Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Esquema ou ajuda com OceanTech AC Pump Controller

Avalie este tópico:


Doonine

Posts em destaque

Boa tarde pessoal!

Estou com um controlador de bomba de água, que aparentemente é utilizado em um poço, o controlador chegou sem funcionar mas ao abri-lo me deparei com uma situação complicada.

Fusível aberto

NTC fisicamente danificado

Ponte retificadora em fuga e com um jumper de estanho entre o terminal negativo e entrada AC

Diversas trilhas ausentes por conta da corrosão

Um fio soldado para corrigir uma trilha corroída

Botões de acionamento inadequados

Possivelmente faltando alguns componentes

 

Informações que pude verificar na carcaça do equipamento:
OceanTech Professional Aquarium

AC Pump Controller

220V / 60Hz 200W

QC1801

 

Informações na PCB:

XT106220W

170520

 

Minhas principais dúvidas:
O jumper na ponte retificadora entre uma fase e o negativo é do projeto ou foi sacanagem de outro técnico?

Na parte de cima da PCB é possível observar uma grande área com quatro pontos de solda, na parte de cima o sinal "+" e na parte de baixo o sinal "-", aparenta faltar um componente nesse local, pela serigrafia, acredito ser um capacitor, como são quatro pontos formando um quadrado, acredito que sejam dois capacitores de poliéster, mas esse tipo de capacitor não possui polarização, o que me deixa em dúvidas, eu arriscaria capacitores de 250v mas não tenho certeza sobre a capacitância.

 

Alguém teria alguma informação ou sugestões?

Obrigado a todos!

IMG_20200119_115621104.jpg

IMG_20200119_115629278.jpg

IMG_20200119_115643875.jpg

IMG_20200119_115650028.jpg

IMG_20200119_115741092.jpg

IMG_20200119_115750115.jpg

IMG_20200119_115751056.jpg

IMG_20200119_115756562.jpg

IMG_20200119_115805855.jpg

IMG_20200119_115836574.jpg

IMG_20200119_115850169.jpg

IMG_20200119_115853375.jpg

IMG_20200119_115856751.jpg

Editado: por Doonine
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

tem que avisar pro dono do aquário que a bomba é feita pra trabalhar submersa na água, mas o controlador não :D

 

3 horas atrás, Doonine disse:

Ponte retificadora em fuga e com um jumper de estanho entre o terminal negativo e entrada AC

Já vi isso como recurso de emergência pra reaproveitar uma ponte retificadora com curto parcial: Corta-se um pino fora e faz-se um jumper. Aí apenas um dos 4 diodos internos vai ser usado, e ela passa a funcionar como um retificador de meia onda. 

 

3 horas atrás, Doonine disse:

Na parte de cima da PCB é possível observar uma grande área com quatro pontos de solda, na parte de cima o sinal "+" e na parte de baixo o sinal "-", aparenta faltar um componente nesse local, pela serigrafia, acredito ser um capacitor, como são quatro pontos formando um quadrado, acredito que sejam dois capacitores de poliéster, mas esse tipo de capacitor não possui polarização, o que me deixa em dúvidas, eu arriscaria capacitores de 250v mas não tenho certeza sobre a capacitância.

Meu palpite é que ali iam dois capacitores eletrolíticos de uns 47 a 100uF/400V, daqueles bem finos, e ficavam deitados, cada um para um lado. 

 

Antes de prosseguir, veja se  módulo igbt não está em curto. Se estiver, provavelmente o reparo se tornará inviável. Veja também se o processador está ok.. se ele estiver queimado, aí é perda total.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, zazulak disse:

Buenas,

 

tem que avisar pro dono do aquário que a bomba é feita pra trabalhar submersa na água, mas o controlador não :D

 

Já vi isso como recurso de emergência pra reaproveitar uma ponte retificadora com curto parcial: Corta-se um pino fora e faz-se um jumper. Aí apenas um dos 4 diodos internos vai ser usado, e ela passa a funcionar como um retificador de meia onda. 

 

Meu palpite é que ali iam dois capacitores eletrolíticos de uns 47 a 100uF/400V, daqueles bem finos, e ficavam deitados, cada um para um lado. 

 

Antes de prosseguir, veja se  módulo igbt não está em curto. Se estiver, provavelmente o reparo se tornará inviável. Veja também se o processador está ok.. se ele estiver queimado, aí é perda total.

KKkkkkkkk sim, acho que ele deixa no tempo, possivelmente isso é utilizado em um poço...

Eu fiz alguns testes contra curtos e não achei nada, pretendo instalar a ponte retificadora e fazer algo bem porco so para testar o circuito completo e depois, se estiver tudo funcionando vou prosseguir com o reparo adequado, obrigado pela dica, principalmente dos capacitores, estava imaginando mesmo que poderiam ser dois eletrolíticos deitados, por isso a serigrafia não está com o desenho padrão, mas sobre a tensão e capacitância, isso foi de grande ajuda, muito obrigado!!

Editado: por Doonine
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
14 horas atrás, Jonas Maiocchi disse:

Olá 

Vc saberia me dizer se possível resetar esse controlador 

O meu parece que memorizou para desligar logo após ser ligado 

Não mantém a bomba funcionando por mais de 30 segundos 

Acende o led trbl e fica piscando 

Não faz mais nada.

Bevindo, @Jonas Maiocchi

Por favor, evite 'pegar carona' em tópicos de outros. Se precisa de ajuda, abra um novo tópico.

 

 

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 5 meses depois...
  • 1 mês depois...

Cara!

Não sei bem quais as condições que vc adquiriu essa controladora....

Mas pelas fotos já teve dias melhores e foi muito judiada.

Se estava sendo usada em um poço,provavelmente ficou exposta a intempéries e o dono resolveu dar "um jeitinho".

Tenho aquarios e ja usei produtos da ocean tech,vai muito da sorte. Tem muita falsificação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Olá senhores.

Estou com uma dessas de 60w 220v  queimou esse componente retângular preto que tem atrás dela.. está rachado e esta com uma mancha preta de queimado. Consigo fazer a troca disso ou só outra? Ela saida da controladora é 220v também? Queria testar a bomba direto na rede pra ver se tbm não queimou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • 4 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...