Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Lenovo ThinkPad T410 45.4FZ10.031 Não liga

Avalie este tópico:


Kevyn Veber

Posts em destaque

Olá amigos, estou analisando este lenovo e ele não liga, na placa mae foi identificado os 20V no jack, mas após ele há um mosfet Q9 que não saturava, como era um mosfet de proteção retirei ele e fiz um jumper de S para D, mesmo assim não liga, pois não sobe os vcc3m e vcc5m, analisando não tem tensão nas en1 e en2 (entrip), que vem do sio com a tensão m1_on, o problema é no super io?

 

Neste esquema notei uma sequencia de power diferente na pagina 80/99, alguém poderiam me explicar se possível?

 

Segue esquema:

https://eletronicabr.com/files/file/21725-nozomi-1-lenovo-ibm-thinkpad-t410/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Leonildo disse:

@Kevyn Veber boa noite! Se eu estou olhando o esquema correto tem o fusível (f12 )nessa linha do carregador! Já verificou ele?

Bom dia amigo, no meu esquema está como f2, e sim passa tensão por ele, não passava pelo q9 e então fiz um jumper, mesmo assim não liga. image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendo amigo, como disse que nao tem as tensoes de en devemos iniciar se o ci esta alimentado, depois verificar se tem as tensões de vreg, nos pinos  29 e 22, acredito eu que se tiver curto nas saidas nao vai ter essas tensões e as tensoes de en, testa os fets da linha de 5 e 3v 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, valmorsantos disse:

entendo amigo, como disse que nao tem as tensoes de en devemos iniciar se o ci esta alimentado, depois verificar se tem as tensões de vreg, nos pinos  29 e 22, acredito eu que se tiver curto nas saidas nao vai ter essas tensões e as tensoes de en, testa os fets da linha de 5 e 3v 

Olá, aconteceu algo curioso, o ci esta alimentado porem não tem vreg5, e o vreg3 quando eu começo a medir a tensão começa em 3,2v depois vai caindo até parar em 0,2v, mas não é terra só fica em 0,2v, de acordo com a analise o problema está no ci?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Kevyn Veber disse:

Olá, aconteceu algo curioso, o ci esta alimentado porem não tem vreg5, e o vreg3 quando eu começo a medir a tensão começa em 3,2v depois vai caindo até parar em 0,2v, mas não é terra só fica em 0,2v, de acordo com a analise o problema está no ci?

essas tensões de vreg sao do regulador interno do ci, se tiver curto nas linhas elas nao ativam. veja se a bobina L3 tem baixa resistencia. testa o mosfet Q16 e o Q46, aproveita e testa o Q18 e Q17, se tiver curto esse mosfets impede de ativar as tensões. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Kevyn Veber disse:

Olá amigo, pq u7 não seria o u41?

@Kevyn Veber bom dia! Se o ci charge não tiver funcionando 100% como o i/o vai identificar o carregador! Se vc me diz que o mosfet Q9 não chaveá! Esse Q9 é canal (P) tem que estar em nível baixo. Não vai adiar olhar u41

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, valmorsantos disse:

essas tensões de vreg sao do regulador interno do ci, se tiver curto nas linhas elas nao ativam. veja se a bobina L3 tem baixa resistencia. testa o mosfet Q16 e o Q46, aproveita e testa o Q18 e Q17, se tiver curto esse mosfets impede de ativar as tensões. 

Boa tarde amigo, linha do L3 tem 100ohms, mas a linha do L4 tem apenas 1ohm, que para mim é um curto, certo? mas atualizando, agora nem da sinal o vreg 3, verifiquei o q18 e ele não está em curto, e o q17 tambem não esta.

 

8 horas atrás, Leonildo disse:

@Kevyn Veber bom dia! Se o ci charge não tiver funcionando 100% como o i/o vai identificar o carregador! Se vc me diz que o mosfet Q9 não chaveá! Esse Q9 é canal (P) tem que estar em nível baixo. Não vai adiar olhar u41

Olá amigo, o mosfet q9 não é canal N?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Kevyn Veber disse:

Boa tarde amigo, linha do L3 tem 100ohms, mas a linha do L4 tem apenas 1ohm, que para mim é um curto, certo? mas atualizando, agora nem da sinal o vreg 3, verifiquei o q18 e ele não está em curto, e o q17 tambem não esta.

 

Olá amigo, o mosfet q9 não é canal N?

primeiro o Q9 e canal P, ele conduz de source para dreno .

acredito que tenha curto sim na L4, o esquema diz que essa linha tem 18ohms. como disse que os mosfets estão ok, tenta injetar tensão com fonte de bancada na bobina. deixa a fonte zerada e vai aumentando aos poucos, qd for surgindo consumo verifica se algo esquenta. enquanto tiver essa resistência baixa o vreg3 não vai aparecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kevyn Veber pela leitura da L4 ela está em curto. Levante um dos lados da bobina e depois meça a resistência nos pads para sabermos de qual lado dela está o curto. Se estiver do lado 2, um dos suspeitos é o C216 e, caso ele esteja bom, você vai ter que injetar tensão nesse pad que não ultrapasse o limite da linha e tatear a procura de algum componente esquentando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/01/2020 às 10:37, Leonildo disse:

@Kevyn Veber Bom dia!  Quais as tensões no Q78 e Q61 ? Colocou na fonte assimétrica para ver o consuma ? Tensões pinos 5 e 28 do U7?

Amigo com relação a esse post, o q61 e q78, não consegui testar, pois não tem serigrafia, mas como fiz um jumper no q9 acho que não importa muito, mas o ci u7 está recebendo 2,8 no pino5 e no pino 28 20V

18 horas atrás, Leonildo disse:

@Kevyn Veber post #6? Testou F20 se não ta aberto?

sim está com 2,5V, está certo?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, valmorsantos disse:

primeiro o Q9 e canal P, ele conduz de source para dreno .

acredito que tenha curto sim na L4, o esquema diz que essa linha tem 18ohms. como disse que os mosfets estão ok, tenta injetar tensão com fonte de bancada na bobina. deixa a fonte zerada e vai aumentando aos poucos, qd for surgindo consumo verifica se algo esquenta. enquanto tiver essa resistência baixa o vreg3 não vai aparecer.

Olá amigo, não tenho fonte de bancada para testar :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/01/2020 às 22:30, master7 disse:

@Kevyn Veber pela leitura da L4 ela está em curto. Levante um dos lados da bobina e depois meça a resistência nos pads para sabermos de qual lado dela está o curto. Se estiver do lado 2, um dos suspeitos é o C216 e, caso ele esteja bom, você vai ter que injetar tensão nesse pad que não ultrapasse o limite da linha e tatear a procura de algum componente esquentando.

Olá amigo, consegui aplicar tensão na linha de 3V e descobri que o ci não esta em curto, e sim o chip "U5" está em curto!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...