Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

o que fazer quando o cliente quer dar uma de malandro. uma solução.

Avalie este tópico:


lendário

Posts em destaque

boa tarde para todos. hj veio um cliente que tinha trocado a tela e duas semana depois retorna falando que a maquina estava esquentando muito e que nao tava assim antes. ou seja Brasileiro adora bancar o espertão né. para limpar o cooler tem que desmontar ele todo. e nao foi feito isso. ou seja nao vai querer pagar mais quero ver o que ele vai dizer com as fotos que tirei do cooler da maquina. ta ai as fotos.

 

image.php?di=G9SA

image.php?di=MKBB

image.php?di=UHSZ

image.php?di=171Z

image.php?di=IZ2X

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, eu nem abriria o note, pois o cliente pode dizer que esse cooler não é o dele e não te pagar pelo serviço.

 

Eu apenas diria que não é necessário abrir o note para trocar a tela e se ele continuar reclamando eu mandaria ir procurar os direitos dele.

 

Claro que faria o serviço SE ele ja deixa-se assinado a aprovação do serviço de limpeza, ou mesmo ja pago !

 

Abraços

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nem abriria o note, falaria que a troca da tela não interfere em aquecimento, se quisesse fazer a manutenção preventiva, iria ser cobrado pelo serviço, se ele não quisesse, o problema seria dele, você abrindo o notebook e fazendo a limpeza, vai da cabimento ao cliente e é isso que ele quer, e sair pensando; "é, realmente o cara tinha alguma culpa, pois ele fez a limpeza e nem questionou".

 

É que nem outro dia aqui, cliente chegou para trocar a tela, depois que troquei ele falou que o sistema tava lento depois da troca da tela, e antes não tava assim, hehe. O mal do brasileiro é querer ser esperto, pensa que só tem ele de esperto no mundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo se eu fosse vc imprimia as fotos e entregava para ele assim cobrando uma manutenção preventiva do aparelho pois vc já limpou o dissipador e todo mundo sabe que desmontar notebooks não é fácil ! Aqui eu estou cobrando xxx reais para esse tipo de serviço

 

Edit: proibido postar preços de serviços no fórum. Por favor, leia as regras para não acontecer de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo esse e um problema serio eu diria para ele que isto e outro serviço mostraria a ele como e feito a troca do lcd eu tenho pego aqui muito notebook que vem de outras loja e pessoal zoa a placa com pressão troca a peça e tudo então fiz um termo para dizendo que minha loja não se responsabiliza por danos feito em outras lojas e peço para o cliente assinar pq tive um problema aqui peguei uma maquina que não ligava na hora que coloquei a maquina para ligar memoria ruim e lcd o cliente disse que eu tinha trocado as peças para ganhar mais ou se não perco um tempo e abro a maquina na frente do cliente assim fica tudo preto no branco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo se eu fosse vc imprimia as fotos e entregava para ele assim cobrando uma manutenção preventiva do aparelho pois vc já limpou o dissipador e todo mundo sabe que desmontar notebooks não é fácil ! Aqui eu estou cobrando xxx reais para esse tipo de serviço

 

Amigo NINJAINFO, não passamos NENHUM valor aqui no forum, pois é aberto e não só técnicos mas leigos tambem tem acesso, e os técnicos aqui presente tem a liberdade de cobrar quanto lhe for conveniente.

 

Obrigado pela compreensão !

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Evitaria isso se vc fizesse um teste de stress quando vc trocou a tela dele, sempre q aparece notes aki costumo fazer teste de stress, pois quando vou passar o orçamento tipo valor da tela ja avisaria ele q teria que fazer a limpeza e deixava ele ciente. o Ideal e ateh fazer um teste no teclado tb, pois peguei casos no começo q quando uma coisanha de nd e o cliente reclama depois q o teclado nao esta funcionando depois que vc mexeu , e ai ? agora nao vc testando vc ja liga pro cliente relatando todos os defeitos do notebook dele , ai vc consegue descartas possibilidades dele dar uma de espertinho depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

he amigo, essa historia é antiga, ja trabalho a 15 anos com informática, e volta e meia aparece um espertinho desse tipo, já até gravei a famosa frase : ...." DEPOIS QUE VC MEXEU ...." , não  tem jeito temos que aprender a conviver com essa situação , no universo de clientes que chegam até as assistências ,  tem de todo tipo,  vou citar um exemplo : CLIENTE QUE VEM PRA TIRAR UM IDEIA ?? esse vem com a maquina, vc abre a OS e põe na bancada, sofre pra achar o defeito, passa o orçamento p/ o cliente, e ele reprova !!!, ai vem com a pergunta : QUAL PEÇA MESMO ESTA COM DEFEITO ???,  ( isso tudo pra levar em outra asssit., ou até mesmo pra testar pois ja levou em outra )  nesses casos sempre falo a mesma coisa,  DEFEITO ELETRÔNICO,  mas faz  o que ?? ossos do oficio ? em relação ao seu caso da troca da tela, sempre faço o seguinte, faço um OS de retirada,  e faço o cliente assinar qdo finalizo ,  la  descrevo as peças que foram trocadas ou reparadas e deixo bem claro:  garantia de 90 dias na peças , não cobre dano elétrico ou mal uso. Se ocorrer de voltar na assistência com aquele papo furado : DEPOIS QUE VC MEXEU ?? ja corto na hora !! fica ai a dica aos amigos !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neste caso eu faria o cliente esperar e desmontaria o Notebook na frente dele para ele ver a situação e cobraria o Servico normalmente , ou seja ganharia o Servico e ai da esfrego na cara dele que nao foi minha culpa e ainda dou um sermão pra ele fazer a limpeza uma vez por ano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo eu nem abriria o notebook,quando ele retornasse eu diria pra ele que o serviço foi cobrado na tela

e nao foi feita manutençao preventiva que seria acrescentado outro valor bem simples.

agora se ele discutisse ai ficaria aos seus criterios,eu no caso só faria se pagasse o valor da manutençao preventiva.

outra coisa voce correu o risco de abrir sem ele autorizar,vai que o equipamento para na sua mao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas.

Aqui no serviço o note é recebido e é feito o questionário sobre o note, em que condição avariou, etc...

Fotografa-se todos os riscos e quebras e analiza-se o pc junto com o cliente, escreve-se o relatório e ele assina...

 

Quando o cliente recebe o note ele é ligado na frente do cliente e pedimos para verificar o funcionamento, todos os notes são selados com selo autodestrutivo holográfico, sensivel a calor... em frente ao cliente, na fatura, vai o nº do selo e informação se o selo for retirado no perioda da garantia, ela acaba na hora.

 

Se o cliente voltar e reclamar, ele assinou as condiçoes de reparação que pedimos para ler na entrega... uma das partes diz que todas as avarias não declaradas não são consideradas na primeira intrevenção.... dai... quer nova intrevenção paga...

 

Como tivemos alguns problemas com  algumas peças que eram trocadas pelo cliente... por ex. memórias e disco, nós temos uma maneira de confirmar, pois as peças do note levam todas uma marca de tinta UV, o cliente não vê a não ser que tenha luz ultravioleta, se colocarem ram avariada para levarem nova ou disco... vão ferrados...

 

Por aqui aprendemos com "espertos" que vem aparecendo, e 20 anos a trabalhar na HP ensinaram-me algumas coisas....

 

Todos os notes, são limpos e verificados com sonda térmica para certificar a temperatura, vai no relatório do cliente a temperatura de trabalho do note.

 

Todas as MB, Memórias, disco, inverter, dissipador, cpu, placa do wireless ou outra palca.... são marcadas com UV, é obrigatório ser feito pelo técnico quando o note está desmontado na bancada, se esquecer e der pau... paga o técnico.

 

Espero ter dado ideias...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, para evitar confusões e clientes, pois alguns apesar de chatos são muito bons... adotamos como parte de qualquer procedimento aprovado uma verificação de aquecimento ou preventiva, não caprichada mas suficiente para o note não voltar por aquecimento. Como aprendi levando muito na cara... pra conquistarmos um BOM nome no mercado pode levar uma vida toda de muito esforço, mas para um cliente insatisfeito espalhar coisas ruins sobre nossa empresa é rapidinho!. E não adianta, mesmo evitando sempre tem um espertinho querendo tirar proveito pois o mundo é assim mesmo. Mas existe uma verdade imutável: O cliente é nosso patrão. Por isso sempre pergunto para os estágiários: verificaram aquecimento? Antes de entregar a máquina. Tem dado muito certo e assim não perdemos tempo útil tentando contornar o cliente ou tendo que ir no procon. Cobramos um valor justo, prestamos um serviço de qualidade e não nos encomodamos hehe. Abraço

 

*Obs. É MAXXI IMPORTANTE uma O.S bem elaborada com todos os pormenores cabíveis para uma segurança contra espertinhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu abri o note devido o cliente ta criando barraco falando que nao estava assim antes. por isso que abri. vou adotar algumas medidas em notes que acumulam poeira por padrao. que vai ser so troco a tela se fizer uma preventiva. e o valor dela é mais valor x. se nao da nisso ai. cliente malandrao é fogo. e nao é a primeira vez. mais nao tem erro. o cliente uma hora volta de novo. ai é a hora de meter a faca nele para nao ser mais espertinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Volta e meia eu pego  um cliente deste, e me abusando acabo fazendo o serviço de limpeza mais converso com ele que fiz o serviço por cortesia e que não tem relação a sujeira com a troca da tela, é melhor fazer isso dovque ter problema com cliente que dão mesmo é transtorno. Esta é a minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É gente, infelizmente existem clientes e clientes, e devemos saber como lidar com cada um. Graças a deus nao tenho muitos problemas com esse tipo de cliente "espertinho", mas como tendo minha opiniao, nao sou de acordo com oque oque pessoal disse aqui, pois adotei por rotina mesmo sendo um problema de tela, um problema de disco, ou qualquer outra coisa, quando o notebook ou micro entra para assistencia aqui, primeira coisa é realmente analisar o defeito, pois como técnico pessoal também sabe que tem aqueles clientes que chegam já falando oque precisa ser feito, e nem sempre é assim.

 

Após analisar defeito, primeira coisa a ser feito é um checkup completo, teste de memoria, teste de hd, verificar o estado do cooler, e essas coisas basicas, e assim passo o orçamento completo já, do defeito motivo para ter vindo na assistencia, e já passo também oque seria importante ser feito.

 

Assim nao tem erro, nao tem retorno de serviço, e nao tem como alguem dar uma de espertinho, hehehe..

 

Valeu a  todos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo Perciva gostei da ideia tenho um compressor também vou fazer um teste pois é melhor do que desmontar.

Com certeza é uma excelente idéia! Mas tem q ter cuidado, pois as vezes assim como na foto do amigo que iniciou o tópico, a sujeira cria um cobertor entre o dissipador e o cooler, e se vc soprar com o compressor de fora para dentro... desobstrui o dissipador mas joga esse cobertorzinho pra traz do cooler podendo travá-lo ou deixá-lo lento. Quando é pouca sujeira acaba indo para a parte interna do note e sabemos bem que o que faz acumular poeira é a umidade que pode causar interferência em qualquer tipo de componente. O ideal seria o uso do compressor para maior comodidade abrindo o note, desmontando o cooler e aí sim soprando para uma perfeita limpeza. Grande abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que nesses casos seria melhor um aspirador forte ao invés de um compressor.

 

Em notes como o G42, basta você remover o teclado e já dá para aspirar pela abertura do cooler tampando a parte de baixo para que o ar possa fluir da saída de ar para a abertura abaixo do teclado, mesmo assim ainda tem casos que o cobertor de poeira trava o cooler e é necessário puxar o bolo de poeira com uma sonda exploradora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...