Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Ajuda a identificar componente


Posts em destaque

Ola a todos,

 

sou novo no forum e os meus conhecimentos de electronica são minimos ou quase nenhuns.

estou a tentar reparar uma placa de un circuito que controla um motor 12v para um modulo do trinco de direção de um carro e gostaria de sabar se me podem ajudar a identificar que componente  é este e se é possivel saber os valores ou algum codigo para eu poder comprar novo e testar...

eu penso que será algum tipo de diodo, mas honestamente nao sei.

a placa tem 2 componentes destes estragados e tem um 3o  que parece estar ok mas para poder tentar medir precisava da vossa ajuda a poder identificar...

 

será que alguem me pode ajudar?

Muito Obrigado.

WhatsApp Image 2020-01-13 at 10.43.26.jpeg

Editado: por BoxSport
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BoxSport 

 

seu tópico foi movido para a área correta »

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Saiba como selecionar a área correta para criar o seu próximo tópico »

 

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BoxSport Pela referencia dele parece ser um capacitor. para ter certeza use o multímetro e faça a medida na escala de diodo se descarregar e carregar e um capacitor. 

Se conduzir de um lado e do outro não é um diodo. para fazer a equivalência sem o uso de esquema ou datasheet vc vai ter que pegar uma placa parecida e remover o componente da mesma região. vc tbm consegue remover um desses de placas de notebook. vai funcionar perfeitamente, mas acredito que se esse capacitor entrou em curto vc deve remover todos e medir os polos e ver se não tem continuidade no circuito pois se vc energizar a placa e ela estiver com uma baixa resistência vai danificar os componentes que vc substituiu. tente encontrar o PWM do circuito la vc encontra o esquema para vc se basear por exemplo. 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Olha a pagina 1 do LM1117  Boa analise. :D 

Editado: por NinjaInfo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MEGATRON ELETRÔNICA  Muito Obrigado.

Sim, eu sei que é muito complicado saber os valores sem o diagrama/esquema do circuito. Mas como isto são peças dos modulos electronicos de um carro é muito dificil ter o esquema do circuito... ja ando a perguntar noutros forums mas ninguem sabe os valores...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NinjaInfo  Muito Obrigado pela informação.

São 2 componentes destes que estão em curto. um amigo meu me confirmou fazendo teste directo na placa.

a placa tem outro igual a estes que já tirei fora e vou tentar medir valores assim como voces sugerem para ver se descubro alguma coisa...

Caso eu encontre algo ou consiga que funcione, eu aviso aqui...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, BoxSport disse:

@NinjaInfo  Muito Obrigado pela informação.

São 2 componentes destes que estão em curto. um amigo meu me confirmou fazendo teste directo na placa.

a placa tem outro igual a estes que já tirei fora e vou tentar medir valores assim como voces sugerem para ver se descubro alguma coisa...

Caso eu encontre algo ou consiga que funcione, eu aviso aqui...

 

 

Faça do jeito que te falei teste como capacitor ou como diodo, uma pesquisa rápida ira lhe ajudar muito. 

a diferencia entre o multímetro analógico e do digital é só que as ponteiras são invertidas, não sei o motivo mas lembre disso sempre. 
já que esta tudo fora da placa mede la na placa na escala de semicondutor e veja o valor passa aqui pra mim. 

Editado: por NinjaInfo
  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola a todos.

quero dizer-lhes que depois de analisar melhor, medir melhor, remover conectores e componentes do circuito e voltar a soldar no lugar, a placa ficou a trabalhar...

honestamente não sei porque aconteceu isto. ja nao sei se foi problema mecanico ou realmente era problema electronico (possivelmente com as soldas), mas ontem montei tudo outra vez e testei no carro e ficou a funcionar...

Quero agradecer de todos modos a todos pela ajuda com os vossos comentarios...

 

Muito Obrigado e que DEUS vos Abençoe a Todos.

Abraço

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, BoxSport disse:

Ola a todos.

quero dizer-lhes que depois de analisar melhor, medir melhor, remover conectores e componentes do circuito e voltar a soldar no lugar, a placa ficou a trabalhar...

honestamente não sei porque aconteceu isto. ja nao sei se foi problema mecanico ou realmente era problema electronico (possivelmente com as soldas), mas ontem montei tudo outra vez e testei no carro e ficou a funcionar...

Quero agradecer de todos modos a todos pela ajuda com os vossos comentarios...

 

Muito Obrigado e que DEUS vos Abençoe a Todos.

Abraço

vc fez a substituição dos componentes que estavam ruins?
Eles são capacitores e eles devem estar la para a devida finalidade dele no circuito que provavelmente deve servir para filtrar alguma coisa que vai ou volta no circuito, sem eles vai estragar alguma coisa pior la na frente. parabéns pelo reparo fico muito feliz!
Eu achei muito estranho o Eletronica BR colocar os emojis mas o que realmente vale os 10 pontos é j+ os emojis deviriam contar créditos tbm 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutes ago, NinjaInfo said:

vc fez a substituição dos componentes que estavam ruins?
Eles são capacitores e eles devem estar la para a devida finalidade dele no circuito que provavelmente deve servir para filtrar alguma coisa que vai ou volta no circuito, sem eles vai estragar alguma coisa pior la na frente. parabéns pelo reparo fico muito feliz!
Eu achei muito estranho o Eletronica BR colocar os emojis mas o que realmente vale os 10 pontos é j+ os emojis deviriam contar créditos tbm 

 

os componentes inicialmente davam valores como que estavam ruins, mas no final medimos outra vez e parecia tudo OK.
por isso montei tudo igual. não deixei nada alterado e o circuito esta a funcionar ok. São coisas que realmente nao entendo porque não funcionava antes e depois de tirar e tornar a montar no circuito os componentes, ficou a funcionar tudo outra X...

 

sobre isso do " j+ " se calhar foi error meu, mas eu pensava que contava tudo igual...

 

Muito Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 22/01/2020 às 14:41, BoxSport disse:

 

os componentes inicialmente davam valores como que estavam ruins, mas no final medimos outra vez e parecia tudo OK.
por isso montei tudo igual. não deixei nada alterado e o circuito esta a funcionar ok. São coisas que realmente nao entendo porque não funcionava antes e depois de tirar e tornar a montar no circuito os componentes, ficou a funcionar tudo outra X...

 

sobre isso do " j+ " se calhar foi error meu, mas eu pensava que contava tudo igual...

 

Muito Obrigado

Eu tbm pensava kkkk` Mas como vc falou que tirou e colocou os componentes voltou .a funcionar poderia ser solda cansada.  
Parabéns pelo reparo!

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
On 1/31/2020 at 8:46 PM, NinjaInfo said:

Eu tbm pensava kkkk` Mas como vc falou que tirou e colocou os componentes voltou .a funcionar poderia ser solda cansada.  
Parabéns pelo reparo!

 

Ola. me desculpe apenas responder, mas têm sido uns meses bastante complicados para mim...

Muito Obrigado pela ajuda.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...