem alguma relação com o acionamento do motor? Acho que eles servem só pra acionar os solenoides. 

Sim, só aciona a solenoide

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Bom dia! Estou tendo o mesmo problema com essa máquina, você conseguiu resolver? Aparece o erro 64 também e estou alimentando em 220V. O relé esta funcionando normalmente e a parte da alimentação esta ok, estou suspeitando que seja o circuito de leitura de tensão que está danificado, porém não estou localizando o mesmo.

 

Agradeço se puder ajudar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/02/2020 às 09:01, Fóton Eletrônica disse:

Bom dia! Estou tendo o mesmo problema com essa máquina, você conseguiu resolver? Aparece o erro 64 também e estou alimentando em 220V. O relé esta funcionando normalmente e a parte da alimentação esta ok, estou suspeitando que seja o circuito de leitura de tensão que está danificado, porém não estou localizando o mesmo.

 

Agradeço se puder ajudar!

Abra um novo tópico. 

Se não me engano a informação de tensão de entrada ok passa por um daqueles dois optoacopladores no meio da placa.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/02/2020 às 09:01, Fóton Eletrônica disse:

Bom dia! Estou tendo o mesmo problema com essa máquina, você conseguiu resolver? Aparece o erro 64 também e estou alimentando em 220V. O relé esta funcionando normalmente e a parte da alimentação esta ok, estou suspeitando que seja o circuito de leitura de tensão que está danificado, porém não estou localizando o mesmo.

 

Agradeço se puder ajudar!

ainda não consegui, complicado este problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 1 mês depois...
Em 14/01/2020 às 10:04, zazulak disse:

Equivalentes até tem, mas são mais difíceis de achar que eles. Os originais se acha no ML: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Seguindo os fios, esses triacs tem alguma relação com o acionamento do motor? Acho que eles servem só pra acionar os solenoides. 

Opa, troquei os resistores 1201 e coloquei de 560r, troquei os triacs e coloquei no lugar do triac t405 coloquei o bt138, mesmo assim nao aciona as solenoides do corta fio, alguma sugestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...