Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

tutorial Como instalar o Linux dentro do Windows usá-lo via linha de comando e interface gráfica

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Como instalar o Linux dentro do Windows para usá-lo via linha de comando e interface gráfica

 

Neste artigo, iremos implantar uma distribuição Linux rodando como subsistema do Windows.

 

Antes de prosseguirmos com os procedimentos, teremos que fazer as atualizações do windows 10, pois, esta opção de podermos instalar o Linux dentro do Windows, foi disponibilizada a partir da atualização “Fall Creators”.

 

Após atualizarmos o Windows, iremos ativar o recurso que possibilita instalarmos o Linux. Um das formas mais rápidas de fazermos isso é escrevermos na caixa de pesquisa da barras de tarefas “programas e recursos” e clicarmos na opção que aparece entre as pesquisas “Ativar ou desativar  recursos do Windows“.

 

 

Como instalar o Linux dentro do Windows com interface gráfica

 

LinuxNoWindows_01.png

 

 

Ao abrir a janela de “Recursos do Windows”, iremos habilitar a opção “Subsistema do Windows para Linux” e clicar em “OK

 

LinuxNoWindows_02.png

 

 

Ao clicarmos em “OK”, o Windows instalará os recursos adicionados e ao terminar aparecerá a opção “Reiniciar agora” a qual deveremos clicar para reiniciar o Windows.

 

LinuxNoWindows_03.png

 

 

Após o Windows ter reiniciado, iremos acessar a loja da Microsoft e iremos procurar por Linux na opção “Pesquisar”.

 

Note que aparecerão algumas distribuição Linux disponíveis na loja. Neste artigo, iremos utilizar a distro Debian a qual iremos clicar na opção relacionada a esta distro para instalarmos. Os procedimentos que iremos utilizar, servirá para qualquer umas das distribuições disponíveis na loja da Microsoft.

 

LinuxNoWindows_04.png

 

 

Dentro da opção do Debian, clicaremos em “Instalar“. 

 

LinuxNoWindows_05.png

 

 

Finalizando a instalação, iremos clicar em “Iniciar” para executarmos o Debian Linux.

 

LinuxNoWindows_06.png

 

 

Ao clicar em iniciar, abrirá uma janela na qual o Linux estará executando. Após terminar as instalações e configurações, será solicitado a inclusão de um novo usuário (aqui no exemplo foi colocado lqgusso), uma nova senha para o usuário e digitar novamente esta senha para confirmar. E então o Linux estará instalado é já executando no usuário criado.

 

LinuxNoWindows_07.png

 

 

O próximo procedimento a ser feito, é fazer as atualizações dos pacotes instalados nesta distro. Para isso iremos executar o comando “sudo apt-get update”. Como estamos usando o sudo para executar com permissões administrativas, teremos que colocar a senha que criamos junto ao usuário para prosseguir com as atualizações.

 

LinuxNoWindows_08.png

 

 

Conforme a imagem abaixo, irá verificar nos repositórios as atualizações disponíveis e instalá-las.

 

LinuxNoWindows_09.png

 

 

Pronto! Agora Linux já estará rodando dentro do Windows.

 

Qualquer distribuição do Linux que for instalada será executada por linha de comando e vai conter todas as estruturas e diretórios do Linux, porém, serão acessados somente via linha de comando.

 

Mas, podemos também instalar interfaces gráficas como, por exemplo, o Gnome, KDE, XFCE, Fluxbox, Mate, Cinnamon e acessarmos o Linux com um ambiente gráfico e totalmente visual para aqueles usuários desktop.

 

Neste caso, irei instalar como exemplo a interface gráfica MATE. Para isso, iremos digitar o comando “sudo apt-get install mate” e <enter> para baixar e instalar este pacote.

 

LinuxNoWindows_10.png

 

 

Fez a verificação dos pacotes a serem atualizados e dos novos que serão instalado e então digitaremos “y” para confirmarmos as instalações.

 

LinuxNoWindows_11.png

 

 

Ao finalizar, iremos digitar outro comando para instalar o pacote xrdp para podermos acessar via Conexão Remota do Windows. Para isso, executaremos o comando “sudo apt-get install xrdp” (lembrando que sudo para permissões administrativas). 

 

Aqui foi demonstrado como instalar o mate e o xrdp de forma separada. Se quiséssemos instalar os dois pacotes ao mesmo tempo, utilizaríamos “sudo apt-get install mate xrdp”

 

LinuxNoWindows_12.png

 

 

Na sequência aparecerá a tela para escolhermos o layout do teclado.  Para quem tem o teclado com cedilha (ç), role até o fim e clique na opção Other (outros).

 

LinuxNoWindows_13.png

 

 

Ao clicar em Other, selecione a opção Portuguese (Brazil).

 

LinuxNoWindows_14.png

 

 

E em Portuguese (Brazil), selecione a opção “Portuguese (Bazil) – Portuguese (Brazil, no dead keys)” como é mostrada na imagem abaixo.

 

LinuxNoWindows_15.png

 

 

Ao apertar na tecla <enter> sairá destas telas e o layout do teclado estará configurado.

 

Agora para podemos utilizar via conexão remota, iremos abrir o arquivo xrdp.ini com permissões administrativas para edição do arquivo. 

 

Para isso, iremos executar o comando “sudo nano /etc/xrdp/xrdp.ini“.

 

Lembrando que sudo para permissões administrativas e que sem o sudo não conseguiríamos editar o arquivo. E estaremos utilizando o editor nano, mas poderíamos utilizar outro como por exemplo o Vi, Vim, Emacs, etc.

 

LinuxNoWindows_16.png

 

 

Ao executar o comando, abrirá o arquivo no mesmo terminal no qual estamos executando o comando. Conforme destacado na imagem a seguir, a porta que está sendo utilizada é a 3389.

 

LinuxNoWindows_17.png

 

 

Como aqui no meu computador já está sendo utilizada esta porta, irei mudá-la para 3391.

 

LinuxNoWindows_18.png

 

 

Em seguida pressionaremos as teclas “Ctrl +  X” para sair do arquivo e será solicitada a confirmação para gravar as alterações feitas no arquivo e então pressionaremos em “Y” para confirmar.

 

LinuxNoWindows_19.png

 

 

Ao sair do arquivo, iremos reiniciar o serviço para atualizar as informações que foram alteradas. Para isso executaremos o comando “sudo service xrdp restart“.

 

LinuxNoWindows_20.png

 

 

Agora poderemos acessar o Linux pelo ambiente gráfico. Para isso, digitaremos no campo de pesquisa na barra de tarefas “rdp” e clicaremos em “Conexão de Área de Trabalho Remota” que aparecerá entre os resultados da pesquisa.

 

LinuxNoWindows_21.png

 

 

Na janela de Conexão da Área de Trabalho, iremos digitar “127.0.0.1:3391“, onde 127.0.0.1 é o ip do localhost, pois o linux está na máquina local e a porta 3391 que é onde o linux estará respondendo.

 

LinuxNoWindows_22.png

 

 

Ao clicar em “Conectar“, aparecerá a janela para confirmar o acesso, pois não consegue identificar o computador remoto, então clicaremos em “Sim“.

 

LinuxNoWindows_23.png

 

 

Agora que estamos n área de trabalho remota, colocaremos o usuário e senha cadastrados lá no início e clicaremos em “OK“.

 

LinuxNoWindows_24.png

 

 

Agora temos acesso a interface gráfica no Linux. Está totalmente pronta, funcional e executando dentro do Windows 10.

 

LinuxNoWindows_25.png

 

 

Agora podemos instalar pacotes para utilizarmos na interface gráfica. As instalações podem ser feitas tanto via linha de comando como direto pelo desktop.

 

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Editado: por GNMilasi
Acréscimo de imagem
  • Joinha 2
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...