Jump to content
gianmarcos

resolvido Sony Vaio SVF152C29X - Placa: DA0HK9MB6D0 Rev:D Não Liga

Rate this topic

Recommended Posts

Boa tarde pessoal, entrou hoje na assistência este notebook do título, fonte ok, a única tensão que encontro na placa é 19v até o pq35, na placa tenho 2 bobinas e os componentes próximos, mosfets e capacitores dando continuidade com o terra, PL7 e PL10, VCC_CORE e VCC_GFX, a minha dúvida é se isso já é um grande indício de problema no processador, ou se posso tentar injetar tensão em algum ponto para tentar ver se esquenta algum componente ou o próprio processador. Obrigado. 

PL7.JPG

PL10.JPG

Edited by gianmarcos

Share this post


Link to post
Share on other sites

@gianmarcos dar continuidade com o terra nessas bobinas do processador e vfx core é normal.

Porque o processador trabalha alta potência e baixa tensão.

Tens que iniciar no setor primária já que a placa não liga amigo 

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites
(WARNING !!!) This topic has more replies. Sign in or sign up to view them.

  • Similar Content

    • By Cristian Lariccia
      Boa Noite Amigos! Sou novo aqui! Conheço muito pouco de eletrônica, mas estou com essa TV Philips 42PFL5007G/78. Usava a mesma apenas como monitor para o Notebook por hdmi.
      Tenho ela desde 2011 e esta semana estava usando sai e quando voltei estava apenas com o led vermelho ligado em stand by tela totalmente preta.
      Já desliguei e religuei apertei todos os botoes traseiros. Tentei um tal de reset ao apertar volume menos 5 segundos e canal menos 5 segundos tb não resolveu.
      Não aceita nenhum comando do controle remoto. Eu abri a traseira da mesma e 1a mente o que me surpreendeu é que grande parte dos componentes é LG. 
      Tentei alguns procedimentos que vi de desligar alguns cabos e ligar a tv para ver se aparecia o logo e nada. reconectei tudo.
      Tentei colocar um pendrive com um arquivo .UPG que baixei do suporte da philips mas como a tv esta em stand by nem deve chegar a ler o USB, masssss tentei.
      Faz 3 anos que moro no rio e atualmente moro perto da praia (3 quadras) sei que a maresia pode ter algo haver. vi que na placa beje (que deve ser a placa onde tem todo a parte de gerenciamento de energia) há alguns conectores um pouco enferrujados. A placa verde onde esta o processador, parte logica(e conexões externas) parece sem nenhuma oxidação. 
       
      O que os mestres da eletrônica me sugerem.
    • By fabiano.julio
      Olá pessoal espero que essa seja a área correta para esse tipo de tópico.
      Estou com esse equipamento citado acima que sofreu descarga elétrica e por conta disso o mesmo entrou em curto.
      Fiz uma analise superficial e percebi que as linhas de alimentação de 24v 3v e 5v estão pulsando. Ao isolar o circuito encontrei um ci em curto mas estou tendo dificuldades de identificar ou encontra-lo.
      Gostaria de saber se os colegas conseguem me dá uma luz de um ci equivalente um datasheet para identificar ou até mesmo conseguir um fornecedor que venda.
      vou deixar umas fotos da placa e do ci caso alguém consiga alguma coisa eu agradeço imensamente.
       
       
       



    • By Borges Adriely
      Estou com a placa acima em bancada. (foto da placa está anexada)
       
      Placa ao ser alimentada pela fonte assimétrica, fica com consumo de 0.009A e ao pressionar o power, o consumo fica em 0.021A. 
      A chave de power, tem 3,3v nos pinos indicados no esquema elétrico e ao ser pressionada caí para 0V e depois retorna a 3v e esse sinal chega da mesma forma no pino 125 do IO, como NBSWON1#. Ainda no IO, no pino 74 há os 3V, ACC. 
       
      BIOS tem 3v no pino 8. 
       
      CHARGE OZ8681
      Pino 1 VAC 19V
      Pino 2 e 3 IACP e IACM  escutas da linha de alta:  19v
      Pino 4 e 5 ICHM e ICHP escutas da linha de carga da bateria:  0V (nota: bateria não está conectada, aferições somente com a placa mãe)
      Pino 6 VDDA 5,7V
      Pino 7 IAC 0V
      Pino 8 COM 0,1V
      Pino 9 ACAV (ACIN) 3,2V ESSE SINAL CHEGA PERFEITAMENTE NO PINO 21 do IO. 
      Pino 10  e 11 SCL e SDL 3,2V
      Pino 12 BST 5,7V
       
      Vendo que as aferições do charge estão de acordo, parti em busca das tensões presentes nas bobinas e nenhuma bobina tem tensão, logo busquei o PWM responsável pelos 3VALW e 5VALW. 
       
      PU14 rt8223
       
      Pino 16 VIN tem 2,5V  interessante notar que nessa linha tem o PR 216 conectado, e nesse resitor, há 19v de um lado, contudo há 2,5v do outro, que trata-se da tensão que chega no pino 16. O que me intriga é que PR216 não forma divisor de tensão com ninguém, pois os resistores próximos estão indicados com um *. Retirei o PR216, injetei tensão de 5V 1A no lad oque a linha 16 do RT8223 está conectado e o consumo da fonte fica em 0.128A e o mesmo começa a aquecer. 
       
      Indicação de trocar esse componente ? Pois como ele é responsável por controlar o acionamento dos gates dos mosfets que irão induzir a tensão nas bobinas de 5V e 3v isso explicaria o porquê não há tensão de 3 e 5v nas bobinas... 
       
       
      Alguém pra ajudar , se estou na linha de raciocínio correta.   
       
       
       

    • By Borges Adriely
      Prezados, estou com esse equipamento em mãos. O consumo sem startar, fica em 0.022A e quando pressiono o start button, a tensão fica em 0.083A. Caso ligue a placa com o HD conectado, a corrente chega em 0.256A e logo após cai pra 0.070A.
       
       
      Estou anexando as medições das bobinas da mesma. 
      Curiosidade: O regulador U30, no pino 5 VOUT, tem 6,1V invés de 5. E essa tensão vai para o U74, habilitando o mesmo no pino 2. Contudo, a inconsistência da placa está na bobina de saída do U74, invés de ter 1.05v, TEM apenas 0.56v, como sinalizada na foto em anexo. Então, estou começando a desconfiar do regulador U30, ele não super aquece. Tem VIN no terminal 1, 19V e terminal 3, o pino 2 é GND, e no terminal 4 tenho 1.2v de Feedback. 
       
      Alguma alma bondosa ?

    • By Roberto275803
      Colegas,
       
      Este notebook chegou aqui sem ligar e com o flat de HD fora do local correto. O cliente não informou que o defeito inicial dele era não reconhecer o HD
       
      Acabei descobrindo isto após consertar a placa e colocar o notebook para funcionar. Quando tentei instar a unidade SSD notei que ela nem era reconhecida.
       
      O que eu fiz:
       
      1 - Troquei o cabo flat, testei vários outros HD´s e depois testei tudo em outra maquina e foi tudo estava perfeito.
      2 - Comecei a testar desde o conector até o sinal para o PCH troquei o U4510 e nada de resolver.
      3 - Fiz ME no PCH e nada, somente aquela interrogação fatal.
       
      Parece que o caso requer a troca do PCH, mas se alguém passou por este problema e encontrou outra solução seria bom, antes de mexer com isto de troca do PCH.
       
      Abs,
       
      Roberto

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...