Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Caixa amplificada unic PM 4200 USB com TDA com buraco

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá amigos me chamo alex Sandro  sou do rio de janeiro e estou com uma caixa amplificada modelo unic pm4200 USB ela veio de outra oficina e o cara arrebentou com as trilhas da placa do tda de saída porém tda está estourado não sei qual TDA é só está escrito tda 72 os outros números está com buraco e não acho o manual de serviço alguém poderia me ajudar por favor desde já agradeço

placa de circuito 3.jpg

placa do circuito 2.jpg

TDA.jpg

frente da caixa.jpg

placa do circuito.jpg

placa.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Boa noite @alexrj43 ,

 

Reparei que algumas trilha danificaram. Inspecione se não existe curto entre elas ou até mesmo conexão errada.

 

Desconecte o cabo onde onde entra o áudio. veja se não melhora.

 

São poucos componentes para verificar na placa. Grande possibilidade do tda7293 está com defeito, é peça nova?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim e nova comprei essa semana refiz todas as trilhas quando fui ligar ela na lampada em serie acusa curto desconectei as trilhas do capacitores de 2200 mf por 50 v o curto sumiu..

Atesao dos capacitores estao muito alto pprque o trafo e de 26 _26 volt e nos capacitores fui medir esta com 77,2 volt era pra esta pelo menos em  25 a 30 volts estranho isso.. obrigado por voce reslonder👍

Editado: por alexrj43
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interrompendo as trilhas dos dois capacitores de alimentação realmente vai sumir o barulho e consumo excessivo, pois, interrompe a alimentação do tda.

 

Esse "ronco" nos auto falante pode ser proveniente de falha de filtro da alimentação.

 

Já que inspecionou as conecçoẽs das trilhas recuperadas, retorne as trilhas dos capacitores, e desconecte o cabo de entrada de sinal de áudio. Ele pode está amplificando interferência. 

 

Outra coisa que causa som característico nos auto falantes seria algum diodo retificador em curto/fuga. Retire eles da placa para conferir sua integridade, além dos dois capacitores de 2200uF/50v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, ohm disse:

Interrompendo as trilhas dos dois capacitores de alimentação realmente vai sumir o barulho e consumo excessivo, pois, interrompe a alimentação do tda.

 

Esse "ronco" nos auto falante pode ser proveniente de falha de filtro da alimentação.

 

Já que inspecionou as conecçoẽs das trilhas recuperadas, retorne as trilhas dos capacitores, e desconecte o cabo de entrada de sinal de áudio. Ele pode está amplificando interferência. 

 

Outra coisa que causa som característico nos auto falantes seria algum diodo retificador em curto/fuga. Retire eles da placa para conferir sua integridade, além dos dois capacitores de 2200uF/50v.

Testei os capicitores grande e os resitores diodos zener e os diodos  estao bom tambem tirei o sinal de audio contuo com mesmo problema agora nao sei se esse tda e o mesmo que estava nele eu nao encontro o manual de serviço dessa caixa .tirei uma foto de baixo da placa com a lampada acessa para voce ver bem o cara que mexeu arrebentou com tudo ja falei pro dono e mostrei ele como a caixa esta ao ver as trilbas me da uma força  ai blz👍

É  so pra voce ver as pinagem bem com a lampada acessa ..

20200417_155534.jpg

20200417_155559.jpg

20200417_155608.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, alexrj43 disse:

Testei os capicitores grande e os resitores diodos zener e os diodos  estao bom tambem tirei o sinal de audio contuo com mesmo problema agora nao sei se esse tda e o mesmo que estava nele eu nao encontro o manual de serviço dessa caixa .tirei uma foto de baixo da placa com a lampada acessa para voce ver bem o cara que mexeu arrebentou com tudo ja falei pro dono e mostrei ele como a caixa esta ao ver as trilbas me da uma força  ai blz👍

É  so pra voce ver as pinagem bem com a lampada acessa ..

A imagem la de baixo fiz um tipo de teste de como sao as trilhas onde esta o x verde nao sei se é ligado onde esta um traço verde

1 hora atrás, alexrj43 disse:

20200417_155534.jpg

20200417_155559.jpg

20200417_155608.jpg

 

Screenshot_20200417-182522.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, ohm disse:

Bom dia,

 

Tira uma foto mais longe. De forma que visualize com nitidez todas as trilhas da placa e também da parte de cima.

Aqui nessas foto esta sem os capaciter

 

13 horas atrás, ohm disse:

Bom dia,

 

Tira uma foto mais longe. De forma que visualize com nitidez todas as trilhas da placa e também da parte de cima.

esta sem os capacitores  grande e tip 41c eu tirei blz ainda vou colocar no lugar...obrigado pela sua força..👍

20200418_114522.jpg

20200418_114506.jpg

20200418_114901.jpg

20200418_115221.jpg

20200418_115415.jpg

20200418_115431.jpg

20200418_115431.jpg

20200418_114805.jpg

20200418_114755.jpg

images.png

Editado: por alexrj43
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia @alexrj43!

 

Realmente o componente é o tda7293. 

 

Sobre a tensão que você encontrou nos capacitores grandes, está correta. Sempre o capacitor  de filtro terá tensão maior que à do transformador. A explicação é a seguinte: em condições normais de trabalho o capacitor carrega-se com a tensão de pico do transformador (tensao rms encontrada no enrolamento do transformador vezes raiz quadrada de 2. Fica mais ou  assim: ( V x 1.41).  No seu caso, por ser fonte simetrica (um capacitor para tensao positiva e outro para negativa) se medir entre os dois capacitores tera tensao o dobro. O componente em questão suporta ate 50v simétricos  (100v).

 

 

Ao defeito. Confira continuidade entre oa pinos 1,4 e gnd. Componentes ligados ao pino 2 (realimentação negativa). Observe com calma as trilhas recuperadas. 

 

Outro questão que veio em mente. Esses capacitores maiores estavam descarregados no momento que foi soldar o componente? Isso provoca queima de peças. 

 

Eu imagino que essa saída eteja ruim! 

 

 

TDA7293+power+amplifier+circuit+diagram.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, ohm disse:

Bom dia @alexrj43!

 

Realmente o componente é o tda7293. 

 

Sobre a tensão que você encontrou nos capacitores grandes, está correta. Sempre o capacitor  de filtro terá tensão maior que à do transformador. A explicação é a seguinte: em condições normais de trabalho o capacitor carrega-se com a tensão de pico do transformador (tensao rms encontrada no enrolamento do transformador vezes raiz quadrada de 2. Fica mais ou  assim: ( V x 1.41).  No seu caso, por ser fonte simetrica (um capacitor para tensao positiva e outro para negativa) se medir entre os dois capacitores tera tensao o dobro. O componente em questão suporta ate 50v simétricos  (100v).

 

 

Ao defeito. Confira continuidade entre oa pinos 1,4 e gnd. Componentes ligados ao pino 2 (realimentação negativa). Observe com calma as trilhas recuperadas. 

 

Outro questão que veio em mente. Esses capacitores maiores estavam descarregados no momento que foi soldar o componente? Isso provoca queima de peças. 

 

Eu imagino que essa saída eteja ruim! 

 

 

TDA7293+power+amplifier+circuit+diagram.jpg

Obrigado amigo vou ver isso e medir os os pinos que voce falou....realmente estou pensando no tda ruim..mais em ralação  dos capacitores  carregados eu tinha descarregados eles antes de soldar  o tda, e vou tambem verificar as trilhas  com mais calma qualquer novidade retorno aqui pra te avisar mais uma vez muito obrigado Deus te abençoe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/04/2020 às 10:14, ohm disse:

Bom dia @alexrj43!

 

Realmente o componente é o tda7293. 

 

Sobre a tensão que você encontrou nos capacitores grandes, está correta. Sempre o capacitor  de filtro terá tensão maior que à do transformador. A explicação é a seguinte: em condições normais de trabalho o capacitor carrega-se com a tensão de pico do transformador (tensao rms encontrada no enrolamento do transformador vezes raiz quadrada de 2. Fica mais ou  assim: ( V x 1.41).  No seu caso, por ser fonte simetrica (um capacitor para tensao positiva e outro para negativa) se medir entre os dois capacitores tera tensao o dobro. O componente em questão suporta ate 50v simétricos  (100v).

 

 

Ao defeito. Confira continuidade entre oa pinos 1,4 e gnd. Componentes ligados ao pino 2 (realimentação negativa). Observe com calma as trilhas recuperadas. 

 

Outro questão que veio em mente. Esses capacitores maiores estavam descarregados no momento que foi soldar o componente? Isso provoca queima de peças. 

 

Eu imagino que essa saída eteja ruim! 

 

 

TDA7293+power+amplifier+circuit+diagram.jpg

O tda esta em curto amigo vou retornar o tda para o vendedor ta totalmente em curtio pelo que estavo vendo ele ê  um tda paralelo. o cara do mercado livre me enganou falou que chegou pra eles como original pelo preço  achei meio estranho 22 reais mais frete de18 ..assim que comprar um original e funciinar volto aqui pra a visar blz abração..

Obs; coloquei so os dois pinos ligado  nos capavitores grande  e o outros pinos deixei desligado e a lampada serie ficou acesa o tda esquenta muito sem sinal de audio.  nao era pra ficar assim  porque os outros pinos estavam desligado so os dois que vai nos capacitores grande que liguei..por isso achei estranho nao era pra acusar curto..abração 

Editado: por alexrj43
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...