Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Amplificador VoxMAn VM - 440

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá amigo... estou com um problema.. o amplificador estava parado por muito tempo e está com alguns fios soltos.

Preciso ligar uns fios e não achei o Esquema desse amplificador, (só achei do Vm 800) mas não consegui achar muita similaridade com a parte que está com fios solto.

Fiz um esquema aqui para terem noção das conexoes e fios.

Será que podem me ajudar com a ordem de ligação dos fios?

Sem título.png

WhatsApp Image 2020-01-13 at 21.28.41.jpeg

WhatsApp Image 2020-01-13 at 21.31.23.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Walace Paixão ,

 

Bem provável que esses três fios mais grossos (azul, verde e laranja) sejam do secundário do transformador, a qual alimenta o estágio de amplificação. Esses três são fáceis... ligue o aparelho em uma lâmpada série e com o multímetro na função  tensão ac você perceberá que em dois deles a tensão será mais alta (por exemplo 30 volts ac) e em outros dois 15 volts, metade, pois é uma fonte simétrica. Enfim, dessa forma um deles em relação ao outro também terá 15 vots... Atente, esse que é comum de 15v é o "center tap" a qual ligará no que é comum dos capacitores eletrolíticos axiais, esse ponto é o gnd. Os outros dois (os que deram 30v no exemplo), um em cada diodo retificador, não faz diferença em qual diodo.

 

Os outros dois (finos) são mais complicados. A outra ponta está ligada onde?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm vou tentar amanhã ... 

 

Citar

Os outros dois (finos) são mais complicados. A outra ponta está ligada onde?

seriam os 2 soltos verde azul? não sei ... acredito que tiraram de alguma saida..  falaram que ele só funcionava 1 canal... olhando rapido, parece que cada  um desses 2  P10 do esquema que fiz, estão ligados a fusíveis individuais, acredito que sejam L e R do amplificado, mas estavam parafusados como R... 

 

Não mexi muito ainda, pois parece que vai soltar fios ou soldas se eu soltar as placas para olhar.. elas ficam numa posição ruim de enxergar as trilhas e/ou componentes... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Walace Paixão disse:

acredito que sejam L e R do amplificado

Para saber se os referidos fios mais finos são das saída de áudio, também é simples... veja continuidade aos transistores de potencia. Normalmente amplificadores mais antigos trabalham na classe "AB" . Então se utilizarem um par casado (transistor npn e outro pnp) o sinal de áudio amplificado sai da junção dos emissores destes transistores.  Também pode existir a variação de utilizar dois transistores de potencia npn, aí o áudio amplificado sai da junção de coleto e emissor dos transistores npn.

 

Enfim, mas em minha opinião não é da saída de áudio, pois, na segunda foto existe cinco pontos de soldagem de fios. Tres deles ja sabemos que é de alimentação. Os outros  dois,  ligados diretamente à trimpot's que é meio improvável o sinal de áudio amplificado passar em sério com trimpot.

 

Portanto, tente observar e passar mais detalhes.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm Retirei o Transformador e não consegui as medidas...

 

O transformador tem 3 fios no primário ( vermelho,  azul e preto),  vermelho,  azul estavam ligados na chave 110/220, o Preto direto no fio que liga na tomada. Soltei todos os fios e liguei uma lampada em série. vermelho e azul a lampada acende, azul e Preto acende tbm e vermelho e Preto não acendem (só acende se eu fechar curto em fios do secundário).

Em nenhuma das ligações eu consegui medir algum valor no secundário. 

o secundário tem 5 fios (2 verdes, 2 pretos e 1 laranja (esse é o mais fino)) Observei que quando só 1 verde com o laranja a lampada não acende.. as outras formações, todas acenderam.

 

Seguintes Medidas:

PRIMÁRIO                                                               SECUNDÁRIO

Az + Vrm = 1,3 ohm                            Vrd1 + Vrd2 = 0,5                   Pr1 + Pr2     = 0,8       

Az + Pr    = 1,2                                     Vrd1 + Pr1   = 0,9                    Vrd1 + Pr2   = 0,4  

Pr + Vrm = 2,3                                     Vrd2 + Pr1   = 0.9                    Vrd2 + Pr2   = 0,4

                                                              Vrd1 + Lrj     =0,7                     Pr1 + Lrj      = 0,6

                                                              Vrd2 + Lrj     =0,7                     Pr2 + Lrj      = 0,6

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite @Walace Paixão

 

Confirme, os cinco fios soltos são do secundário do transformador?

 

Sua lâmpada série é maior ou igual a 60 Watt? Ocorre o seguinte: Fio preto é comum. Ligando com vermelho ou azul comuta entre 127/220. Pelos valores encontrados na resistência do enrolamento o fio preto com azul é para rede de 127v, preto com vermelho para 220v. Azul e vermelho não se aplica.

 

Agora em relação à lâmpada série acender é por não encontrar nenhum valor de tensão alternada no secundário indica problema no transformador. Será que não confundiu com a escala do multímetro e deixou em dc?

 

Tira foto do transformador, será original do aparelho...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

Em 14/01/2020 às 15:35, Walace Paixão disse:

O transformador tem 3 fios no primário ( vermelho,  azul e preto),  vermelho,  azul estavam ligados na chave 110/220, o Preto direto no fio que liga na tomada. Soltei todos os fios e liguei uma lampada em série. vermelho e azul a lampada acende, azul e Preto acende tbm e vermelho e Preto não acendem (só acende se eu fechar curto em fios do secundário).

A rede aí é 220? Se for, acontece isso mesmo. Aplicando 220 no enrolamento de 110 ele satura e faz a lâmpada acender.

 

Em 14/01/2020 às 15:35, Walace Paixão disse:

o secundário tem 5 fios (2 verdes, 2 pretos e 1 laranja (esse é o mais fino)) Observei que quando só 1 verde com o laranja a lampada não acende.. as outras formações, todas acenderam.

Experimente alimentar o primário com a lâmpada em série, e medir as tensões no secundário. Parece que, ou esse transformador tem um único secundário com várias derivações, onde os verdes são os extremos, ou são dois secundários (verde-preto-verde e preto-laranja) e há um curto interno. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@zazulak @ohm  desculpem-me pela demora.. tive problemas em minha casa.. a boia da caixa daqua quebrou, quando cheguei estava tudo lotado de água!!!! Enfim!!

Estou anexando 2 fotos, não tenho certeza, mas estou achando que esse trafo está em curto, pois achei 1 fusível queimado (a placa são 2 fusiveis). Estou ligeiramente desconfiado que o dono  ligou os fios errados e tentou ligar, pois a solta da placa está bem "novinha" em relação a todo resto.

@ohm os 5 fios são do secundário, a lampada possui 60w. o multimetro que usei é DC/AC ou testar outro que é só AC . o trafo é original, tem um etiqueta como em outras partes das placas.

 

@zazulak a rede aqui são 110. fiz os testes com todos os fios soltos das placas e com a lampada em série com o primário... achei os valores acima.

hj a noite vou tirar ele me medir tudo novamente e amanhã mando um feedback!

 

IMG_20200114_195959.jpg

IMG_20200114_200008.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm retirei o trafo de dentro, coloquei na bancada e usei outro multimetro.

a lampada em série acende no 110 e não acende no 220.

 os 3 fios soltos, AZUL, PRETO E LARANJA deram tensão.

AZUL+PRETO = 25,8v

LARANJA + PRETO ou + AZUL = 12,7v.

então fica o LARANJA ligado aos CAPACITORES  e o PRETO E AZUL ligados aos diodos, correto?

 

(OBS: não me preocupei com os VERDES, pois ja tinham seus devidos lugares)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde @Walace Paixão , 

 

Correto. Pelo visto seriam alimentação do amplificador, fonte simétrica. Os tres fios sao um enrolamento  de derivação central  (tap). Laranja é o comum (na junção dos capacitores grandes) e preto em um diodo e azul o outro. 

 

Para teste, sempre use, lâmpada série com a rede. Como o aparelho parece ter sido mexido, existe risco da etapa do amplificador ter avarias. Antes de ligar as caixas acústicas, cerifique que nao exista tensao dc na saida para a caixa.

Editado: por ohm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm blz.. muito obrigado pela ajuda. vou montar e confirmar o funcionamento.

 

Me tira uma outra dúvida. sobre a questão da lampada estar acessa em em série no primario com a rede, seria um problemas? mesmo dando tensão na saida?

 

tenho um transformador 110/220v de alta amperagem, seria válido ligar ele para 220v e refazer os testes no secundário??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, 

 

Sim, com problema. Pelo tamanho do transformador nao era para acender a lâmpada série em 127v. Provável que esteja com espiras em curto na parte de 127. Ligando em 220 nao usaria aquela parte danificada.

 

Imaginei que tinha ligado em lâmpada série na rede 220v para ter esses valores. Pode fazer o teste em 220v (com lâmpada serie) para saber o valor exato da tensão que ele fornece para um possível substituição. 

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...